sábado, 31 de maio de 2014

ROTINA DO ABSURDO - A "ESCANDALOSA"


Segundo informações mulher entrou no INSS de São Vicente - SP fazendo escândalo querendo ser atendida sem pegar senha, pois ontem (26/05/2014) passou por uma atendente dizendo que havia passado no medico do INSS dia 06/05/2014 e a carta com as informações de onde receber seu beneficio não tinha chegado em sua residência. Um dos motivos pelo qual a mulher estava fazendo escândalo foi que entregou um papel com o numero do benéfico ontem para atendente que não foi devolvido. Segundo a barraqueira, a atendente ficou com o papel e pediu para a mulher aguardar a correspondência em casa. 
Informações de pessoas que trabalham no local disseram que estão com problema no sistema do INSS e não conseguem emitir documentos.

PERÍCIA MÉDICA NO ESTADO DE SÃO PAULO REDUZ 30% AFASTAMENTOS DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

Novo sistema reduz licença médica
Publicação: 31 de Maio de 2014 às 00:00 | 

São Paulo (AE) - O número de licenças médicas de professores e servidores da rede estadual de educação de São Paulo caiu 30% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2013. As licenças são o maior motivo de ausência de professores na rede pública. A queda é motivada pelo novo sistema de perícias médicas, segundo o governo. Entre janeiro e março, houve 13.954 licenças por motivo de saúde na rede. No mesmo período do ano passado, foram 20.036. Com 300 mil servidores (230 mil deles, professores), a Educação responde pelo maior grupo de funcionários da administração direta do Estado - cerca de 400 mil (sem contar a Polícia Militar).

No meio do ano passado, a Secretaria de Educação criou um departamento de perícias próprio para analisar casos dos profissionais da rede - em afastamentos superiores a 15 dias. O Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME), que atende todo funcionalismo, acabava sobrecarregado. Alguns atendimentos demoravam até seis meses - o que, para o professor, adiava o retorno à escola.

Foram criadas 35 unidades de perícias e outras 13 serão implementadas. O modelo surgiu depois de conversas com o Ministério Público Estadual (MPE), que desde 2011 tem inquérito para apurar o alto nível de absenteísmo da rede. Em 2012, a média de ausências de professores foi de 27 dias. Hoje, cerca de 10% dos professores estão afastados por motivos de saúde.

Segundo a secretária adjunta de Educação do Estado, Cleide Bochixio, o novo modelo reduziu as licenças ao acelerar o processo. “Se tem um atendimento rápido, o sujeito tira o período de licença para fazer o tratamento e volta de imediato”, diz ela

sexta-feira, 30 de maio de 2014

MPF E MAIS MÉDICOS = QUANDO 1 + 1 = 2


SIGA A ORDEM:
 
 



COMO QUERÍAMOS DEMONSTRAR, NÉ COMPADRE?


CEREST A SERVIÇO DO TRABALHADOR OU DO SINDICATO?

O que já era sabido dos peritos médicos agora se mostra verdade em um folder do Cerest Campinas descoberto por este blog: Uma propaganda do Cerest supostamente a guisa de interesse da saúde do trabalhador, sobre acidentes no trabalho, com propaganda de SINDICATO de trabalhadores ligados a entidades confederadas.

Então temos o Cerest, um órgão público com preenchimento de cargo sob concurso público, fazendo documento de interesse de sindicato privado, com patrocínio desses sindicatos, sob a chancela da entidade pública.

Onde está a ética, a isenção, a responsabilidade e a legalidade desse órgão público?

Imaginem a Anvisa soltando folder sobre a alimentação infantil com propaganda da Danone, o escândalo que seria...

Conforme já vínhamos denunciando aqui, as Cerest não passam de ponta-de-lança médica de sindicatos e associados, completamente infiltrados, usando o bom nome do serviço público para cumprir uma agenda privada, pautados por uma política sindical não-pública. Deveria ser caso de exoneração coletiva. ( O grifo na imagem abaixo foi nosso)

Por favor, peritos do INSS: Dêem aos relatórios médicos dos Cerest do Brasil o valor que eles de fato tem, após lerem esta matéria.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

MESMO COM CFM PROIBINDO, SÉRGIO CARNEIRO PRETENDE LIBERAR ACESSO DE LAUDO MÉDICO A PROCURADORES

Está no forno uma minuta de portaria da DIRSAT para normatizar a liberação de acesso a laudos médicos da Perícia Médica do INSS aos procuradores da AGU.

Esta conduta é proibida pelo Conselho Federal de Medicina. Nem preciso dizer o que acontecerá se o Dr. Sérgio assinar tal medida. Os médicos que viabilizarem na prática esse processo também incorrem em desobediência.

Agora uma questão: O que os procuradores tanto querem com esses laudos médicos, se não vão entender nada do que lerão, por insuficiência técnica? Ou a AGU também partilha da tese de que "de médico e louco todo mundo tem um pouco (e no Brasil bota "pouco" nisso)"?

CAIU A CASA (LITERALMENTE) NA APS COMÉRCIO, SEDE DA GEX SALVADOR.

Não foi devido a aprovação das 30h dos peritos no Senado, e nem a Copa e nem a chuva!!

Resolveram lavar o primeiro andar do prédio, cujo térreo abriga a APS Comércio, em Salvador-BA. Deram um esfregaço no pavimento do primeiro andar. O resultado foi esse, ao som de Gal Costa:


"Chuva de Prata que cai sem parar..."

"Quase me mata de tanto esperar..."

"Um beijo molhado de luz..."

"Sela o nosso amor..."


"Se tem luar no céu..."

"Retira o véu e faz chover sobre o nosso amor..."

"Oh Lua bonita no céu..."



"Molha o nosso amor..."

Como os peritos e nem os segurados e nem os administrativos tinham os EPI necessários para trabalhar em condições assim, como capacetes, secadoras e bóias, o expediente foi interrompido. Viram o processo molhadinho lá em cima?

O detalhe é que é nesse mesmo prédio que funcionam a engenharia e a logística da Gerência do INSS. Belo trabalho!

Os responsáveis pela fiscalização predial estavam onde quando começaram a lançar água no andar de cima para lavar o piso e por tabela derrubar o teto da APS?

Culpa dos comunistas?

Sabidamente o Ministro Garibaldi desaposentou o atual Gerente Executivo da GEX Sal a pedido do deputado Daniel Almeida do PC do B.

Uma Marca

Na posse do atual gerente da GEx Sal, o SR João Maria, que afundou o Nordeste, disse que o recém empossado era uma "marca" para a instituição. Agora sabemos que deve ser uma marca d´água.

JÁ ARRECADAMOS 50% DA VAQUINHA - AGRADECEMOS A AJUDA E CONTINUAMOS A PEDIR A COLABORAÇÃO DOS LEITORES PARA O BLOG

Caros leitores, muito obrigado pelo sucesso que tem sido a Vaquinha do Blog perito.med destinada a pagar uma banca de advocacia para impedir que o assédio moral continue no INSS e manter este blog aberto e funcionante.

