Gostaria de dar uma sugestão sobre os posts das "cubanadas". Vocês, que são da área, poderiam transcrever e "traduzir" as recitas passadas (até por causa da letra - que fica mais difícil de entender se for lida por alguém não familiarizado com termos médicos, abreviaturas etc.). Por outro lado, poderiam explicar o erro, mostrando para qual doença serve o medicamento prescrito e qual deveria ter sido indicado, bem como as dosagens. Assim fica mais fácil para a gente mostrar às pessoas comuns a total irresponsabilidade do governo do PT. Imagina se alguém virasse para um leigo e dissesse que um advogado entrou com uma apelação contra uma decisão interlocutória? A mensagem não iria ser transmitida.
Eu não disse que Cuba tem a medicina mais avançada do mundo! É a mais nova e espetacular forma de tratar uma crise asmática. Ainda fico pensando no motivo de Lula e Dilma não terem tratado suas neoplasias por lá e preferirem os médicos brasileiros...
Em crianças, o uso de furosemida inalatória é indicada, principalmente na broncodisplasia.
1) http://goo.gl/RTsOjk
2) Melo, Raul Emrich; Solé, Dirceu; Naspitz, Charles K. Eficácia da furosemida inalada na asma induzida por exercício em crianças / Efficacy of inhaled furosemide in childrens exercise-induced asthma J. pneumol;22(4):171-6, jul.-ago. 1996. graf.
Só que era broncoespasmo, não broncodisplasia. E os estudos são poucos e sem grandes ensaios randomizados.
O tratamento do broncoespasmo está bem consolidado e não prevê quiromancias como inalar furosemida, que é um inibidor da bomba de Na+/K+/2Cl- na alça de henle.
Não temos alça de henle nem essa bomba nos brônquios.
É, nenhum estudo explica o mecanismo de ação da furosemida inalatória. Só acham vantagens frente ao placebo na prevenção do broncoespasmo. Lógico que o mecanismo de ação não terá nada a ver com a alça de Henle, até porque os estudos não encontraram nenhum efeito diurético. A homeopatia também não tem mecanismo de ação descoberto, e está indicado seu uso. . De uma forma ou de outra, estes estudos, apesar de poucos e não serem randomizados/controlados, podem ser o motivo de os cubanos usarem esta prática. . Veja bem ... se eles estão usando furosemida inalatória porque usam a mesma em seu país, sem saber que aqui não se usa, é um erro menor. Agora, usar no chutômetro ... aí o erro já é monstruoso. . De uma forma ou de outra, os estudos dão uma certa amenizada na história.
Já fiquei sabendo de médico brasileiro formado em Cuba que tratou raiva como virose e quase matou o paciente. Isso que ele avisou na consulta inicial que havia sido mordido por um morcego. Bando de burro.
Desculpe Vandeilton,mas nn tem estudo nenhum,nem em Cuba nem na China,que possa amenizar o uso de furosemida inalatoria pra tratar crise asmatica. O erro e uma enorme burrice .Monstruoso mesmo.
www.revistas.usp.br/fpusp/article/download/78349/82365 . "Prabhu et al.21 realizaram um estudo com o objetivo de comparar os efeitos de uma dose única de furosemida (1 mg/kg) administrada por via inalatória e intravenosa nos mecanismos pulmonares em crianças prematuras com doença pulmonar crônica. Eles concluíram que a furosemida inalada aumentou o volume corrente em 31% e a complacência dinâmica em 34% após duas horas, enquanto nenhuma dessas mudanças pôde ser observada após a administração de furosemida por via intravenosa; relataram ainda não ter encontrado alteração quanto à resistência de vias aéreas em ambos os grupos." . Prabhu VG, Keszler M, Dhanireddy R. Pulmonary function changes after nebulised and intravenous frusemide in ventilated premature infants. Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed. 1997; 77(1):32-5.
Não estou defendendo o ato de usar furosemida inalatória, pois nos próprios estudos que posto, a conclusão é de não usar e aguardar uma estudo mais completo e de maior confiabilidade para atestar a segurança e a eficácia da prática. . Porém, vejo o assunto de uma forma menos crítica. Sei que cientistas já estão pesquisando o assunto. Não se trata de um horror ou um absurdo médico. se o fosse ninguém nem o pesquisaria. Se tem alguém pesquisando é porque acha viável uma aplicação clínica da coisa. . Tem médico que prescreve toneladas de vitaminas para prevenir envelhecimento. Isto sim é um absurdo. E os que prescrevem a medicina natural? . Sim, é errado usar medicações que ainda não têm sua segurança, eficácia e risco-benefício cientificamente testado e comprovado. Porém, dizer que é um monstro de 7 cabeças, aí também já é exagero.
A mãe leva a criança com crise asmática ao posto, situação de emergência com risco de evoluir para insuficiência respiratória. Então o suposto médico prescreve furosemida via inalatória. Se esta absurda conduta fosse feita por médico de verdade, seria caso de denúncia no CRM. A sindicância certamente viraria um Processo Ético-Profissional (PEP) e dificilmente o médico denunciado seria absolvido nesse PEP. Mas como é intercambista, fica por isso mesmo.
Gente eu fui Socorrida pelo Samu a menos de uma semana com crise asmática, so consegui chegar no hospital pq estava no oxigenio, fui medicada com lasix (furosemida) entre outros, saí de la 6 horas depois e os medicos descobriram q eu estava com pneumonia, estou tratando em casa e me surpreendi muito com a utilizaçao do Lasix, Ah e foi um medico brasileiro e exelente proficional...
Nem merece comentários.....
