domingo, 29 de junho de 2014

VEM AI O CURSO LAVAGEM CEREBRAL DA DIRSAT PARA OS PERITOS MÉDICOS

Este blog soube em notícia exclusiva que estão adiantadas as negociações entre a DIRSAT e uma Universidade Federal para a construção de uma espécie de curso de pós-graduação lato-sensu de longa duração a ser ministrada aos SST e futuramente a todos os peritos médicos do INSS. O tema seria "saúde do trabalhador".

O que parece ser uma boa notícia se mostra uma armadilha ao sabermos que o conteúdo desse curso está focado basicamente em doutrinar os peritos médicos aos conceitos progressistas pelegos de "multidisciplinaridade", "biopsicosocial", "perícia multiprofissional", "modelo social de incapacidade" e demais bobagens foucaltianas . 

Haverá uma pincelada em medicina de trabalho para dar um ar "médico" a um curso que virá para fazer uma verdadeira lavagem cerebral na cabeça dos peritos. Para aceitarmos os "novos conceitos".

Outra coisa absurda é que esse tipo de inciativa só pode ser feita mediante processo licitatório, mas o INSS já teria "escolhido" a Universidade a ministrar o curso, o que é ilegal até o talo. Obviamente eles vão fazer licitação mas quando uma das concorrentes já sabe tudo o que escrever fica fácil. Isso pode se caracterizar inclusive em possível investigação criminal se for a frente.

Como todos sabem, esse papo de multiprofissionalismo é um famoso esquema CARACU para os médicos. Os "profissionais de saúde" entram com a CARA e os médicos com o resto.

Por isso o blog já chama o curso de "Vaselinão da DIRSAT" . Há quem goste, contudo.

PADILHA SOB AMEAÇA DE ABANDONO TOTAL - RATOS COMEÇAM A SAIR DA NAU NÁUFRAGA

O PC do B e o PP, que já prometeram apoio público à candidatura do inimigo dos médicos Alexandre Padilha, estão nesse momento em negociações com o PMDB de Skaf.

Adiaram as convenções e podem abandonar o barco. O PP já fala publicamente de lançar chapa de deputado à parte. A indecisão do PC do B, aliado histórico do PT, mostra que ninguém quer andar ao lado do candidato mais queimado do Brasil nesse momento.

Com sua candidatura fazendo água, os ratos já começam a abandonar a nau náufraga e agora todos buscam suporte na candidatura de Skaf.

O problema para Skaf é que, ser identificado como o candidato do "governo federal" contra o PSDB não só vai fortalecer Alckmin como irá afastá-lo da classe médica (120.000 votos diretos, 600.000 votos familiares e milhões de contatos na rede de influência).

Ou como vocês acham que Padilha não consegue nem 5% nas pesquisas em um estado onde o normal seria de 20 a 30%?

sexta-feira, 27 de junho de 2014

POSTAGEM DE COLEGA PROFESSOR DE MEDICINA DO TRABALHO NÃO CONTRARIA ORIENTAÇÃO DO PERITO.MED

Nosso parceiro de luta e colega médico do trabalho e perito, Dr. Marcos Mendanha, em seu blog "saúde Ocupacional" (saudeocupacional.org), abraça tese polêmica ao dizer que atestado de intercambista do mais médico tem valor.

O perito.med e o CFM dizem o contrário. Quem tem razão?

Na verdade o colega não diz que o atestado de intercambista do mais médico tem valor. Vejam o que ele escreve ao final do seu arrazoado:

"Vemos que médicos estrangeiros estrangeiros do “Mais Médicos” estão estabelecendo diagnósticos, propondo tratamentos, emitindo prognósticos, atestando óbitos, confeccionando atestados, prescrevendo medicações, enfim... ... se não são médicos, isso seria exercício ilegal da Medicina e eles deveriam deveriam ser presos.."
Exatamente. Não são médicos e deveriam ser presos. Justamente para isso criou-se a Lei do Mais Médicos, feita para impedir o cumprimento desse dispositivo legal, que, mediante supervisão contínua, AUTORIZA APENAS o exercício das atividades médicas no âmbito "acadêmico" e em "treinamento" e APENAS nas unidades de saúde básica/PSF do SUS.

Reparem que a Lei do Mais Médicos não autoriza-os a serem médicos fora desse contexto. Se forem pegos trabalhando em clínica privada, em PS, UTI ou qualquer ambiente fora do PSF, estão cometendo crime SIM, estão exercendo ilegalmente a medicina SIM e devem ser presos e denunciados.

Inclusive existe previsão legal de exclusão do Mais Médicos de municípios que coloquem os estrangeiros para atuar fora do PSF. Portanto, não são médicos. Se fosse médicos de fato, poderiam atuar em qualquer campo da medicina sem restrição.

Eles, os intercambistas, são SUPOSTOS MÈDICOS, trazidos ao país pelo governo sem verificação de proficiência linguística ou técnica, que estão autorizados a exercer atos médicos APENAS dentro do PSF.

Já a Lei do Ato Médico é categórica em dizer que atestação de saúde e doença é ato médico e médico é quem tem CRM. (Art. 4 e 6 da Lei).

Por fim, o colega diz que se os atestados de cubanos vierem respaldados pelos supervisores médicos, então eles valem. Mas é exatamente isso o que nós dissemos: Se os atestados dos cubanos vierem carimbados também pelo supervisor com seu CRM, óbvio que vale, pois um médico com CRM validou-os.

Mas sem o carimbo do supervisor, não valem nada. Como sempre dissemos.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

RATIFICANDO: ATESTADO CUBANO NÃO VALE NADA E DEVE SER REJEITADO PELOS PERITOS MÉDICOS

Após dezenas de questionamentos essa semana (o que indica substancial aumento da chegada de atestados cubanos no INSS), o blog relembra aos colegas que:

1) A Lei do Ato Médico (12.842/13) deixa claro que para ser médico nesse país é necessário ter CRM e que somente quem tem CRM pode atestar.

2) Como não conseguiu forçar o CRM a registrar os cubanos, o governo criou a Lei do Mais Médicos (12.871/13) que criou uam espécie de "licença especial" para qualquer um registrado pelo Ministério da Saúde poder atuar em PSF no Brasil. Reparem que a Lei proíbe esses falsos médicos em clinicarem fora do PSF, bem como os chama de "intercambistas", com sérias restrições à atuação no Brasil. A esses se criou um registro à parte, o RMS.

3) Temos então que quem carimba com RMS não consegue, por exemplo, receitar remédios com retenção de receita (a não ser que a farmácia descumpra a lei) e não pode fazer uma série de outras coisas, dentre elas atestar condição de saúde ou doença (art.4 da Lei do Ato Médico, isso é exclusivo de quem tem CRM).

4) Por isso, atestado de cubano ou qualquer um com RMS não é válido, legalmente, para o que se propõe.

5) Já prevendo que isso ia ocorrer, ano passado nós demos instruções de como se comportar nesses casos: Anote o atestado como sendo de um paramédico qualquer e o trate dessa forma, não dê peso médico ao mesmo.

6) Por mais que pelegos e governistas queiram que o INSS aceite esses atestados, não pode. Recentemente assessora da DIRBEN foi flagrada orientando funcionários a FRAUDAREM o Prisma para colocar o RMS de cubanos como se fosse CRM exigido nas ações civis públicas. Se fosse a mesma coisa, tal orientação seria desnecessária.

7) Portanto, negar validade a atestado de mais médicos (cubano ou não) não é preconceito, é o devido cumprimento do dever legal de um médico.

8) Por fim, o CFM ratificou esse entendimento em parecer liberado recentemente.

Pelo conjunto exposto, não há o que se discutir: Médicos inscritos no Mais Médicos que só possuam o RMS estão proibidos de emitir atestados de saúde/doença e os mesmos, se emitidos, não devem ser considerados pelos peritos médicos do INSS e nem pelos administrativos incumbidos de fazer valer as ações civis públicas sobre benefício sem perícia.

Lembro que pelo exposto também é inválido servidor levar atestado de cubano/mais médicos, sem CRM, para justificar faltas em serviço e os médicos do SIASS devem negar provimento aos mesmos, aliás como já soube que ocorreu esses dias.