Graças à sua generosidade e sua contribuição, entre depósitos na conta e no site do vakinha.com, já arrecadamos em apenas 7 dias nada menos que 50% de todo o valor necessário para a causa, cujo dinheiro já foi empenhado aos advogados (então,assaltantes, esqueçam).

Mas é necessário seguir em frente. Semana que vem cai o salário do INSS e o de milhares de outros trabalhadores que curtem este blog.

UM BOM MOMENTO para aproveitar e doar qualquer quantia, um real que seja, para a nossa vaquinha. Ajude a manter o blog aberto e ajude-nos a caçar os assediadores do INSS.

Para saber mais clique aqui: http://www.perito.med.br/p/textos-de-apoio-vaquinha-do-blog.html

Para fazer sua contribuição ao blog clique no banner acima. Qualquer problema acesse o link abaixo:


Ou então se preferir transfira direto para a conta: http://www.perito.med.br/p/textos-de-apoio-vaquinha-do-blog.html

quarta-feira, 28 de maio de 2014

GAME OF THRONES INSSANO - PARTE III: ASCENSÃO E QUEDA DO FARAÓ MARAJABAS

Nos episódios anteriores (Episódio 1 - Episódio 2), vimos a ascensão ao poder do Comissário Easy Rider, senhor das Terras Bandeirantes e que se aventurou a voos solos para virar Rei da Inssanidade e até mesmo Chefe da Praça Cívica, cargo de altíssima importância na Terra Média que o deixaira muito próximo de nonotentáculo, o Pontifex Maximus e sua preposta na Terra Média, a Dama de Ferro.
 
Nesse caminho acumulou tantas riquezas, imóveis, pirâmides, cargos de representação, dinheiro e fortuna, que o Comissário Easy Rider foi proclamado Faraó Marajabas, Soberano da Terra Inssana, Aquele que em Tudo Está e Em Tudo Ganha, Que Tudo Sabe e Que Tudo É.
 
Sob novo título, o Faraó Marajabas desfilava solene na Capital da Terra Média, exibindo anéis, riquezas e poder, mas ao mesmo tempo em que brilhava junto aos cardeais, suas posses localizadas nas terras bandeirantes começavam a apresentar focos de rebelião e degradação importantes.
 
Comandante Gólgota, que tempos atrás havia tentado um golpe contra o então Comissário e após um acordo de última hora conseguiu preservar seu posto no Farol de Santa Ifigênia, não parava de fazer cagadas, uma atrás da outra. Queimou todas as pontes de relacionamentos com as bases, feudos e organizações bandeirantes, que iniciaram uma rebelião interna contra sua nefasta presença, pois liderança nunca houve. Reconhecida como uma mera preposta do Faraó, este rapidamente foi contaminado em sua imagem pela verdadeira "asa negra" que virou a Comandante Gólgota na terra bandeirante.
 
Indignado, o Faraó despachou para as terras meridionais sua assistente principal, a Ajudante-de-Ordens Belchior, para resolver a situação. Ela que já havia sido no passado guardiã do Farol bandeirante, ao chegar na cidadela e se deparar com a zorra instalada, o caos e a absoluta perda de apoio que o Faraó enfrentava, se indignou e partiu para o confronto com Gólgota.
 
No que ficou conhecido como "A Batalha das Gabetes", Belchior desafiou Gólgota em pleno Farol de Santa Ifigênia e fez duríssimas acusações contra a sanidade mental, a competência e o preparo técnico da Comandante e declarou que ela havia posto tudo a perder por sua extrema incapacidade pessoal, que eles estavam sem o apoio das bases e que isso iria custar muito caro à Comandante, pois sofreria o pior dos castigos: Ao invés de receber a honra do "banho rosa" e ascender a um cargo na Capital da Terra Média ("cair pra cima"), ela seria defenestrada com desonra do Farol e teria que voltar à sua antiga capitania riopretense para organizar toda a demanda represada de BPC-LOAS e licença-maternidade.
 
Desesperada com o futuro negro riscado em seu mapa, Gólgota reagiu com raiva e rancor, se declarou abandonada pelo Faraó, perseguida por todos, se ameaçou jogar do alto do Farol, mas por fim ajoelhou-se e pediu clemência à representante do divino, e ganhou mais um prazo para tentar consertar o rastro de estrume que deixou em suas cavalgadas pelas terras bandeirantes.
 
Um dos efeitos mais nefastos dessa maré pútrida que tomou conta da terra bandeirante para a reputação do Faraó foram as publicações de uma série de denúncias de ilícitos cometidos pela divindade ao longo de sua trajetória inssana, que macularam de forma definitiva sua reputação e seu currículo. Os vazamentos partiram da Fortaleza de Glicérius, famoso foco de resistência ao poder do comissário. De idolatrado, passou a ser evitado e, em alguns casos, execrado.
 
Atingido em sua reputação e distraído pelos eventos em seus domínios, o Faraó foi vítima de um golpe certeiro e faceiro: o Clã Potiguar, atual dono do Trono Inssano, aliado ao Clã dos Mercantes, atual Chefe da Casa Cívica, ambos postos postulados pelo Faraó num passado recente, com a ajuda do Cardeal Berzonius e dos Elfos Auditores, conseguiram eliminar do Trono Inssano um importante assessor que era, na verdade, espião de longa data do Faraó, chamado Benedictus Bronka. Bronka foi sumariamente limado do comando inssano após décadas de serviço, sem dó nem piedade, e mandado para o asilo dos exonerados da inssanidade. Em seu lugar assumiu uma indicada pelo Clã Potiguar, a líder da tribo dos Frodos, com a tarefa de riscar das paredes do Trono Inssano todos os hieróglifos pertencentes ao Faraó Marajabas.
 
Sem o respeito da população que antes o idolatrava, flagrado em dezenas de ilegalidades, desmascarado por rebeldes bandeirantes, a cada dia vendo seus aliados sendo exonerados pela Líder dos Frodos e despachados de volta para os domínios bandeirantes com uma mão na frente e outra atrás, sendo até mesmo impedido de frequentar a antes habitual Casa Cívica e em risco de perder o trono bandeirante, o Faraó Marajabas agora se vê numa delicada situação e já mandou até mesmo emissários para reinos vizinhos em busca de abrigo.
 
Como todo fundo de poço tem uma tampa de porão, recentemente a Líder dos Frodos, após denúncia da Fortaleza do Glicérius, descobriu um esquema de manipulação de tributos e produtos das terras bandeirantes, sob a batuta da Comandante Gólgota, naquilo que vem sendo chamado de "a cagada final". Isolado, sem apoio e ainda por cima cobrado por mais essa, o Faraó Marajabas corre o risco de ser riscado do mapa. (Continua...)