ResponderExcluirGostaria de dar uma sugestão sobre os posts das "cubanadas". Vocês, que são da área, poderiam transcrever e "traduzir" as recitas passadas (até por causa da letra - que fica mais difícil de entender se for lida por alguém não familiarizado com termos médicos, abreviaturas etc.). Por outro lado, poderiam explicar o erro, mostrando para qual doença serve o medicamento prescrito e qual deveria ter sido indicado, bem como as dosagens. Assim fica mais fácil para a gente mostrar às pessoas comuns a total irresponsabilidade do governo do PT. Imagina se alguém virasse para um leigo e dissesse que um advogado entrou com uma apelação contra uma decisão interlocutória? A mensagem não iria ser transmitida.
ResponderExcluirNossa, o cara é bom mesmo, eu não conhecia essa versatilidade da furosemida!!! :-P
ResponderExcluirEu não disse que Cuba tem a medicina mais avançada do mundo! É a mais nova e espetacular forma de tratar uma crise asmática. Ainda fico pensando no motivo de Lula e Dilma não terem tratado suas neoplasias por lá e preferirem os médicos brasileiros...
ResponderExcluirEm crianças, o uso de furosemida inalatória é indicada, principalmente na broncodisplasia.
ResponderExcluir1) http://goo.gl/RTsOjk
2) Melo, Raul Emrich; Solé, Dirceu; Naspitz, Charles K.
Eficácia da furosemida inalada na asma induzida por exercício em crianças / Efficacy of inhaled furosemide in childrens exercise-induced asthma
J. pneumol;22(4):171-6, jul.-ago. 1996. graf.
Só que era broncoespasmo, não broncodisplasia. E os estudos são poucos e sem grandes ensaios randomizados.
ResponderExcluirO tratamento do broncoespasmo está bem consolidado e não prevê quiromancias como inalar furosemida, que é um inibidor da bomba de Na+/K+/2Cl- na alça de henle.
Não temos alça de henle nem essa bomba nos brônquios.
É, nenhum estudo explica o mecanismo de ação da furosemida inalatória. Só acham vantagens frente ao placebo na prevenção do broncoespasmo. Lógico que o mecanismo de ação não terá nada a ver com a alça de Henle, até porque os estudos não encontraram nenhum efeito diurético.
ResponderExcluirA homeopatia também não tem mecanismo de ação descoberto, e está indicado seu uso.
.
De uma forma ou de outra, estes estudos, apesar de poucos e não serem randomizados/controlados, podem ser o motivo de os cubanos usarem esta prática.
.
Veja bem ... se eles estão usando furosemida inalatória porque usam a mesma em seu país, sem saber que aqui não se usa, é um erro menor. Agora, usar no chutômetro ... aí o erro já é monstruoso.
.
De uma forma ou de outra, os estudos dão uma certa amenizada na história.
Já fiquei sabendo de médico brasileiro formado em Cuba que tratou raiva como virose e quase matou o paciente.
ResponderExcluirIsso que ele avisou na consulta inicial que havia sido mordido por um morcego.
Bando de burro.
Desculpe Vandeilton,mas nn tem estudo nenhum,nem em Cuba nem na China,que possa amenizar o uso de furosemida inalatoria pra tratar crise asmatica.
ResponderExcluirO erro e uma enorme burrice .Monstruoso mesmo.
www.revistas.usp.br/fpusp/article/download/78349/82365
ResponderExcluir.
"Prabhu et al.21 realizaram um estudo com o objetivo de comparar os efeitos de uma dose única de furosemida (1 mg/kg) administrada por via inalatória e intravenosa nos mecanismos pulmonares em crianças prematuras com doença pulmonar crônica. Eles concluíram que a furosemida inalada aumentou o volume corrente em 31% e a complacência dinâmica em 34% após duas horas, enquanto nenhuma dessas mudanças pôde ser observada após a administração de furosemida por via intravenosa; relataram ainda não ter encontrado alteração quanto à resistência de vias aéreas em ambos os grupos."
.
Prabhu VG, Keszler M, Dhanireddy R. Pulmonary function changes after nebulised and intravenous frusemide in ventilated premature infants. Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed. 1997; 77(1):32-5.
Não estou defendendo o ato de usar furosemida inalatória, pois nos próprios estudos que posto, a conclusão é de não usar e aguardar uma estudo mais completo e de maior confiabilidade para atestar a segurança e a eficácia da prática.
ResponderExcluir.
Porém, vejo o assunto de uma forma menos crítica. Sei que cientistas já estão pesquisando o assunto. Não se trata de um horror ou um absurdo médico. se o fosse ninguém nem o pesquisaria. Se tem alguém pesquisando é porque acha viável uma aplicação clínica da coisa.
.
Tem médico que prescreve toneladas de vitaminas para prevenir envelhecimento. Isto sim é um absurdo. E os que prescrevem a medicina natural?
.
Sim, é errado usar medicações que ainda não têm sua segurança, eficácia e risco-benefício cientificamente testado e comprovado. Porém, dizer que é um monstro de 7 cabeças, aí também já é exagero.
A mãe leva a criança com crise asmática ao posto, situação de emergência com risco de evoluir para insuficiência respiratória. Então o suposto médico prescreve furosemida via inalatória. Se esta absurda conduta fosse feita por médico de verdade, seria caso de denúncia no CRM. A sindicância certamente viraria um Processo Ético-Profissional (PEP) e dificilmente o médico denunciado seria absolvido nesse PEP. Mas como é intercambista, fica por isso mesmo.
ResponderExcluirGente eu fui Socorrida pelo Samu a menos de uma semana com crise asmática, so consegui chegar no hospital pq estava no oxigenio, fui medicada com lasix (furosemida) entre outros, saí de la 6 horas depois e os medicos descobriram q eu estava com pneumonia, estou tratando em casa e me surpreendi muito com a utilizaçao do Lasix, Ah e foi um medico brasileiro e exelente proficional...
ResponderExcluir