Para saber mais:

http://www.perito.med.br/2014/06/cfm-ratifica-entendimento-do-peritomed.html
http://www.perito.med.br/2014/03/inss-orienta-fraudar-sistema-prisma.html

PALHAÇOS UNIDOS PARA PERDER EM SÃO PAULO LANÇAM A CHAPA "TITICA".

Depois de se unir ao colega de negócios, Maluf, Padilha se une ao seu colega de profissão, o Palhaço Tiririca, para juntos afundarem em São Paulo, pois afundar São Paulo nós não deixaremos.

Com Tiririca na cabeça, Padilha já pode chamar a sua coligação de Chapa Titica, que representa bem o naipe dos envolvidos.

Tiririca estava errado: Pior do que está FICA SIM. 

quarta-feira, 25 de junho de 2014

OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA... VAMO QUE VAMO....

Soube que o presidente da ANMP anda fazendo muitos "elogios" a este blog e em especial a este que subscreve esta postagem. Parece que tentou jogar no nosso colo o seu fracasso pessoal em apostar todas as fichas em uma emenda natimorta.

Ledo engano.

No vácuo representativo da ANMP e no "Bloqueio Naval" imposto por este ao recém-fundado Sindicato dos Peritos, o blog perito.med se destacou nos últimos anos em ser a principal voz da categoria e principal espaço para o exercício do contraditório, da busca pela verdade dos fatos, da defesa do ato médico e dos servidores do INSS.

Nossa audiência hoje em dia supera as fronteiras do INSS e trabalhamos junto com a grande imprensa. Nesse período estamos denunciando e condenando a forma completamente equivocada com a qual a ANMP vem sendo conduzida, não de hoje, mas desde muitos anos atrás.

É aqui, neste espaço, que os servidores do INSS e até mesmo médicos e servidores de fora do INSS encontram alento, esperança, informação e energia para aguentar o dia a dia cada vez mais canino e doentio do INSS.

Portanto, caro Jarbas, inútil tentar criar uma cizânia entre eu e você pois não há esta divisão. Não sou seu inimigo nem desejo seu fracasso, muito menos ambiciono cargos. Faço o que faço em defesa da minha categoria profissional e se não concordo falarei abertamente como já o fiz antes, quando o senhor sequer existia para a ANMP, eis que reapareceu em 2011 com a chapa branca feita sob medida para rachar a oposição e futuramente consolidar sua entrada na entidade, após uma década sem dar sua colaboração.

Nossa colaboração é diuturma, da mesma forma que sempre permiti que você usasse meus textos e minhas idéias para a defesa profissional da entidade, da mesma forma que colaboramos no passado com a ANMP fornecendo a base intelectual e jurídica do MEP, da inconstitucionalidade do limite de 60h, ou quando colaboramos com todo o INSS quando ano passado expomos o esquema INSS-MPF e conseguimos impedir o fim do turno estendido.

É nessa vanguarda em que estamos, e pretendemos ficar. Quem quiser ficar para trás se lamentando, comendo poeira e chorando o leite derramado que fique. Sinceramente não estou nem ai.

Cobro como sempre cobrei a desonestidade da campanha de 2013, com as falsas promessas, que na época já dizíamos ser falsas, e agora provadamente falsas.

Quem dá a mão pro diabo não pode reclamar da queimadura, Dr. Jarbas. Ao se cumpliciar com notórios gestores inimigos da perícia o senhor não pode e não poderia alegar desconhecimento dos fatos nem do que estava se metendo, eis que está na casa a mais tempo que muitos e sabia muito bem com quem estava lidando. Pois optaste por esse caminho e agora está colhendo o que plantou. Fique com este fruto pois essa semente do mal não queremos.

Não adianta agora querer jogar bomba de fumaça e insistir nas mentiras, com esse mimimi do "turma do quanto pior melhor" pois essa turma que só quer o pior não está aqui e sim nos gabinetes da esplanada onde o senhor vem se humilhando há anos pedindo favores e levando portas na cara. Eles sim querem o pior e quanto pior pra nós melhor para eles. Foi com este tipo de gente que o senhor se aliou em sua saga pela diretoria da ANMP, teve até discurso na festa de 10 anos, se lembra? 

Apesar de saber que a emenda seria muito improvável, este blog lutou, fomos a Brasília e inclusive fizemos contatos políticos que permitiram a reversão do veto prévio, na Comissão Mista, quando deputados orientados por nós e usando nossos textos mudaram a postura do presidente da Comissão.

Infelizmente não passamos pelo muro da Casa Civil e do MPOG. Pra mim foi lamentável, pois como 30h reduzidas sofro todo mês a perda salarial que seria revertida com essa emenda. Achar que estava torcendo contra é leviano, só louco torce contra perder uma bolada por ano.

Reclamas do blog, mas estamos apenas mostrando aquilo que o senhor disse em 2013, nada mais, nada menos. Se tem vergonha agora não deveria ter dito antes.

O perito.med sempre esteve e sempre estará a favor dos PERITOS, dos SERVIDORES PÚBLICOS, do INSS e da MEDICINA em geral. Nunca precisamos da ANMP para nada. A ANMP precisa sair do isolamento enclausurado em que se encontra, precisa parar de ser pelega e precisa OUVIR os peritos, mais que querer comandar.

Quando lhe foi interessante, só sorrisos com os inimigos da perícia médica, quando na verdade você é que estava sendo usado por eles. Ou será que na verdade sempre esteve tudo combinado? Nas fotos abaixo pareciam todos tão "amigos" né?




Depois de cumprida a missão de afastar os verdadeiros defensores dos peritos da ANMP, olha só o que o sorridente comissário fez contigo, na verdade conosco:


Se bem que soube que ele tá tão queimado que dessa vez nem foi tão influente, mas de qualquer maneira não ajudou em nada. Onde estava a tão propalada amizade, a minuta das 20h, a reestruturação da carreira, o ano da perícia?

Será mesmo que o senhor não sabia que o governo não faria nada por nós? Ou será que o senhor, tão próximo dos petistas do Cremesp, Simesp, etc, sabia exatamente o que estava ocorrendo? Estamos em dúvida.

Na foto aparece Jarbas Simas apoiando sem amigo e patrono de delegacia regional, Dr. Ladislau, atualmente Presidente do Cremesp. Filiado ao PCdoB de longa data, Ladislau apóia Padilha e os amigos do PT. Foi até candidato a vereador pelo PCdoB no passado:
Foto do site Transparência Brasil - Eleições de 2004, João Ladislau Rosa disputou vereador em SP pelo PCdoB e gastou 120 mil reais, em valores corrigidos para 2014 daria 205.425 reais. Naquele ano esteve entre os 15 maiores gastadores de todo o PCdoB.  Hoje em dia ele é Presidente do Cremesp com apoio do Jarbas.

Ou seja: Não encha minha paciência. Vai chorar suas pitangas com quem você se aliou, a quem você quis dar as mãos. A quem você nos entregou.

Por fim: Pare de falar mentiras sobre mim, que eu pararei de falar verdades sobre você.

Os cães ladram e a caravana passa. Vamo que vamo!

SISTEMA AMEAÇADO

Crescimento do número de "PJs" ameaça a Previdência 

LUIAKO OTTA - O Estado de São Paulo
21 de Junho de 2014

Para economista, fenômeno de trabalhadores Pessoa Jurídica tem proporções inéditas, afeta arrecadação e põe o sistema em xeque

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,crescimento-do-numero-de-pjs-ameaca-previdencia,1515625

Impotente e Pusilânime a ANMP decide chamar a FENAM para conseguir qualquer melhoria no INSS

20/06/14

FENAM e ANMP nacionalizarão as condições de trabalho dos médicos

Foto da notíciaFoto: André Gobo
As condições de trabalho, segurança e reestruturação da carreira dos médicos peritos foram temas de uma reunião, na última quarta-feira (18), em Brasília. Participaram do encontro representantes da FENAM e o presidente da ANMP - Associação Nacional dos Médicos Peritos, Jarbas Simas.