CHAMAR VOTAÇÃO NO SENADO DE VITÓRIA É OPORTUNISMO E ESTELIONATO POLÍTICO. SÓ SERÁ VITÓRIA SE NÃO HOUVER VETO.

Tem gente ai cantando de galo e dizendo "Vitória" por causa da aprovação sem cortes pelo Senado da PLC 005/2014 que contempla as 30h da carreira pericial.
 
Calma lá. Não há vitória alguma ainda. Há uma expectativa de.
 
Só será vitória se não houver veto presidencial. Antecipar comemoração soa oportunismo barato e estelionato político.
 
Mais uma vez o blog agradece o empenho da bancada do PMDB no Congresso que permitiu a aprovação da emenda parlamentar das 30h da nossa carreira e rogamos que a Presidente Dilma não cometa o erro que Lula cometeu em 2010.
 
O erro que Lula cometeu em 2010 não foi esse que vocês pensaram, e sim dar ouvidos ao Marajá da Previdência.

30 HORAS PASSAM NO SENADO. AGORA É COM A PRESIDENTE.

Acaba de ser aprovada sem reparos no Senado Federal o PLC 05/2014 que versa sobre a MP 632 cuja emenda 003 determina a jornada de 30h para a carreira pericial.

Agora está nas mãos da Presidente Dilma o futuro da carreira dos peritos.

JURA?

"O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, chegou em Juiz de Fora como promessa de resolver a falta de profissionais e oferecer mais consultas aos pacientes. Os médicos estrangeiros já estão atendendo a população, mas as filas ainda são intermináveis e há pacientes que pagam para conseguir uma vaga no atendimento. Segundo o secretário municipal de saúde, José Laerte Barbosa, nos locais onde já foi implantado o programa “Siga Saúde”, as pessoas não precisam ir para fila porque elas têm as consultas agendadas. Está prevista ainda a implantação da classificação de risco na atenção primária.

A fila existe nas unidades de saúde porque o número de pacientes é maior que o de consultas disponíveis. A falta de profissionais é um problema e os poucos médicos não conseguem atender toda a demanda. Os profissionais do programa do Governo Federal já trabalham há mais de um mês na rede de Atenção Básica do município. Mas os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda esperam horas na fila para marcar uma consulta. “A gente vem para cá uma hora da manhã, meia-noite”, disse a dona de casa Maria Helena de Jesus."

OPERAÇÃO ONIPRESENTE

"Operação Onipresente" investiga médicos e cumprimento de carga horária

Materiais foram apreendidos no Socorrão, Secretaria de Saúde e Posto dos Três Poderes.
Imirante Imperatriz
27/05/2014 às 16h01 - Atualizado em 27/05/2014 às 17h54


PF investiga médicos em Operação Onipresente.

IMPERATRIZ - Deflagrada nesta terça-feira (27) pela Polícia Federal, a Operação Onipresente cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no Centro de Especialidades (Posto de Saúde dos Três Poderes), no Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão, e na Secretaria Municipal de Saúde do município.

De acordo com o delegado que comanda a operação, Paulo de Tarso da Cruz Viana Júnior, as investigações começaram há quatro meses depois que a Polícia Federal recebeu denúncias sobre reagendamento de perícias. Os médicos não estariam cuprindo a carga horária de 40h semanais por trabalharem em outros locais, alvos da busca e apreensão de material.

Foram apreendidos documentos e dispositivos de armazenamento de dados para serem periciados. Ninguém foi detido, nem os médicos investigados tiveram os nomes divulgados. Se confirmada a suspeita, eles poderão responder pelo crime de estelionato, previsto no Código Penal.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

CHEFE DO QUE MESMO?

Depois o INSS ainda tem a cara de pau de culpar os peritos da ponta pelo caos insano da autarquia. Vejam, com a devida omissão dos nomes, troca de e-mails entre SST não-médico e a SOGP a respeito de demanda do MPF local, segundo denúncia encaminhada ao blog:

     ---------- Mensagem encaminhada ----------
> Em xxxxxxxxx/2014 às xxxx horas, xxxxxxxxxx@inss.gov.br escreveu:
>
> xxxxxxxxx, boa tarde!
> Estamos com uma demanda advinda do Ministério Público Federal.
> Encaminho em anexo, memorando nºxxx que solicita
> informações por parte da SST xxxxxxxxxxx a fim de consolidar a
> resposta ao órgão solicitante.
> Qualquer dúvida, estamos à disposição.
> Atenciosamente,
> xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

> Chefe SOGP
> Gex xxxxxxxxxxxxxxxx
> xxxxxxxxxxxxxxx



> De: "xxxxxxxxxxxxxxx - INSSxxxxx"
> <xxxxxxxxxxxx@inss.gov.br>
> Data: xxxxxxxxxx/2014
> Assunto: Re: URGENTE: MPF
> Para: "xxxxxxxxxxxx - INSSxxxxxxxxxx"
> <xxxxxxxxxx@inss.gov.br>
> xxxxxx, boa tarde.
>
Infelizmente, os quesitos apresentados não podem ser
> respondidos pela SST, já que não acompanho pessoalmente os
> atendimentos. O que eu posso dizer é que ele tem 20
> requerimentos agendados por dia. Como ele atende? Não sei.
> Atende todos? também não posso afirmar.
> Acredito que esta demanda seja exclusiva da gerente da APS.

> Estou a disposição.
> Att,
>
> *xxxxxxxxxxxxx*
> Chefe da Seção de Saúde do Trabalhador
> GEX xxxxxxxxxxx


O Chefe do SST diz que por "não acompanhar pessoalmente os atendimentos" não sabe se o perito atende todos e como o atendimento é feito.  E vem cá, 20 requerimentos, não tá meio alto esse número não ???? E não sabe quantos foram feitos ????

Chefe pra que né? Bota um poste na cadeira que fica melhor, pelo menos do poste pode sair alguma luz.

"EU PRODUZO OS NÚMEROS QUE EU QUERO"

Em certa superintendência comandada com "mãos de ferro", em 2013 teve mais uma bagunça na maior das agências causada por um esgotamento dos servidores com as péssimas condições de trabalho.
 
Disso nasceu um grupo de trabalho entre peritos, administrativos e o supervisor dessa superintendência, que adorava uma "calculadora"...
 
No meio da conversa, diante das queixas e das ameaças de retiradas de peritos e etc, ao se questionar os números da superintendência, o supervisor disse para quem quis ouvir:
 
"Os números não são um problema, pois aqui em XXX XXXXX eu produzo os números que eu quero".
 
Isso foi antes do SISAGE.
 
 
 

DIREITO E PERÍCIA MÉDICA

NATUREZA ALIMENTAR
Se não fizer perícia, INSS tem de implantar benefício em 45 dias

26 de maio de 2014, 07:01h

O INSS em Santa Catarina tem prazo de 45 dias para implantar, automaticamente, os benefícios previdenciários por invalidez — exceto acidentários —, caso a perícia não seja realizada nesse período. A determinação é da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, após julgar parcialmente procedente Ação Civil Pública manejada pelo Ministério Público Federal contra o INSS. O acórdão foi lavrado na sessão do dia 19 de maio, com validade para todo o estado.

