Já faz cinco anos do honroso convite que recebi de Eduardo Henrique, criador e primeiro administrador do blog perito.med, para colaborar nestas páginas criadas em prol da categoria que se encontrava então dividida por um cisma que nos muito prejudicou e que a cada dia perdia voz e espaço de discussão, sendo atacada por todos os lados possíveis.
Tive a honra de compartilhar este espaço com grandes pensadores da perícia médica e em especial da perícia médica previdenciária. Ao longo dos anos construímos um arcabouço de idéias e textos que fizeram deste humilde blog uma referência nacional em assuntos previdenciários, acessado e lido por todos que vivem neste mundo e, também, pelos nossos amigos políticos de Brasília. São quase 7.000 artigos a disposição dos peritos e dos leitores nesses 5 anos.
O blog foi um farol num mar de escuridão e trevas. O blog manteve viva a chama da perícia médica e a esperança de muitos em dias melhores. Recebemos aqui centenas de mensagens de peritos concursados que confessaram ter tido no blog a inspiração ao concurso, o contrário também, pessoas que agradeceram pois viram que não seria uma boa opção para elas.
Temos o blog técnico, cujos textos doutrinários são usados hoje em dia em aulas, palestras e até mesmo em recursos de advogados junto ao INSS, CRPS, dentre outros.
Temos o blog político, que desmascarou a má gestão previdenciária, malfeitos de gestores, a ilusão do "bom gestor" que por anos escondeu péssimos resultados e antecipou com incrível precisão eventos impactantes para a nossa categoria. Foi raro o momento em que erramos uma previsão.
Temos o blog social, com as notícias, furos e bombas que nos tornaram referência até mesmo para colunistas políticos.
Temos o blog médico, que foi um dos primeiros a se insurgir contra os planos de estatização do ato médico, de vilipêndio da medicina, da doutrinação "social" da medicina, e que se tornou referência na luta contra o Mais Médicos, contra a invasão ao ato médico, chegando até mesmo a cunhar o termo "cubanadas". Este blog ajudou a provar que o Mais Médicos é uma farsa.
Mas acima de tudo, este blog ajudou a construir uma identidade para o perito. Este não é o meu blog, nem o blog do Heltron ou do Eduardo, este é o blog dos peritos, conforme somos conhecidos. Muitas vezes até mesmo confundido como a página da ANMP, tamanha penetração nas mídias, hoje em dia o blog tem cerca de 500 a 800 mil acessos mensais, para um blog médico de assunto tão específico, é um fenômeno de audiência.
Um dos segredos do sucesso é a independência. Quem nos lê sabe que não temos rabo preso com ninguém. Quem nos lê sabe que nos expomos pela categoria. O INSS tentou de tudo para nos calar, até PAD abriu contra os editores deste blog. Inútil, pois quem faz esse blog na verdade são nossos leitores. Nós somos meros "transcritores" dos desejos e ansiedades da categoria.
Em nome dessa independência, para preservar a imagem do blog e o da ANMP, para evitar confusão entre interlocutores, hoje eu me despeço e me retiro como editor e colaborador do perito.med, pois amanhã assumirei a presidência da ANMP.
Será a gestão da união, do renascimento da entidade. Para acabar com o cisma citado no início desse texto. Vamos todos ser um só, um só corpo pericial, uma só luta. Não posso e não devo misturar minha imagem de presidente da ANMP com o perito.med.
Não posso trazer o perito.med para dentro da ANMP pois o blog já construiu identidade própria. A melhor forma de me manter independente na presidência da ANMP e manter o blog livre é eu me afastando dele.
Por isso esse será meu último texto aqui. Até um dia, quem sabe? A Dra. Luciana Coiro me substituirá e manterá esse blog junto com Dr. Heltron Xavier e demais colaboradores.
Espero ter feito um bom trabalho nesses 5 anos de blog. Faremos um trabalho melhor ainda na ANMP.
Me despeço citando Charles Chaplin, um contestador à sua época, em homenagem ao contestador blog dos peritos:
"Tua caminhada ainda não terminou...A realidade te acolhedizendo que pela frenteo horizonte da vida necessitade tuas palavrase do teu silêncio.
Se amanhã sentires saudades,lembra-te da fantasia esonha com tua próxima vitória.Vitória que todas as armas do mundojamais conseguirão obter,porque é uma vitória que surge da paze não do ressentimento.
É certo que irás encontrar situaçõestempestuosas novamente,mas haverá de ver sempreo lado bom da chuva que caie não a faceta do raio que destrói.
Tu és jovem.Atender a quem te chama é belo,lutar por quem te rejeitaé quase chegar a perfeição.A juventude precisa de sonhose se nutrir de lembranças,assim como o leito dos riosprecisa da água que rolae o coração necessita de afeto.
Não faças do amanhão sinônimo de nunca,nem o ontem te seja o mesmoque nunca mais.Teus passos ficaram.Olhes para trás...mas vá em frentepois há muitos que precisamque chegues para poderem seguir-te."