ESTELIONATO ELEITORAL - A MENTIRA CONTADA EM FOTOS

Nesse momento de veto e ausência de horizonte é importante lembrarmos algumas imagens e promessas para que ano que vem o erro não se repita. Os atuais diretores da ANMP e apoiadores se elegeram afirmando aos peritos que eram os únicos capazes de nos trazer as 20h, inclusive prometendo no site (guardamos tudo) de campanha que as 20h já eram favas contadas, desde que fosse com eles, é claro:


Na foto acima, sorrisos fartos entre o atual presidente da ANMP e nada menos que nosso famoso comissário Gabas, o que vem vetando nossa carreira desde 2009, o presidente Lindolfo, que disse que 2014 seria o "ano da perícia" e em seguida desmontou as BI e nada faz pelos peritos e a superintendente de São Paulo, Dulcina Golgato, velha conhecida de quem lê este blog, a pior superintendente da história, que perseguiu peritos a torto e direito com transferências sumárias e arbitrárias para desmonte do movimento médico pericial. Na legenda vinha "20h já" (é pra rir?)



Na foto o atual presidente Jarbas Simas com o secretário do MPOG Sérgio Mendonça e cercado de um ou outro pelego e servidores públicos.

Os atuais mandatários, que sequer conseguiram passar uma emenda de 30h, prometeram o céu aos peritos, inclusive apropriando-se de conquistas deste blog, como a reversão do fim do turno estendido, que foi mérito DESTE BLOG que divulgou antes do próprio INSS, desmontou as justificativas do INSS, denunciou o conluio com o MPF e os 40 da Vila Mariana que deram origem ao complô.

No texto, as 4 horas são dadas como certeza, incluindo uma observação que "confirmado pelo MPOG" e disse que a proposta teria o "apoio da Casa Civil".

Mas isso era pura enganação. Internamente, e-mail circulado por membro da antiga diretoria e apoiador da chapa atual, dizia que essa informação seria mentira:

E****** de M*****17 de mar de 2013
Só para constar, conversei com uma personagem do alto escalão do INSS que me confirmou que não existe esta minuta de redução com redução de salário. Invenção do sindicato, para desmoralizar nosso maior trunfo no momento (...).
E*****,
Vejam que a reunião com o MPOG foi anunciada como em 11/03/2013 e o email revelador da verdade é de 6 dias depois, quando na época o Sindicato denunciou que as 4h viriam com redução salarial.

O trunfo deles era o papo furado da minuta que nunca existiu. Da "aprovação" que nunca veio. Se as 4h eram autorizadas pela Casa Civil, porque vetaram as 30h agora, mais de um ano depois? Quem mentiu? O governo ou os "candidatos"?




Mais papo furado. Buscou parcerias, buscou a empatia, "promoveu a perícia como agente de proteção social" (papo de petista), e no que deu nisso -> NADA.

Pior são os resultados: Anunciam que não se fala mais em terceirizações ou novo modelo? Como assim, as terceirizações ainda existem mesmo proibidas e o novo modelo é só do que se fala na DIRSAT.

Foram restabelecidas as 6h corridas, mas não para todos, a um custo elevado, e não por nosso mérito, e sim dos administrativos, nós entramos de lambuja nessa. E foi este BLOG, ninguém mais, que impediu que elas fossem embora.

Ameaças e coações só ocorrem devido a filas? Em que mundo vivem esses diretores? Ontem mesmo um perito foi agredido violentamente por segurado vagabundo.

Houve redução de críticas e de ameaças? Onde? Quando? Quem conseguiu mudar o eixo das críticas da imprensa foi este blog, com sua atuação na mídia, pois quando os peritos precisaram da ANMP (vide Porto Alegre), esta nunca esteve.

O governo reabre as negociações com a Perícia Médica.... Sem comentários.

Forma-se a frente parlamentar, que não serviu para absolutamente NADA.

Governo se propõe a reinvestir na carreira??? Deve ser por isso que vetou as 30h...

Bom, ai está a verdade dos fatos, como eles são. Se ainda querem acreditar nesses absurdos, nessa diretoria, bom, só não vale reclamar depois.

PADILHA CHAFURDA

Pesquisas internas do PT apontam que apenas 12% dos que se declaram petistas em São Paulo pretendem votar em Alexandre Padilha para o governo de São Paulo.

Considerando que historicamente o PT tem 30% do eleitorado paulista, 12% de 30 dá os 3% que ele apresenta nas pesquisas. Faz sentido.

Também, tudo tem um limite. Até pros petistas...

segunda-feira, 23 de junho de 2014

ROTINA DO ABSURDO - SOCO NA CARA DO PERITO

Relato de nova agressão hoje em APS da SR II onde um perito médico foi violentamente agredido com soco no rosto após entrega de CRER.

Apesar de proibida pelo CFM desde 2007 e até mesmo pelo INSS desde 2012, aparentemente alguns chefetes ainda pressionam a entrega de CRER pelo perito, ato que o próprio INSS não manda fazer.

Na entrega da CRER, óbvio, personaliza-se no médico a decisão institucional e o até então inválido subitamente ganha energia dos céus e parte para a agressão ao colega. 

Não sabemos ainda como ele está e se foi feito B.O., mas com certeza cabe PAD contra a chefia que o forçou a entregar a CRER e o SST e o Gerente Executivo tem que responder como que permitiram isso ocorrer em uma APS sob sua guarda.

Os peritos precisam acordar e aprender que quem manda no INSS não é o chefete plantador de couve e sim a Lei e a Lei nos proíbe de executar qualquer tarefa que não seja nossa e não está escrito em lei alguma que entrega de CRER deve ser feita pelo perito.

Desejamos melhoras ao colega e que o chefete seja enquadrado pelos colegas médicos, incluindo o SST.

VETO JÁ HAVIA SIDO DECIDIDO HÁ MAIS DE UMA SEMANA, MAS DEIXARAM PARA PUBLICAR NO DIA FINAL.

O veto à emenda das 30h já havia sido assinado na quinta retrasada, segundo a fonte que nos passou em primeira mão a notícia do veto.

Apesar de TODOS já saberem do veto, aparentemente a ANMP não sabia, pois ficou tendo reuniões com autoridades, inclusive o vice-presidente Temer, às vésperas do anúncio do veto.

As reuniões só serviram para fotos, pois o veto já estava feito.

Soubemos que o presidente da ANMP reagiu indignado à postagem do blog sobre o veto, se perguntando: "Se já está vetado porque não publicaram ainda?" E reagiu à mesma incentivando postagens em redes sociais que causaram vergonha alheia a quem leu.

A esta indagação, só cabe uma resposta: Sabe de nada, inocente....

É comum a prática de bombar notícias "boas" e dar uma suavizada nas notícias ruins, deixando para publicá-las apenas no final do prazo, de preferência uma sexta-feira, evitando assim possíveis transtornos ao atendimento no meio da semana por medidas de "impulso de raiva". No fim de semana o pessoal esfria a cabeça e chega calmo na segunda. Sempre foi assim. Desconhecer isso é atestado de burrice ou ingenuidade.

Será que realmente a ANMP não sabia do veto? Muito estranho, seria de uma ingenuidade incompatível com os pré-requisitos ao cargo.

tags: #sabedenadainocente

TENDÊNCIA GOVERNISTA NA ANMP EXPLICARIA FRACASSO DOS RESULTADOS?

Não é de hoje que venho denunciando que a ANMP vem sendo infiltrada por simpáticos ao regime governista do momento em seus quadros de diretoria. Direta ou indiretamente temos vários exemplos de diretores ou apoiadores do petismo nas fileiras da direção da ANMP ou agregados.

Esse sinergismo contudo só serviu para atender aos interesses do governo, não da classe. O veto está ai para provar a todos o que eu falo.