A ACP foi ajuizada em março de 2012, em função do grande atraso nas perícias, tendo em vista a natureza alimentar dos benefícios pleiteados. O MPF requeria o prazo máximo de 15 dias para a realização da perícia ou a implantação provisória do benefício.

A 3ª Vara Federal de Florianópolis julgou procedente a ação em julho de 2013, levando o INSS a recorrer no tribunal. A autarquia alega que o prazo de 15 dias é exíguo e pode levar à implantação de benefícios indevidos, pedindo aumento para 45 dias, conforme precedentes julgados no Rio Grande do Sul e Paraná.

O relator do processo, desembargador federal Rogério Favreto, apesar de reconhecer que houve melhora nos serviços do INSS desde o ajuizamento da ação, com a nomeação de novos servidores e a realização de concursos públicos de remoção e ingresso na carreira, entende que tais providências ainda são insuficientes.

Favreto aponta que, além da demora na conclusão dos concursos públicos, prazos de nomeação e posse, também ocorrem desistências e desinteresse de médicos peritos ao serem lotados em agências previdenciárias que não sejam de seu interesse. “Esse contexto remete à adoção de providências com maior agilidade, flexibilidade e eficiência para enfrentar, pelo menos temporariamente, a demora no atendimento e realização das perícias pelo INSS, em particular nos locais mais críticos, sob pena de causar lesão ao princípio da eficiência da Administração”, pondera, em seu voto.

Para o desembargador, o prazo de 45 dias para a realização das perícias mostra-se razoável, considerando os bens jurídicos em conflito: o direito do segurado ao benefício previdenciário e a reserva do possível diante das limitações materiais da Administração. Favreto autorizou, ainda, que a autarquia realize credenciamento temporário de peritos médicos para atendimento de setores e locais em estado crítico, instrumento que tem contribuído para a melhoria dos serviços periciais. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

Clique aqui para ler o acórdão. 

WWW_SISREF VERSÃO XIXI

Em determinada APS do interior do RS uma chefete teve o desplante de ficar na porta do banheiro contando os minutos que uma perita ficou fazendo xixi. Aparentemente a chefete não tinha mais nada na vida para fazer na agência.

Após 10 minutos, a perita é surpreendida com a chefete dando um show dizendo que iria "descontar" os dez minutos do SISREF dela.

Os peritos se indignaram e cruzaram os braços por 5 dias, até que a chefete foi removida para um outro lugar e a ordem voltou à APS.

Deveria ter sido removida a um hospital psiquiátrico.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

SOLICITAMOS AJUDA PARA MANTER O BLOG PERITO.MED NO AR E PARA AJUDAR AO COLEGA FRANCISCO CARDOSO DE SÃO PAULO, PERSEGUIDO PELO GOVERNO E PELOS INIMIGOS DA MEDICINA

Por Francisco Carlos Luciani*
*Presidente da Associação Gaúcha de Peritos Médicos Previdenciários

Colegas, bom dia.

Solicitamos colaboração ao colega Francisco Cardoso, perito médico da GEX São Paulo Centro, diretor do Sindicato Nacional dos Servidores Federais Peritos Médicos, administrador e principal editor do blog perito.med, atualmente a principal voz da categoria pericial.

O colega Francisco Cardoso está sendo vítima de bárbara perseguição dentro do INSS. Ficamos sabendo que existe uma sala na corregedoria de SP somente para dar andamento aos PADs movidos contra ele. Soubemos de graves delitos cometidos nesses PAD que afrontam o direito à ampla defesa contra o colega.

Nenhuma acusação de crime ou corrupção, é coisa tipo: atrasos pontuais, “gritos” com “alguém”, não bater SGA, "denúncia", acúmulo de vínculos inexistentes e, claro, a ÚNICA VERDADEIRA CAUSA, o blog www.perito.med.br.

Na prática querem sua exoneração, por “algum delito” ou que o mesmo canse e “peça para sair”. Querem tirar o perito.med do ar.

Alarmado e com razão para isto, procurou um bom advogado em direito administrativo e levou um susto com o custo. O advogado argumenta que os processos são demorados e exigem acompanhamento “de perto” de cada passo, já que correm dentro da instituição que o quer prejudicar. Prazos, testemunhas, indeferimentos, etc, precisam ser vigiados de perto e como são vários PADs, cada um com seu trâmite próprio há mais custo envolvido. Querem “matar o colega” no cansaço e no desânimo.

No caso de vitória do colega Francisco Cardoso, seria um precedente importante pois estamos frequentemente sendo ameaçados direta ou indiretamente pelos gestores do INSS.
O Sindicato Nacional dos Peritos cobrirá parte do custo, já que trata-se de motivação francamente relacionada à militância do Chico Cardoso à causa pericial, no entanto o sindicato não pode cobrir todo o custo. Estamos então fazendo uma campanha de arrecadação para ajudar o colega.

Qualquer valor ajuda. Criamos um site no Vakinha.com e esperamos a colaboração de todos.
Caso as doações cheguem ao valor o site avisa. Qualquer valor acima do custo previsto será revertido ao sindicato.
Segue abaixo o link do Vakinha.com.

http://www10.vakinha.com.br/vaquinhaE.aspx?e=266887

Qualquer valor ajuda. Se todos os peritos ajudados pelo blog e pelo colega derem 10 reais que seja, já será o suficiente.

Rogo aos colegas que nos ajudem. Deixar o Francisco Cardoso carregar este fardo sozinho seria desautorizá-lo e disseminar a sensação de que estamos mesmo desamparados contra a instituição que agora, com a GDAMP pode “cortar” nossos parcos ganhos quando não obedecermos.

Tudo caminha para um novo enfrentamento. O INSS agora quer que façamos, além da agenda do SABI, as agendas paralelas do SIBE, SIMA e da aposentadoria especial para deficientes. Ou seja, criam mais trabalho, não contratam pessoal e ameaçam com corte de salário se não fizermos como eles querem.

Precisamos de colegas lutadores, o Chico Cardoso é o maior entre nós neste quesito.  Vamos ajudá-lo. Conto com todos vocês. A contribuição através do site pode ser feita através de várias formas (boleto, cartão, etc). Basta clicar no Link  "quero ajudar" (clique aqui). Vamos dar este recado ao inimigo.


LINK DE ACESSO AO VAKINHA.COM:




EU APOIO O BLOG PERITO.MED

CLICAR EM: Contribua já




Quem tiver dificuldade para acessar o link a conta do colega está abaixo:
BB Agência 3652-8 (CCS-UFRJ) CC: 5486-0
Francisco Eduardo Cardoso Alves
CPF: 083.993.357-62

O valor do depósito em conta será adicionado ao da Vakinha.com.