Vejam, por exemplo, importante troca de emails entre colaboradores da então Chapa 1 (vencedora do pleito) a respeito do "medo" da oposição assumir a ANMP:
"Para podermos lutar contra a terceirização e por tudo que nos emerge, precisamos de uma Diretoria eleita - AGO Urgente para referendar a escolha da categoria.
O Perito.med usa seu terrorismo para criar uma clima de horror na categoria e com isso ter apoio para impugnar a escolha democrática da maioria.
Qto a terceirização se não formos vencedores ou deixarmos quer eles nos roubem a eleição, essa virá a todo vapor, precisarão rapidamente tirar atribuições de nossa categoria e nosso poder de sabotar ou parar o INSS. Dilma-Gabas não deixarão Chico-EH-Argolo com a tesoura na mão para cortarem a maior rede de proteção social do Brasil no momento mais adequado para quem eles leiloarem (Aécio? Eduardo Campos? Marina? ou os 3?) a força de nossa liderança associtiva.Por por outro lado o governo não tem interesse em terceirizar a perícia médica pois sabem do rombo nos cofres públicos que isso significa, mas entre um rombo na previdência ou ficarem vulneráveis ao trio EH-Chico-Argolo, com certeza escolherão o rombo na previdência. AGO Urgente e que Deus nos contemple com a vitória, isso significa a sobrevivencia de nossa categoria.
A história se constrói por caminhos intuídos por sujeitos e determinados pela natureza."
Bom, o(a) perito(a) que escreveu a sandice acima, agora revelada por nós, não há dúvidas de que milita para o governo e sua preocupação seria que a tríade Chico-EH-Argolo poderia se transformar numa "oposição" ao governo "Dilma-Gabas".

Para apoiar "Dilma-Gabas" e o "projeto previdenciário do Brasil" chega-se a "rezar" para a vitória da Chapa 1, pois supostamente se nós, oposição, vencessemos, o governo escolheria TERCEIRIZAR a perícia do que deixá-la "em nossas mãos".

O nível da paranóia petista chega ao ápice quando diz que "o governo escolheria o rombo na previdência a deixar que EH-Chico-Argolo" ganhasse a ANMP.

Quanta importância temos, heim? Por fim diz que a vitória deles (PT) na ANMP significaria a "sobrevivência" da categoria.

E somos nós que fazemos terrorismo? Ah, conta outra...

A primeira coisa que o governo fez com a confirmação da atual chapa no poder foi terceirizar a perícia e agora vem procurando meios de substituí-la por um modelo inssano multiprofissional. 

O próprio presidente da ANMP, Jarbas Simas, há décadas em São Paulo ocupando espaços de representação no Cremesp com a autorizção de conselheiros filiados ao PT e PCdoB, em foto recente foi visto apoiando a "Chapa 2" para o CRM-DF, chapa essa que ficou conhecida como em Brasília como a "chapa dos petistas" que incluia em suas fileiras o então Presidente do Simesp e notório petista defensor do governo, Cid Carvalhaes, conhecidíssimo da categoria em 2010, quando Gabas tentou furar a greve dos peritos excluindo a ANMP e convocando a FENAM, então por ele comandada:


Outro exemplo está abaixo, membro da diretoria da ANMP (Comissão Fiscal) fazendo ampla propaganda do PT em sua página pública no Facebook



Sem falar de outra colega eleita por essa diretoria que rapidamente se bandeou para o governo e é a vice-DIRSAT, em claro conflito de interesses, passando a assinar documentos contra a classe:

Ou dessa outra apoiadora e ex-diretora e atual comissão de ética ter pedido terceirização de peritos:

Tem muito mais por ai, aos poucos vamos esclarecendo aos peritos porque a ANMP não vem conseguindo nada para os peritos, mas vem sendo "adorada" pelo Governo...

PMDB FICOU INCOMODADO COM O VETO, MAS NÃO FARÁ NADA PARA REVERTÊ-LO.

Políticos que leem o blog nos procuraram para dizer que o PMDB ficou irritado e incomodado com o veto presidencial à emenda das 30h, em especial a bancada peemedebista na Câmara dos Deputados.

Mas dai a se movimentar para derrubar o veto são outros quinhentos. Até porque dependem da bancada no Senado, que normalmente é mais alinhada ao planalto, já que a derrubada é por votação bicameral, e muitos acham que não haverá sequer chance de analisar o veto, depois das manobras do ano passado, quando o veto ao ato médico foi derrubado pela câmara mas mantido no Senado.

Obviamente serão dadas as declarações de protesto habituais, os protocolos de "revisões" inúteis pois o veto automaticamente tem que ser revisto pela Câmara, mas ficará somente nisso.

domingo, 22 de junho de 2014

MOTIVO DO VETO DEIXA CLARO QUE VONTADE FOI POLÍTICA. FONTES DIZEM QUE ARGUMENTAÇÃO DA ANMP FOI MOTIVO DE RISOS NO PLANALTO.

As razões do veto deixam claras para quem sabe ler politicamente que a real razão do mesmo não foi de caráter técnico. Acharam uma desculpa para vetar sem melindrar o PMDB, fiel da emenda.

O aumento de custo previsto, de 15 milhões/ano, representaria a equiparação salarial dos peritos que atualmente estão em redução salarial com 30h. Sabendo que em média cada perito com 30h reduzidas teria um aumento bruto mensal de 3.100 reais nessa equiparação, chegamos a um número próximo de 360 peritos que nesse momento trabalham com 30h reduzidas.

Mas esse aumento é apenas 3% (três porcento) do orçamento anual salarial da categoria, e um pentelhésimo (0.003%) do orçamento anual do RJU. Não há que falar em "impacto".

Ou seja, usar o orçamento como desculpa foi uma forma de vetar sem ofender ao PMDB, o que seria diferente se utilizassem o veto por vício de origem e inconstitucionalidade como fizeram em 2010.

Foi motivos de risos, segundo fonte, a defesa da ANMP de que as 6h desobrigariam o governo a pagar o auxílio-alimentação, numa suposta "economia" da emenda. Primeiro porque, disseram, era inédito ver uma associação de classe defender redução salarial para aprovar alguma coisa. Segundo, porque a lei 8.460/92, que regula o auxílio-alimentação, não diz em nenhum momento que com jornada de "x" horas o mesmo não deva ser pago.

VETO DEIXA DIRETORIA DA ANMP SEM PRUMO

Relatos a este blog dão conta de que a ANMP perdeu o prumo com o já manjadíssimo veto às 30h dos peritos, previamente anunciada por este blog e que só não se preparou quem não quis. Ainda achamos muito estranho a ANMP não ter recebido a mesma informação que nós sobre o veto. Se verdade, mostra o despreparo da entidade em lidar no mundo político.

As reações mais bizarras, segundo relatos, vieram após a ANMP anunciar que só faria uma AGE para deliberar sobre o tema após o fim da Copa do Mundo, daqui a 30 dias. Nesse prazo, brincou uma fonte, até a Presidente Dilma terá esquecido o veto.

Alguns se mostraram perplexos com as razões do veto, pois caíram no conto de que a emenda não traria custos adicionais ao erário. Traria sim, pois haveria equiparação salarial dos que atualmente tem 30h reduzidas, porém o custo desse aumento seria tão pequeno em comparação ao orçamento que de fato só se explica pela vontade política em vetar.

Os delegados não sabem o que dizer para as bases, nem a diretoria o que dizer para estes. Alguns querem que os deputados entrem com "recurso", medida inútil pois todo veto já é, por lei, obrigatório ser revisado pela Casa. Não há recurso algum a ser interposto em algo que já é mandatório fazer.

Tentando sustentar o fracasso da gestão com factóides, a diretoria da ANMP agora tenta achar uma nova bóia de salvação para substituir a já afundada emenda das 30h. Isso para uma diretoria que assumiu dizendo que as 20h seriam barbada, até a "minuta" já teriam visto...

MAIS UM CANCELAMENTO - INSS DEFINITIVAMENTE À DERIVA

Mais uma reunião de diretoria cancelada, dessa vez dia 24 segundo fontes, já cancelada sem data para uma próxima.

De fato, deve estar tudo bem para não precisar de encontro de diretores. Ou então as reuniões são desnecessárias, ou estão ocorrendo em outro local.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

CARTA AOS PERITOS MÉDICOS DO INSS.

Caros peritos,

Para quem não me conhece meu nome é Francisco Cardoso, sou perito médico da GEx SP Centro, de onde também presido a comissão de ética médica local. Antes do fechamento do fórum da ANMP em 2012, era dos membros mais ativos por lá. Como muitos, indignado com os rumos associativos, fui me afastando. 

Porém não podemos deixar a ANMP continuar a ser governada da forma atual. É necessário tomarmos uma atitude. Precisamos tentar ajudar a colocar novamente a categoria nos eixos pois chegamos a uma situação limite hoje. Não quero briga com ninguém, quero e queremos tirar a outrora gloriosa ANMP da lama em que se encontra. Estamos dispostos a ajudar, mas a categoria precisa querer ser ajudada, senão vamos continuar nessa mesma toada, ladeira abaixo.

Precisamos de uma ANMP que não se dedique apenas a boicotar e travar o Sindicato dos Peritos, que surgiu justamente no vácuo de representatividade e que por sua vez nunca se opôs à existência da ANMP.

Precisamos de uma ANMP que pare de ser ela mesma sua principal opositora. A velha tática vermelha da mentira repetida e sustentada de tentar opor os "serenos e responsáveis" a supostos "radicais xiitas" não funciona mais. Acabou. Hoje se encerrou essa falsa polêmica, criada para manter no poder justamente aqueles que, em conluio com governistas (diferente de Governo), nos propiciaram mais uma fragorosa derrota, onde a amizade com "Gabas", com "Garibaldi" e a "intimidade" com o governo só serviram para tornar mais perverso o golpe sofrido hoje, porém previamente anunciado por este blog.

E porque me disponho a ajudar? Não sou messias muito menos curandeiro. Sou um mero perito, como vocês. Faço o que faço porque sempre fui participativo, sempre combati a ingerência governamental sobre os médicos e em particular a carreira pública médica, no nosso caso perícia médica, sou sobrevivente da época de ouro da carreira e da ANMP, quando em 2007 tínhamos salários pareados com os da carreira do topo, vi o que deu certo e errado, sou um dos vários co-autores do Movimento pela Autonomia do Ato Médico pericial, que em 2009 foi encampado pela ANMP e gerou nossa última vitória, o MEP, e venho tendo experiências interessantes, através do perito.med, de como fazer um contraponto ao governo sem radicalismo e obtendo vitórias importantes, como a revogação do fim do turno extendido em março de 2013, o fim do memorando 42 que desafogou as filas e hoje garante a GDAPMP dos colegas, e a mudança da postura da mídia em relação á perícia, a partir de 2011, quando a gestão do INSS passou a ser questionada mais que meramente a atuação dos médicos em si, como no episódio de Porto Alegre e o Zero Hora dentre dezenas de outros casos já anotados neste blog.

Não consigo ver novamente os mesmos erros sendo repetidos, e ficar calado.

Esse veto era mais que óbvio, já havia inclusive anunciado que já estava vetado desde quinta passada. Como a ANMP diz que não sabia? Por favor, não é possível. Se não sabia é incompetência e se sabia e não falou foi má fé. Nas duas hipóteses não dá para aceitarmos que a ANMP continue assim. São mais de 3 milhões de reais por ano dados à essa associação, como pode um mero blog gratuito ser tão mais presente e informado que uma rica associação?
Na verdade se trata do TERCEIRO VETO sobre carga horária dos peritos desde 2009, vamos lembrar:
MPV 441 (2008/09) - Opção de 20h com redução - VETADO - GREVE -> abortada pela Justiça em poucos dias.
MPV 479 (2010) - Redução para 30h sem redução salarial - VETADO -> GREVE abortada pela Justiça após 3 meses.
MPV 632 (2013/14) - Redução para 30h sem redução salarial - VETADO ->  GREVE ???

É isso o que a ANMP propõe? Nova GREVE em ano eleitoral, em um período onde a Presidência está impedida de dar qualquer aumento mesmo que queira? Vamos errar pela terceira vez em 5 anos?

O infeliz acordo do vale-coxinha encerra-se em janeiro de 2015. Até lá qualquer pretensão salarial está vetada pois a ANMP ASSINOU UM TERMO de compromisso com o governo em 2012. A exposição desse termo, aliás, por mim, neste blog (clique aqui e aqui), causou o fechamento do fórum da ANMP.

A partir de janeiro de 2015 estamos aptos a enfrentar uma nova luta. Podemos nos debandear para uma greve inútil, sem adesão e sermos massacrados, ou unir forças, elaborar estratégias, reservar fundo financeiro e nos preparar para 2015 começar uma nova luta, com um novo governo federal (mesmo reeleita, Dilma mudará todos os ministérios) e novas estratégias.

Mas lembrem-se: Somente o TEMOR nos trará o respeito por parte do governo. Sem nos temerem, nada conseguiremos.

Por isso, aqueles que se fizeram propagandeando o peleguismo, a amizade com Gabas, a "intimidade com o governo" e deram com os burros n´água, que se expliquem aos eleitores, aos associados, porque a amizade virou pó e a intimidade só serviu para sermos "enrabados". Na hora do "troco", o governo pulou pela janela e fugiu. Além do veto de hoje, vejam na intraprev o memorando circular 22 e a ameaça velada de tirar o turno estendido. É isso que ocorre com quem se mostra FRACO, PELEGO E FROUXO perante o governo.

Mas nós, peritos, precisamos rever nossos conceitos e repensar as estratégias adotadas nos últimos anos, que claramente fracassaram impiedosamente.

Para pedirmos respeito ao governo primeiro temos que NOS respeitar. Parar de médico ficar perseguindo médico. Parar de se submeter à vontade inssana de chefetes por causa de acordinhos espúrios que se botados no papel mostram clara desvantagem ao perito. Parar de fazer o jogo do INSS. Vamos fazer o NOSSO jogo, sob nossas regras. E ACABAR com esse peleguismo de querer ser amigo do governo.

Não quero amizade do governo, quero ser temido e respeitado pelo governo. Só assim voltaremos aos gloriosos tempos que se encerraram em 2008. O respeito se conquista pela ATITUDE, a COERÊNCIA e a COMPETÊNCIA, não com bravatas e ameaças inúteis.

Chega de peleguismo. Chega de estelionato eleitoral. Chega de falsas promessas. Tiveram vários anos para provar suas teses e fracassaram. Que tal retomarmos a fórmula de sucesso do passado?

Com a palavra, a categoria.

VALE A PENA VER DE NOVO - "MINHA HONRA ESTÁ EM JOGO"

"Eu tive acesso á minuta"
"Não sou menino"
"Meu nome está em jogo"
"As quatro horas virão, sem terceirização e sem multiprofissionalização"

Jarbas Simas, então candidato à ANMP, em debate em Belo Horizonte, 12/03/2013. Para a posteridade.



CONFORME BLOG ADIANTOU, DILMA VETA AS 30H DOS PERITOS. MAIS UMA VEZ ACERTAMOS E MAIS UMA VEZ A ANMP ERROU. VAMOS CONTINUAR APOIANDO OS PELEGOS?


Publicado hoje no DOU (clique aqui) o veto da Presidente Dilma às 30h dos peritos médicos previdenciários. O veto se baseia em questões técnicas de aumento de custeio e inconstitucionalidade, conforme esse blog TAMBÈM adiantou.

Infelizmente nenhuma novidade para esse blog, pois há meses já avisávamos que tal iniciativa seria vetada pelo planalto (clique aqui). Somente para determinadas entidades comandadas por oportunistas e incompetentes é que o veto de hoje pode ter sido considerado uma surpresa, pois também já havíamos anunciado, em primeira mão, que este artigo já estava vetado desde quinta feira passada (clique aqui).

Projeto semelhante já havia sido rejeitado em dezembro de 2013 (clique aqui) e nós anunciamos a rejeição enquanto a mesma incompetente, oportunista e lamentável direção associativa ficava mandando email pedindo apoio aos peritos (PL arquivado 48h antes do email).

É triste saber que enquanto um blog gratuito consegue se organizar e descobrir a verdade dos fatos com meses de antecedência, temos uma associação paga regiamente que se comporta de maneira tão amadora. pueril e errática que fica alimentando falsas esperanças e, pior, atacando aqueles que querem abrir os olhos da peritada como se "desejássemos o pior".

Não, senhores. Ninguém quis esse veto, jamais desejamos isso. Eu pessoalmente que sou 30h com redução perdi muito com esse veto. Mas minha obrigação neste blog é trazer a verdade dos fatos a vocês e não ficar enganando nem alimentando falsas esperanças. Não somos incompetentes nem oportunistas.