Espalhem essa campanha entre seus colegas nas APS, nos emails e nos amigos. Não vamos deixar o INSS achar que pode esmagar nossos defensores com a força do poder econômico do governo.

Vamos à luta.

Francisco Carlos Luciani
Presidente da Associação Gaúcha de Peritos Médicos Previdenciários

AVALIAÇÃO GDAPMP - COMO PODE SER ISENTO NA AVALIAÇÃO UM CHEFETE QUE FALA ISSO DOS PERITOS?

Um dos grandes problemas de se mandar o chefe da APS dar notas para peritos é, conforme já disse aqui, a absoluta FALTA de isenção que esse chefete vai ter em analisar seu subordinado direto no aspecto administrativo, o perito, uma vez que existe entre chefe e perito, no INSS, claramente uma relação inter nolente.

Um exemplo clássico se dá na antiga APS BI Porto Alegre, atual APS Partenon II.

Vejam o que o chefe da APS de lá, Senhor Matheus Brum Pereira, SIAPE 1567719, disse sobre os peritos, nós, inclusive alguns seus comandados, a quem ele deveria ter isenção sobre avaliação de nota, em um tópico deste blog intitulado "SANDICE DA SEMANA" (clique aqui):


Obviamente, apagou as mensagens horas depois, mas foram devidamente gravadas pelo blog.

Noves fora o preconceito contra a categoria responsável por 70% da demanda do INSS atualmente, vamos fazer um leve exercício de imaginação:

Imaginem se ao invés de "perito", se ele tivesse falado "negro", ou "gay", ou "mulher", ou "índio", ou "pobre" ou qualquer outra minoria constituída ou grupo étnico/social classicamente discriminado ou perseguido.

Agora leiam o que ele escreveu trocando "perito" por esses grupos minoritários. Imaginem o escândalo que seria, não?

E quando é conosco, está tudo bem? Está tudo certo?

É crime ele ter asco de negro e gay mas de perito ele pode ter asco? Onde está a igualdade constitucional, somos ou não somos um povo de iguais?

Voltando ao tema: Pode uma pessoa dessas dar notas de avaliação institucional aos peritos da agência ao qual ele é chefe?

Qual a moral, a capacidade, a isenção que um servidor desses tem para botar uma nota, qualquer que seja, em um perito depois de dizer isso sobre a categoria?

Por fim, caro Matheus: 

Não é "não querer dar andamento ao serviço público". A questão é que não se pode compactuar com a ilegalidade no serviço publico. Não é criando atalhos e ignorando a lei que se é um servidor melhor e que se faz um serviço melhor.

Muitos no INSS brincam de Chico Xavier e fecham os olhos e saem escrevendo verdadeiras psicografias, sem ler nada do que escrevem, aos montes, e acham que fizeram uma boa coisa, mas não fizeram e não são Chico Xavier.

Os peritos não tem motivo algum para colaborar com a administração embora possam e façam. Fazem dando conta de 70% do atendimento do INSS enquanto são 08% dos funcionários. O governo tem uma carreira pericial reativa e desetimulada porque ele quis assim. 

O servidor público só pode efetuar o que está NA LEI. Ao fazer concurso público cada cargo tem suas atribuições e grau de exibilidade de formação para tal. Aos demais cidadãos,estes sim podem fazer tudo o que não é vedado por lei.Alem do mais o medico deve seguir os preceitos do CFM. A isso se chama princípio da legalidade e é seguindo esses princípios que se preserva o Estado e se evita o caos e a zona com o erário público e é por não seguir esses princípios que o INSS sofre prejuízos de 50 bilhões de reais por ano e responde a 8 milhões de ações na justiça.

URGENTE: NOVA ONDE DE PERSEGUIÇÕES DE RH CONTRA PERITOS.

Algumas gerências iniciaram uma nova onda de perseguições contra os poucos peritos que ainda insistem em trabalhar no INSS, como que querendo esvaziar mesmo o INSS e deixar a população sem médicos, principalmente em Goiás e Minas Gerais.

O assunto: Acúmulo de vínculos. Isso parece ser cíclico.

Antes de continuarmos, vale a pena relembrar este tópico:
http://www.perito.med.br/2013/04/sobre-o-assedio-dos-rh-vinculos-de.html

Agora bem resumido:

1) Quantos vínculos o perito pode ter?

R: Até DOIS públicos (desde que sejam privativos de médicos, o do INSS conta como um desses) e quantos privados DER NA TELHA do perito, desde que não bata horário ou entre em conflito com os horários dos vínculos públicos.

2) Qual o tempo tem que ter entre um e outro?

R: Não há nenhuma LEI que defina isso. Se você sai do INSS as 13h e declara que entra no Estado as 13:01, isso é problema do Estado e não do INSS. O INSS usa o SISREF, ponto digital acessível por senha, para garantir a confiabilidade do registro. Se é seguro ou não, que os criadores do SISREF que dêem conta disso.

3) Eu sou obrigado a me limitar a 60h semanais? A liminar dos peritos caiu?

R: Não e Não. Continua ativa. O RH que insistir nisso pode responder PAD por improbidade administrativa e descumprimento de decisão judicial e ser denunciado por prevaricação ao MPF.

4) Eu sou obrigado a voltar ao Acre pra fazer a SMS local apagar o vínculo CNES que está lá há 15 anos e eles ainda não apagaram?

R: Não. CNES não é comprovante de emprego muito menos declaração de vínculo. É apenas uma base de dados estatística que o Ministério da Saúde usa paga guiar as ações em saúde do SUS, erroneamente usada pelo MPOG para fins trabalhistas. O registro do CNES não é responsabilidade do servidor e sim das secretarias de saúde locais e/ou hospitais/empregadores. Eles são responsáveis por fazer o registro e por apagá-los. Se o INSS desconfiar de algo baseado no CNES, basta uma declaração de fé pública do perito de que NÃO POSSUI MAIS VÍNCULO no estabelecimento e pronto. NÃO CABE AO PERITO TER QUE SE DESLOCAR ao local para "pegar comprovantes". Se o INSS desconfiar do perito, eles que o façam por sua expensa.
Recentemente o MS disponibilizou na página do CNES uma opção de você solicitar online o desligamento, no próprio site do CNES. (http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Prof_Desvinculacao.asp). Faça isso, imprima o comprovante e entregue ao RH e já é muito.

5) Mas a chefete do RH disse que a liminar caiu e que vai abrir PAD contra mim.

R: Não tem problema. Espere chegar o PAD, acesse a decisão judicial mais recente sobre o caso em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/53158721/trf-1-16-04-2013-pg-121 e depois se divirta escolhendo o que vai fazer com o dinheiro que vc vai ganhar no processo contra o chefe, o INSS e demais perseguidores.

6) Sou obrigado a declarar ao RH todos os meus vínculos privados?

R: Não, nunca, jamais. APENAS é obrigação a declaração de acúmulo de vínculos públicos segundo a Lei 8.112/90. Apenas por questões de educação, pode-se citar o exercício de atividade médica privada fora dos horários declarados, mas nem isso seria obrigação em tese. Obrigação legal, só vínculo público.