Isso não é querer "desejar o pior", é ser realista e saber diante dessa verdade trabalhar para favorecer a classe. A turma do "quanto pior, melhor" está na direção dessas entidades associativas, incompetentes, sem poder, sem saber fazer política, amadoras, que vivem de factóides para poder continuar nos cargos e deixando os peritos há anos sem nenhuma vitória significativa. A turma do "quanto pior, melhor" está não nos que anunciam a verdade dos fatos, mas nos amigos desses péssimos dirigentes, que estão no poder em Brasília, nos ferrando diariamente e, pior, amizade essa alardeada pelos diretores como uma "vantagem".

Ano passado este blog viu a foto abaixo e perguntou: DO que estão rindo? (clique aqui)



Imagem usada na campanha eleitoral de 2013 tentava associar determinada gestão e chapa a "intimidade" com o governo que seria nossa segurança de mudanças. Ai está o que conseguiram: Mais um veto.

Agora sabemos: Estavam rindo de nós, os otários, que acreditamos que a "amizade com Gabas" iria nos dar alguma coisa. Nos deu sim, deu o VETO. A imagem acima é a imagem do VETO.

Os peritos precisam, diante dessa realidade, ao invés de cair em promessas inúteis de greves em período eleitoral que nada nos trarão, se perguntar: Será que de fato vale a pena manter essa turma no poder? Será que ser pelego com o governo de fato é uma estratégia interessante? 

2015 está ai, e a oportunidade para mudar o rumo virá junto. Talvez a última de todas. Vamos mudar os rumos de nossa carreira ou continuar sendo enganados por falsos profetas e incompetentes representantes?

Reflitam.

MAIS UMA PARA O "PADILHA 3%" EXPLICAR - CORRUPÇÃO NA SAÚDE INDÍGENA

Foi da Funasa que Alexandre Padilha surgiu para o alto escalão de Brasília. De um mero médico radicado em Santarém que tinha alguma experiência com índios, Padilha foi alçado à esplanada dos ministérios em Brasília onde pulou do Ministério da Saúde no governo Dilma para ser candidato ao Governo de São Paulo ungido por Lula.

Mas como isso ocorreu? Ocorreu quando ele foi escolhido pelo PT para ser o Diretor Nacional de Saúde Indígena da Funasa/Ministério da Saúde, onde ficou de 2004 a 2005. Demonstrando enorme competência na articulação política, foi chamado á Brasília, após o escândalo do Mensalão, para ajudar a recompor o governo Lula e virou Chefe de Gabinete da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da
República entre 2005 e 2006, de onde conseguiu montar uma rede de contatos extensa com municípios e estados.

Depois ascendeu a Subchefe-adjunto de Assuntos Federativos da Presidência da República até 2007, quando virou Secretaria de Relações Institucionais, onde virou Subchefe de Assuntos Federativos/Secretaria de Rel. Institucionais da Presidência da República até 2009 e por fim Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República até 2011 e Ministro da Saúde de 2011 a 2014.

Mas Padilha jamais deixou de ter o comando da área indígena da Funasa de onde veio. Nada nesse país que envolva política para a saúde indígena passa sem o conhecimento ou consentimento de Padilha. Até hoje.

Por isso quando vemos escândalos como ágio de quase 9.000% (nove mil porcento) na compra de remédios para índios é inevitável pensar que isso não vem de hoje e o Ministro da Saúde da época e eterno chefe da saúde indigenista do Brasil, Alexandre Padilha, precisa explicar o que estava fazendo que não viu esses absurdos desvios de orçamento. É assim que pretende governar São Paulo?

Para saber mais: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/03/1423039-cgu-ve-agio-de-8691-em-remedios-para-indios.shtml

quinta-feira, 19 de junho de 2014

HAJA CORAÇÃO

Em tese, s.m.j., amanhã é a data limite para publicação da sanção ao PLV 005/2014 cuja emenda 003 nos garante as 30h semanais. Se não sancionar o PLV passa a valer em sua plenitude, porém jamais algo assim ocorreu na história da nova república. Sempre houve a sanção publicada, com ou sem vetos.

Apesar de várias fontes terem assegurado a este blog que o veto já foi assinado, a esperança é a última que morre. Aguardemos pela sexta-feira.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

NOTÍCIA DO TÚNEL DO TEMPO

Mauro Hauschild prometia há 2 anos o "Auxílio Doença sem Perícia Médica" para ser instalado em 4 meses (Maio de 2012). O Projeto Natimorto e Inviável trouxera enorme desgaste econômico, político e social. Incrivelmente foi retomado por Sérgio Carneiro na DIRSAT do INSS e segue caminhando fatalmente para o mesmo Rumo: O esquecimento.
São Paulo, terça-feira, 17 de janeiro de 2012Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Dispensa de perícia começa no mês de maio

ANDREZA MATAIS
SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

O governo vai dispensar a realização de perícia médica para a concessão do auxílio-doença quando o período de afastamento for de até 60 dias. O presidente do INSS, Mauro Hauschild, antecipou à Folha que a medida entrará em vigor a partir de maio em cinco cidades, num projeto-piloto na região Sul. Até 2013, valerá em todo o país.

Bastará o médico preencher um atestado do Instituto Nacional do Seguro Social, que será encaminhado eletronicamente para o sistema da Previdência. O benefício será liberado automaticamente. Os atestados levarão uma certificação digital para tentar impedir fraudes. Atualmente, 42% das concessões de auxílio-doença são para pedidos de até 60 dias.

O tempo médio de espera hoje para a liberação do auxílio, segundo Hauschild, é de 23 dias. Há cidades, no entanto, como Porto Alegre, em que a espera é de 60 dias. São Paulo está na média nacional. O governo deve deixar de fazer 1,5 milhão de perícias/ano -hoje são 700 mil/mês.

Hauschild disse que a medida está sendo tomada porque o total de peritos (4.600) não atende a demanda, entre outras razões: "Quando o afastamento é de até 60 dias, o papel do perito é de ratificar decisão médica".

Não terão direito à dispensa da perícia trabalhadores que contribuem de forma facultativa ao INSS e os que buscam o auxílio por causa de acidente de trabalho.

A dispensa da perícia já é adotada em países como França, Espanha, Japão e EUA, segundo o INSS.

O valor do benefício equivale a 91% da renda média do trabalhador até o limite de R$ 3.916 -o teto da Previdência.

DOMÉSTICAS
O Ministério da Previdência confirmou que estuda medidas para tirar da informalidade o empregado doméstico. Uma das hipóteses é anistiar os patrões de pagamentos atrasados do INSS.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/20444-dispensa-de-pericia-comeca-no-mes-de-maio.shtml

Atestado Médico - Problema Social 2

Polícia Civil instaura inquérito sobre atestados falsos em Sorocaba
Por G1 | Para: CBN Foz

Atestados dos médicos são do Conjunto Hospitalar
de Sorocaba (Reprodução/TV TEM)

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar supostas irregularidades de médicos que atendem em uma Unidade Pré-Hospitalar de Sorocaba (SP). O inquérito foi instaurado por determinação do Ministério Público (MP) após uma denúncia feita pela Corregedoria Geral do município sobre 12 médicos da UPH Zona Norte que apresentaram atestados falsos para justificar faltas em novembro de 2013.

Segundo o delegado do 8º Distrito Policial de Sorocaba, Maurício Orfali, o corregedor-geral da Prefeitura, Gustavo Barata, foi ouvido nesta terça-feira (17). Outros depoimentos de envolvidos estão sendo agendados. Não há prazo para finalizar o inquérito. Após isso, o caso deve ser enviado ao Fórum de Sorocaba, que decidirá sobre a abertura de processo criminal contra os médicos.

O caso
No fim do ano passado, representantes da Corregedoria do Município fizeram uma visita à unidade de saúde e suspeitaram do excesso de atestados apresentados entre os dias 1º e 21 de novembro daquele ano. Todos os atestados eram do Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

O próprio CHS afirmou aos representantes da Corregedoria que nenhum dos médicos envolvidos na investigação passou por atendimento naquela unidade e no período citado.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público, ao Conselho Regional de Medicina e à Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura. A pena prevista para os médicos, que continuam trabalhando normalmente, é a exoneração. A UPH Zona Norte atende, em média, 600 pessoas por dia, com seis médicos por turno.