7) É verdade que o próprio INSS já disse ao MPF que não ia mais exigir essas declarações de todos os vínculos privados por causa do SISREF?

R: Sim, o INSS declarou isso formalmente ao MPF na 14º reunião do GT da Previdência Social da PFDC em 2009, visível aqui (clique aqui) na página 03:

"declaração de vínculos de trabalho, com os seus respectivos horários e alterações– entende que o controle de ponto torna desnecessária a declaração"

8) Se a decisão judicial está válida (não é mais liminar), se a Lei não nos obriga a declarar vínculo privado e se até mesmo o próprio Presidente do INSS declarou de fé pública ao MPF que não iria fazer tal medida por causa do SISREF, porque então os RH continuam com essa perseguição?

R: Isso é um caso de estudo de psiquiatria coletiva.


MÃE DA PRESIDENTE DILMA PASSOU MAL HOJE E FOI INTERNADA EM SUÍTE EXCLUSIVA EM HOSPITAL DE BRASÍLIA. POR QUE NÃO PROCUROU O ATENDIMENTO HUMANO DOS CUBANOS DOS MAIS MÉDICOS QUE SUA FILHA CRIOU?

A Rainha-Mãe do Brasil, Sra.  Dilma Jane,  90 anos, teve um mal súbito na manhã de hoje e foi internada em uma suíte do Hospital das Forças Armadas de Brasília, onde conta com uma equipe exclusiva de médicos brasileiros para lhe prestar assistência.

Em que pese ter se internado em um hospital público, questionamos: por que será que ela não procurou o atendimento dos intercambistas cubanos que a sua filha vive dizendo serem médicos melhores, mais humanos e mais apalpadores que os brasileiros?

Será que os desumanos e mercenários médicos brasileiros, segundo sua filha fala, vão cuidar bem de sua saúde? Não seria melhor uma equipe de médicos cubanos irem cuidá-la?

E porque tem direito a suíte em hospital público?  Suíte não é coisa de médico brasileiro coxinha segundo os militantes do partido de sua filha?


quarta-feira, 21 de maio de 2014

CÂMARA ACEITA EMENDA E DESFAZ BOBAGEM DE HENRIQUE ALVES. MAS SERÁ QUE EMENDA RESISTIRÁ À DILMA?

20/05/2014 - 21h42

Aprovada MP que reajusta salários de algumas carreiras do Executivo

Medida provisória também amplia prazo de funcionamento da Comissão da Verdade; reduz jornada dos peritos médicos previdenciários; e prorroga contratos temporários de ministérios, entre outros pontos.
Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Discussão e votação da Medida Provisória 632/13, que reajusta os salários de algumas carreiras do Executivo e concede mais sete meses para a Comissão Nacional da Verdade concluir seus trabalhos
Deputados aprovaram MP que prevê reajuste para diversas carreiras.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20) a Medida Provisória 632/13, que reajusta os salários de algumas carreiras do Executivo e concede mais sete meses para a Comissão Nacional da Verdade concluir seus trabalhos. A MP deve ser votada pelo Senado até 2 de junho, quando perde a validade.
Carreiras como as das agências reguladoras, de perito federal agrário e dos departamentos nacionais de produção mineral (DNPM) e de infraestrutura de transportes (Dnit) terão reajustes de 15% a 34%. Essas carreiras não recebem aumentos desde 2010.
O custo total dos reajustes será de R$ 397,7 milhões em 2014 e de R$ 575,8 milhões de 2015 em diante.
O texto aprovado em Plenário é o relatório da comissão mista que analisou a MP, elaborado pelo senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP). O relatório incluiu no reajuste os aposentados dos órgãos citados na MP que recebiam a gratificação de desempenho pela média dos valores nominais.
Segundo Rodrigues, essa medida não gerará impactos orçamentários adicionais porque a previsão inicial já contemplava o reajuste para todos os servidores.
Peritos médicos
Uma das novidades no texto é a fixação em 30 horas semanais da jornada de trabalho dos peritos médicos previdenciários e dos supervisores médicos. Essas carreiras são do Ministério da Previdência Social.
A redução de jornada, aprovada por meio de emenda na comissão mista, prevê a manutenção do salário previsto para a atual carga semanal de 40 horas.

terça-feira, 20 de maio de 2014

AFASTAMENTO DE MOTORISTAS - MAIORIA DAS AGRESSÕES É PELOS PRÓPRIOS PASSAGEIROS

20/05/2014 08h09 - Atualizado em 20/05/2014 08h41
Agressão e estresse motivam licença de motoristas e cobradores em BH
Mais da metade deles e dos cobradores presenciaram casos de violência.
Passageiros são os responsáveis por 87% das agressões físicas.

DENÚNCIA GRAVE! OLHEM A QUALIDADE DO MÉDICO QUE DILMA OFERECE PARA NOSSAS GESTANTES!

20/05/2014 07h56 - Atualizado em 20/05/2014 07h56
Grávidas denunciam médico cubano por abuso sexual em posto de saúde
Integrante do programa Mais Médicos, clínico geral atua em Luziânia, GO.
Polícia Civil investiga crime e acredita que ele possa ter feito outras vítimas.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera


A Polícia Civil investiga a denúncia de três grávidas contra um médico cubano integrante do programa do governo federal Mais Médicos que atua desde o começo do ano em um posto de saúde de Luziânia, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal. Elas afirmam que o clínico geral cometeu atos libidinosos durante consulta.

Segundo uma das grávidas, que está no sétimo mês de gestação, o abuso aconteceu durante uma consulta de pré-natal. “Fui para uma consulta de rotina, meu quadro é de infecção de urina. Ele pediu para que eu deitasse em uma maca não convencional, não usada para aquilo, e tocou nas minhas partes íntimas por um período maior que o normal de um toque. Ele teve a intenção de um ato libidinoso”, relatou.

A delegada responsável pelo caso, Dilamar de Castro, informou que as mulheres passaram por exame de corpo de delito no Instituo Médico Legal de Luziânia. O médico deve ser interrogado nesta terça-feira (20).

Segundo Dilamar, conforme o relato das vítimas, o abuso foi cometido de modo parecido nas três pacientes. “A forma como ele agia é a mesma. Eram gestantes e aí, na consulta de rotina, para verificar a situação gestacional, ele praticava o ato libidinoso com as vítimas”, afirmou a delegada.

A Secretaria de Saúde de Luziânia informou que já afastou o médico do trabalho. O órgão disse ainda que já repassou as denúncias para o Ministério da Saúde, responsável pelo programa Mais Médicos e por contratar o profissional.
Médico cubano foi afastado de posto de saúde em Luziânia (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

CUBANADAS SEM PUDOR - "Mais Médico" pede RX de Tórax e trata Pneumotórax com Antibiótico

Caso ocorrido no Rio Grande do Norte tendo como fonte direta o Médico que prestou o atendimento. Paciente procura assistência Básica com queixa de Dor Torácica à Esquerda, sem história de trauma, sem sintomas infecciosos há mais de 1 semana. Cubano então solicita uma radiografia de tórax simples. Algum tempo depois ele examina a chapa do paciente (figura 1)  e lhe entrega uma receita ( figura 2).


O Profissional da Presidenta Dilma trata como PNEUMONIA um PNEUMOTÓRAX?!!!!
Aliás, nem isso, por 4 dias de CEFTRIAXONE não serve para tratar também!

Esse é o Tipo de Profissional que Presidente Dilma reservou para a parcela mais Pobre da População! Não viu um Pneumotórax Monstro que até um Estagiário é Capaz de Ver!
Fora Dilma, Fora Mais Médicos!!!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

DILMA PODERIA LOGO PERDER OS PUDORES E RENOMEAR O BRASIL COMO A REPÚBLICA CUBANA DO SUL.

Essa vida de perito deixa a gente meio paranóico... Vendo o lamentável "clipe" da Copa 2014, algo chamou a atenção.

Se Cuba não está na Copa do Mundo, se Cuba não é sede da Copa do Mundo e se Cuba não é um país com grandes tradições no futebol, o que diabos a bandeira de Cuba está fazendo tremulando no clipe da Copa?

Não uma vez, mas cinco (5) vezes. (1:34" / 1:42"/ 1:56" / 3:28"/ 3:51")





E não venham com papo de que o clipe é independente e tal que nada nessa Copa está sendo feito sem o aval do governo brasileiro bem como um agradando o outro (FIFA e Governo).

Reparem na bandeira cubana coladinha com a brasileira.

Depois de falar que os cubanos são melhores que os brasileiros, depois de inaugurar sua única obra de grande porte em Cuba (Porto de Mariel) e depois de mandar bilhões de dólares nossos para ajudar os companheiros cubanos e depois de se negar a denunciar o regime ditatorial existente na ilha, a Presidente Dilma poderia logo renomear o Brasil de República Cubana do Sul, pois parece que até a Copa vai ser disputada lá.

A LOCOMOTIVA PAROU.

A manipulação estatística com vistas a induzir milhares de servidores e a cúpula de uma instituição a acreditar que determinada gestão regional encontrava-se muito acima de seus pares, tendo por objetivo que determinado grupo fosse guindado aos mais altos níveis desta mesma instituição bem como emplacar a nomeação de seus sucessores nos cargos anteriores, lembra algo aos leitores?

Alguma autarquia em especial? Algum grupo político? Alguma região do país em particular? Alguns líderes em especial?

E quando as máscaras caem e tudo vem à tona evidenciando a manipulação, a fraude e o real status quo do problema, o que acontece?

ABSOLUTAMENTE NADA! 
O que em qualquer país sério seria motivo de auditorias e processos internos e externos com imediato afastamento do grupo em questão até o fim das investigações, em determinada autarquia parece ser tratada com piadas e dar de ombros como se nada fosse, afinal a farsa descoberta seria apenas mais uma gota d´água num oceano de irregularidades e fraudes. É isso mesmo?

Está super difícil descobrir de que autarquia estamos falando não é? E quase impossível descobrir de qual gestão regional estamos falando, não? Será que esse grupo vai continuar se "GABANDO" das traquinagens que produzem?

Segue abaixo uma questão de múltipla escolha para os milhares de iludidos , enganados e ludibriados que compõem o quadro deste verdadeiro Titanic que se aproxima rapidamente do iceberg que lhe dará seu destino final.

1) Qual é o nome que se dá à gestão de determinado grupo político em determinada região do país pega com as calças na mão brincando de manipular estatísticas e fraudar índices numa verdadeira fábrica de falsos números para se dar bem e amealhar cargos e poder?

a) Gestão fraudulenta*
b) Gestão temerária**
c) Gestão temerária e fraudulenta
d) Gestão inssana
c) Todas as acima


SERÁ MESMO QUE NADA VAI ACONTECER? VAI FICAR POR ISSO MESMO?
__________________________________
*Segundo Paschoal Mantecca (1985, p.41), gestão fraudulenta “caracteriza-se pela ilicitude dos atos praticados pelos responsáveis pela gestão empresarial, exteriorizada por manobras ardilosas e pela prática consciente de fraudes”. Segundo Adel EL Tasse, ao administrar ou gerir instituição financeira, o sujeito ativo o faz de forma fraudulenta, ou seja, meio enganoso, com má-fé e intuito de ludibriar. Nota-se que a gestão fraudulenta traz mais que um excesso de risco. O tipo exige um dolo específico, ou seja, uma vontade consciente do agente em praticar ato que dará aparência de legalidade a negócio ou situação jurídica que, em sua natureza, é ilegal.

**A gestão temerária, segundo Rodolfo Tigre Maia, parte de um conceito “normativo-cultural” presente em outras disposições penais (1996, PP.59/60). Assenta Paschoal Mantecca que “a gestão temerária traduz-se pela impetuosidade com que são conduzidos os negócios, o que aumenta o risco de que as atividades empresariais terminem por causar prejuízos a terceiros, ou por malversar o dinheiro empregado na sociedade infratora ( 1985, p. 41)

Núcleo Petista de Maior Sindicato Médico do Brasil (SIMESP) é alvo de Grave Denúncia pela FENAM

Fonte: SaúdeWeb
19 de maio de 2014
Fraude no Simesp desvia meio milhão dos médicos, diz Fenam

Sindicato dos médicos de São Paulo teria simulado o pagamento do imposto sindical. Simesp nega acusação e prevê medidas jurídicas

Possível fraude na emissão de boletos da contribuição sindical pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) teria desviado dos médicos brasileiros aproximadamente meio milhão de reais referente à Contribuição Sindical, segundo informou a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) nesta semana. O sindicato negou a acusação em nota oficial enviada ao Saúde Web.

A Federação comunica em seu site que ajuizou ações criminais e indenizatórias após surgirem suspeitas de tentativa de simulação do imposto sindical – quando o Simesp enviou boletos de cobrança aos médicos paulistas, chamada “contribuição ao sindicato”, no valor de R$ 230,00, pelo Banco Itaú, em fevereiro deste ano.

A Fenam teve acesso a esse boleto e o anexou ao processo. “A cobrança, apesar de aparentar ser o imposto sindical obrigatório, na verdade, trata-se de um recolhimento que não tem amparo legal. O pagamento deste boleto não quita a obrigação do médico com o pagamento do tributo”, afirma a Fenam em comunicado ao setor.

Levantamento realizado pela Federação apurou que, em 2014, entre os meses de fevereiro e março, o recolhimento dos médicos de São Paulo, provavelmente por emissão individual do imposto no site da Caixa Econômica Federal, foi de R$ 15,8 mil. No mesmo período do ano passado, o recolhimento para a Fenam referente à emissão dentro do mecanismo legal foi de R$ 492,5 mil – valor corresponde aos 15% que a federação legalmente tem direito. “Este é o tamanho da fraude”, alegou o presidente da Fenam, Geraldo Ferreira.