Na época, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba informou em nota que não há registro de atendimento aos profissionais de saúde que estão sendo investigados pela Prefeitura. O CHS já encaminhou o caso para o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) para que as irregularidades sejam apuradas em conjunto.

Atestado Médico - Problema Social

Churrasqueiro usa atestado falso para faltar ao trabalho e acaba desmascarado

Região
FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PÚBLICO 

O proprietário de uma churrascaria em Presidente Prudente registrou nesta terça-feira, 17, um Boletim de Ocorrência depois que umfuncionário do estabelecimento entregou um atestado médico e não retornou para trabalhar após o período de repouso. Segundo consta no BO, o proprietário da churrascaria recebeu uma mensagem de celular do seu funcionário, no dia 8 de junho, alegando que o mesmo estava no Hospital Regional (HR) passando por uma consulta médica. Porém, o churrasqueiro, de 25 anos, não retornou ao trabalho. 

Ainda conforme o registro policial, no dia 12, um mototaxista entregou na empresa do comerciante um atestado médico do empregado, onde consta o atendimento na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Cambuci, assinado por uma médica e solicitando necessidade de sete dias de repouso para o funcionário. O estabelecimento comercial fica localizado no Jardim Bongiovani.Passados os dias solicitados, o churrasqueiro não retornou ao trabalho e o comerciante então procurou o posto de atendimento do Jardim Cambuci, onde foi informado de que o funcionário não havia passado por consulta e de que o atestado era falso. 

A médica compareceu até a Delegacia Participativa e informou que o atestado médico era falso e que a assinatura no mesmo não confere com a sua. A médica alegou ainda que na referida data do atestado, no dia 8, o Posto de Saúde estava fechado, por ser um domingo. Na Polícia Civil, o caso foi registrado como falsificação de documento público.

terça-feira, 17 de junho de 2014

CFM RATIFICA ENTENDIMENTO DO PERITO.MED E DIZ QUE ATESTADO DE CUBANO NÃO VALE NADA.

Atestados de Cubanos: aceita ou não? CFM/ DESPACHO SEJUR Nº 056/2014 (Aprovada em Reunião de Diretoria em 18/02/2014).

CFM determina, conforme já havíamos dito, que atestado de intercambista do Mais Médicos não tem valor legal e é direito do médico não considerá-lo como tal.

MEMORANDO OLIGOFRÊNICO DO MPOG BOTA EM DÚVIDA SERIEDADE DESSE MINISTÉRIO

"Ordem" sem assinatura (apenas nome digitado) do MPOG diz que é para repor as horas não-trabalhadas durante a Copa do Mundo, ressalvadas as exceções do jogo do Brasil e feriados municipais.

Ora, mas se é apenas nos jogos do Brasil e feriados municipais/estaduais que o servidor irá trabalhar menos, a que horas então o memorando se refere?

Além disso, cita a fictícia data de "31 de setembro" como prazo máximo de compensação. Então temos as seguintes situações:

Jogo do Brasil - Expediente encerra as 12:30 - Não há que falar em compensação pois é o expediente encerrando mais cedo, por vontade da administração. O próprio MCC DIRAT/DGP 06 e 07 falam disso.

Feriados locais - Não há o que falar em reposição pois é feriado.

Então, MPOG, repor o que?


segunda-feira, 16 de junho de 2014

SEGUNDO FONTES, DILMA DEVERÁ VETAR AS 30H. VETO JÁ TERIA SIDO ASSINADO, INCLUSIVE.

Duas fontes hoje me confirmaram que a decisão política da Presidente Dilma foi pelo VETO à emenda das 30h dos peritos. Oficialmente a Presidente Dilma seguirá parecer do MPOG pelo veto "técnico" à emenda baseado em prerrogativa do executivo para deliberar sobre tal matéria.

Uma das fontes, inclusive, informou a este blog que o PL 005/2014 com o veto à emenda das 30h teria sido assinado quinta-feira passada e estaria aguardando o melhor momento para publicação, cujo prazo se encerra essa semana.

Como a presidência, pelo visto, optou pelo veto e não apresentará nenhuma proposta de igual calibre, fica claro que o Palácio do Planalto, pelo visto, está pouco se lixando para a carreira dos peritos médicos previdenciários, enquanto que outras, como auditores, policiais federais e fiscais, continuam sendo brindadas com aumentos e benesses.

Em sendo verdade esse informe e não havendo mudança súbita, só restará à categoria se posicionar seriamente sobre uma paralisação de longo prazo e se preparar para a tempestade ou aceitar seu destino docilmente e sem reclamar nunca mais. 

PADILHA AFUNDA - ATÉ O ALIADO PCdoB BOICOTOU SUA CONVENÇÃO.

Não foi apenas a Presidente Dilma que fugiu de Padilha esse domingo. Inconformados por não estar ainda definido os papéis de cada um na chapa, o PCdoB, tradicional aliado, também boicotou o lançamento da candidatura de Padilha ao governo paulista.

Como Padilha convencerá os paulistanos de que ele é a chave para a união e o sucesso de São Paulo se nem o PCdoB ele conseguiu unir em seu lançamento oficial?

30H - GABAS PERDE BATALHA INTERNA, MAS MPOG ASSUME SEU LUGAR.

As 30h dos peritos estão na mesa da Presidente para sanção ou veto. Paz ou caos. Surpreendentemente o MPS vem sinalizando ao governo pela aprovação da emenda, o que mostra que Gabas perdeu a luta interna, ou desistiu de combater os peritos para tentar se salvar já que seu cargo está a perigo. O fato é que seu crédito na Casa Civil já não é o mesmo.

Mas o MPOG sinaliza pelo veto. O MPOG assumirá as consequências que esse veto causará no INSS?

A PR tem até a sexta-feira 20/06 para sancionar o PL. Aguardemos.

NO LANÇAMENTO DE SUA CANDIDATURA, PADILHA É ESQUECIDO E PT USA EVENTO PARA DEFENDER DILMA

Já considerado carta fora do baralho na sucessão paulista, só restou a Padilha, o inimigo dos médicos, fazer papel de bobo da corte para animar a festa do PT em São Paulo que, na impossibilidade de poderem defender com vontade uma candidatura natimorta, usaram o evento para tentar contra-atacar os ataques sofridos pela oposição.

Quem esteve lá viu Lula bradar contra a "elite" (sempre ela), pregar a radicalização do discurso de ódio contra o PT (nós x eles, estilo Bush), defender a Presidente das vaias e defender o decreto chavista dos conselhos populares.

Padilha? Bom, a ele restou um papel secundário, falou de internet, transporte, andar pra frente, deu um sono danado... falar o que depois de ser abandonado pela Presidente e só ser avisado disso em cima da hora? Padilha apostava toda sua campanha justamente no seu "forte laço" com o governo federal.

Lula escolhe o radicalismo no discurso de ódio para estancar a queda de Dilma, mas ao mesmo tempo poderá com essa manobra assustar o grande empresariado (esses sim a verdadeira elite) que o vem apoiando desde 2002, e com isso esfacelar de vez não só Dilma mas seu próprio patrimônio político.

Esse tipo de postura funciona como uma bola de neve, você sabe onde e como começou mas não sabe onde nem como vai parar.

domingo, 15 de junho de 2014

CHINESES USAM TECNOLOGIA BRASILEIRA PARA ASSISTIR A COPA DA FIFA

Chineses falsificam atestados médicos para ver jogos da Copa
MARCELO NINIO
DE PEQUIM
15/06/2014 04h00

Nas últimas semanas, um dos produtos mais procurados no site chinês de vendas online Taobao tem sido os atestados médicos. O motivo não é uma epidemia em escala nacional, mas a febre da Copa do Mundo. Só que a maioria dos atestados é falsa.

Para poder assistir aos jogos do Mundial, que serão no meio da madrugada pelo horário chinês, milhares de torcedores tem comprado os atestados para não ter que ir ao trabalho, depois de passar as noites em claro.

A busca foi tão grande que várias lojas online foram bloqueadas pelas autoridades. Segundo a imprensa chinesa, os atestados estavam disponíveis em mais de dez sítios, com preços em torno de 200 yuans (R$ 32).

Os vendedores dizem ter contatos em hospitais, pedem informações básicas do cliente e emitem atestados de acordo com o gosto de cada um, incluindo o tipo de doença desejado e quantos dias ele quer ficar em casa.

Com uma diferença de onze horas no fuso em relação ao Brasil, os fãs de futebol na China terão um mês duro pela frente.

"A torcida chinesa é a mais sofrida do mundo", diz em bom português o jornalista Li Hailong, especialista em futebol brasileiro e autor de uma recém-lançada biografia do Kaká. "Além do baixo nível do futebol local, tem que passar as noites em claro para acompanhar o futebol internacional".

O fuso terá forte impacto na audiência da Copa. Segundo estimativa da consultoria CSM, haverá uma queda de 25% em relação à audiência da Copa de 2010, na África do Sul. No último Mundial, o jogo mais visto atingiu 11,2% do público, o equivalente a 610 milhões de espectadores.

A CCTV, a emissora estatal chinesa, transmitirá todos os jogos da Copa ao vivo, e espera seguir o sucesso alcançado com as ligas europeias, que apesar dos horários indigestos conquista audiências respeitáveis.

DIRETRIZ DE DOENÇAS INFECCIOSAS DO INSS CONFUNDE MAIS QUE AJUDA E É UMA ODE AO ATRASO E À BUROCRACIA

Com 4 anos de espera, o INSS lançou as "Diretrizes  de Apoio á Decisão Médico-Pericial - Doenças Infecciosas", focado em 3 grandes grupos: HIV, Tuberculose e Hanseníase.

É grande a decepção com o resultado de tanta espera. Em termos gerais, o documento está pelo menos 10 anos atrasados em relação ao "etat de l'art" atual em relação ao HIV/AIDS. Gasta mais de 30 páginas com definições e aulinhas básicas sobre a doença que são absolutamente inúteis para a perícia médica em si, lembrando que os peritos são médicos e ficar detalhando os pormenores da imunofisiopatologia do vírus e do diagnóstico sindrômico, ou falar dos efeitos adversos de drogas já retiradas do mercado, soam mais como encheção de linguiça que informação útil ao perito. 

Pior, são informações velhas, sem utilidade numa era onde basta a pessoa estar infectada para se definir o ínicio da síndrome e se propor tratamento.

Quando chega de fato naquilo que poderia ser uma orientação ao perito sobre incapacidade em HIV, comete uma série de barbaridades ao vincular a incapacidade com taxas de CD4, como se meramente ter uma taxa de CD4 de 200 ou 300 fosse relevante para definição de incapacidade, orienta prazos muito curtos de benefícios aos de fato adoentados pelo vírus, o que pode estimular inúmeras reentradas do periciando junto ao INSS e abusa do preconceito e do limite legal do texto ao definir, sem embasamento científico ou legal, que só os doentes com os critérios de AIDS do CDC/Caracas (de 20 anos atrás) é que teriam direito à isenção de carência, EXCLUÍNDO DA ISENÇÃO OS PORTADORES ASSINTOMÁTICOS DO HIV.

Essa informação não procede. A doença se chama AIDS, que se inicia quando a pessoa é infectada pelo vírus e existe uma bem detalhada e documentada linha do tempo da doença, sua história natural, desde a infecção até o desfecho final, com todas as intercorrências e prazos entre a infecção e o início de sinais e sintomas. Todo esse período faz parte da mesma síndrome (AIDS) e o mero fato da pessoa não estar sintomática ou ainda com CD4 elevado NÃO A EXCLUI, sob nenhuma hipótese, da condição de portadora da síndrome.

O tratamento antiretroviral, instituído a partir de 1995 INTERROMPE essa cadeia natural de eventos e permite ao soropositivo uma RECUPERAÇÃO em sua imunidade e uma eficaz e permanente supressão da carga viral, EVITANDO que o paciente evolua com os sinais e sintomas típicos da imunodepressão.

A diferenciação que se fazia entre "portador assintomático - CID Z21" e "AIDS - B20 e correlatos" era muito mais para a prática clínica e epidemiológica, para a definição de uso de antibióticos profiláticos e início do tratamento antiretroviral, do que embasado cientificamente. Não existe "duas doenças" (HIV e AIDS). Existe uma só: a AIDS, causada pelo HIV.

Com o avanço do conhecimento da doença, dos males que ele causa estando com viremia positiva mesmo sem sintomas, evoluiu-se no tratamento e hoje em dia quem é portador JÁ TEM indicação de tratamento, independente dos critérios de Caracas e do CDC.

Por isso, não faz mais sentido diferenciar portador de HIV e AIDS. Trata-se da mesma doença, em fases distintas. O tratamento instituído independente do CD4 inclusive vem botando em xeque a necessidade de se manter dosagens seriadas de CD4 do paciente. O próprio Ministério da Saúde discute a mudança desse exame apenas para casos mais restritos.

Ora, se o próprio Ministério da Saúde, com atraso, admite tratar independente do CD4 e até questiona a utilidade desse exame daqui para frente, como que o INSS vincula a concessão de benefícios baseado nos índices de CD4 e, pior, de forma INFAME, afirma que apenas os portadores sintomáticos (segundo os critérios de 20 anos atrás do CDC e Caracas) terão direito à isenção de carência?

O documento está errado. TODO PACIENTE PORTADOR do HIV, independente de estar sintomático ou não, independente de sua taxa de CD4, TEM DIREITO LEGAL À ISENÇÃO DE CARÊNCIA, SE A DID FOR APÓS A SUA FILIAÇÃO AO INSS.

A parte de tuberculose também enrola em tabelas e explicações sobre esquemas de resgate e pormenores da doença que são absolutamente inúteis ao perito médico e também "propõe" prazos muito curtos e discrimina o portador bacilífero assintomático de tuberculose.

Enquanto esse paciente não deixar de ser bacilífero, nenhuma empresa o deixará trabalhar. Por outro lado, apesar da média de 15 dias necessários para a eliminação dos bacilos da via aérea, esse prazo pode demorar até 2 meses antes de se considerar falha de tratamento. Portanto, orientar NEGATIVA DE CONCESSÃO para o paciente bacilífero em início de tratamento é um erro absurdo. A incapacidade aqui, além de se justificar pela condição clínica, adaptação ás drogas, etc, se justifica por retirar de aglomerações fechadas (ambiente de trabalho) um paciente bacilífero até que ele deixe de ser infectante.

O documento está errado também. Pacientes bacilíferos para tuberculose DEVEM SER AFASTADOS, independente da clínica, para adaptação às drogas e eliminação dos bacilos da via aérea, até exame provando negativação ou no máximo prazo de dois meses quando >99% dos portadores terão eliminado os bacilos. A presença de tratamento sem mudanças após dois meses indica sucesso terapêutico e não justifica maior prazo de afastamento, exceto se houver clínica/efeitos adversos presentes.

A parte de hanseníase segue o mesmo padrão atrasado, restritivo e cheio de informações não-necessárias para um documento que não se propõe a ser um tratado de infectologia e sim uma mera diretriz de apoio à decisão médico-pericial em doenças infecciosas.

Como no fim de todo porão tem um poço, o documento mostra que seu autor, pelo visto, desconhece até mesmo a função de um perito médico do INSS, pois delibera sobre "isenção de imposto de renda" para cada doença abordada. NÃO É FUNÇÃO DO PERITO MÉDICO DO INSS FAZER ANÁLISE DE ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA A SRF/MF. Tanto que esse "serviço" sequer consta nos sistemas oficiais do INSS.

Já cansamos de dizer isso aos colegas: Não é atribuição do INSS fazer análise dessas situações, que por lei cabem a um serviço médico oficial do SUS, e não somos sequer um serviço médico "propriamente dito" dentro do INSS, pois só fazemos análise médica de incapacidade laborativa dentro de um processo administrativo de benefício por incapacidade ofertado pelo INSS aos segurados, vide: http://www.perito.med.br/2012/09/enunciado-peritomed-022012.html

Gestar por 4 anos um projeto desses para soltar esse calhamaço de informações atrasadas, ou inúteis, ou ambos, ainda por cima restritora de direitos, é demais. É inaceitável. As diretrizes desorientam, mais que o contrário, e se seguidas terão o poder de multiplicar o litígio de segurados contra o INSS.