Parecer do Simesp

O Simesp alega que a denúncia é infundada e afirma que todas as contribuições estão dentro da lei e foram feitas normalmente pela Caixa Econômica Federal e que todos os boletos enviados pelo Simesp foram pagos pelos médicos que optaram em fazer a contribuição sindical.

Em nota oficial, o Sindicato garante que as acusações de fraude são baseadas em informações “falsas e sem sustentabilidade” e medidas jurídicas serão tomadas caso as acusações sejam formalizadas.

“É lamentável que a Fenam reúna mais de dez pessoas e apresente informações falsas em uma reunião meramente protocolar que durou cerca de cinco minutos. É contra esse tipo de abuso absurdo que o Simesp, consciente, se insurge para evitar atitudes dessa natureza”, afirmou em nota.

Além do presidente da Federação, participaram da 1ª audiência no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa e na 66ª Vara do Trabalho do Estado, nesta última quarta-feira (14), em São Paulo: o secretário de Saúde Suplementar, Márcio Bichara; o diretor de Formação Profissional e Residência Médica, Antônio José; o membro da CAP-FENAM, Eglif Negreiros; o membro do Sindicato dos Médicos de Santo André e Região, Carlos Carvalho; o tesoureiro do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Luiz do Amaral (Dr. Bigú); e o advogado da FENAM, Luiz Felipe. Na defesa, estavam o presidente do Simesp, Cid Carvalhaes, e o advogado do Simesp.

Para análise das provas, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa marcou nova audiência para o dia cinco de agosto de 2014. A Federação informou que impetrará uma nova ação, ainda esta semana, contra o Simesp, pois alegou que o sindicato não seguiu o Termo de Ajusta de Conduta (TAC) feito com o Ministério Público Federal, em 2004, quando se comprometeu a realizar a cobrança da Contribuição Sindical dentro dos moldes legais. A nova ação da Fenam cobrará, também, o acumulativo dos débitos do Simesp referente aos dez anos em que não houve o recolhimento. Os dados serão revelados através de perícia contábil. A entidade alerta que, quanto aos outros sindicatos que se associaram à fraude, serão impetradas ações locais junto à Vara Trabalhista e o Ministério Público do Trabalho.

Denúncia

A Fenam diz ter tomado conhecimento de uma reunião realizada em São Paulo, coordenada pelo presidente do Simesp, Cid Carvalhaes, com o sindicato do Pará e outros dois sindicatos, para definição de uma estratégia para “asfixiar financeiramente” a entidade. A fonte revelou que o plano foi acolhido pelos diretores do sindicato do Pará, como Waldir Cardoso e João Gouveia.

A ação definida por esse grupo seria a emissão de um novo boleto chamado “Contribuição ao Sindicato”, cobrada por outro banco, ao invés da emissão do boleto da Contribuição Sindical dentro do padrão Caixa Econômica, impedindo o rateio previsto em Lei, onde o recurso é distribuído automaticamente aos sindicatos, federações, confederações e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Outros sindicatos

Segundo a entidade médica, apesar da suposta fraude de meio milhão de reais, a arrecadação da Contribuição Sindical de 2014 dos outros sindicatos compensou o rombo. Houve, na verdade, um crescimento no desempenho na arrecadação de vários sindicatos, como: Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Ceará, Santa Catarina, entre outros. Em 2013, entre janeiro e abril, foram recolhidos pela Contribuição Sindical a quantia de R$ 2,4 milhões. No mesmo período, em 2014, esse valor praticamente se manteve, sendo angariado, no total, R$ 2,2 milhões.

“O que ocorre, atualmente, é que com o aumento das lutas dos sindicatos de base e com o aumento da credibilidade das instituições médicas, há um crescente interesse dos médicos a se associarem aos sindicatos e, consequentemente, contribuírem financeiramente para as causas do movimento médico. Dessa forma, mesmo com a fraude de São Paulo, Pará e outros poucos sindicatos, não haverá nenhum prejuízo nas ações desenvolvidas pela Fenam, o que inclui a contínua defesa das bandeiras de luta, como a desprecarização do trabalho médico, a implantação do Piso, a carreira médica, o reajuste nos honorários médicos da saúde suplementar, e o respeito aos direitos humanos na saúde”, afirmou o presidente Geraldo Ferreira.

domingo, 18 de maio de 2014

ESTUDO DA DESVALORIZAÇÃO DA CARREIRA DE PERITO - PERDA SALARIAL ACUMULADA - UM CHOQUE DE REALIDADE.

Brilhante estudo do nosso competente colaborador Dr. José de Oliveira Costa Filho, disponibilizado para outras entidades periciais, mostra cabalmente o quanto o boicote à nossa carreira nos custou até hoje em perdas salariais. Publicaremos aqui um resumo com os principais gráficos e comentários. Prestem muita atenção, esta é a nossa realidade.

Gráfico 1 - Comparativo da Carreira de PMP com outras similares.


Após a lei da carreira dos peritos e os concursos de 2005 e 2006, o salário da categoria chegou perto do teto representado pelos procuradores e auditores da RF (Receita Federal), INSS e PF (Polícia Federal). A partir de 2008 o descolamento das outras carreiras é evidente e contínua, JOGANDO POR TERRA a tese de que o governo "prejudicou todos" e "jogou duro com todos". Não é verdade. O governo NOS prejudicou, mas não os outros. Inclusive as carreiras de nível médio passaram a se aproximar da nossa, como a de analista da Receita Federal. 


Gráfico 2 - Comparativo do poder de compra pelo Salário Mínimo e Cesta Dieese

Esse gráfico é cruel. No período áureo da carreira entre 2006-2008 o salário médio do perito tinha o poder de compra de 38 cestas básicas dieese ou 19 salários-mínimos. Desde então estamos descendo a ladeira com breve recuo no pífio reajuste de 2010.
Uma vez que o salário mínimo aumentou mais que a inflação no período, ela é o melhor termômetro do poder de compra já que os índices de consumo e aluguéis também subiram muito acima da inflação. Por esse índice estamos piores que em 2000, na era FHC, e quase aproximando o pior momento da carreira, em 2003, pré-greve.
Se o nosso salário que no auge já foi 19 salários-mínimos, e hoje são 14, tivesse sido reajustado pelo mesmo índice do SM, deveríamos ganhar hoje em torno de 14 mil reais líquidos, sem nenhuma negociação salarial a parte.

A partir desses gráficos, o perito.med fez outras comparações abaixo exemplificadas, que não constam no estudo original.:

Gráfico 3 - Comparação histórica da evolução salarial e momentos da carreira:


Reparem que a partir de 2008 as carreiras afins à perícia médica se descolam da nossa, indo para um outro patamar enquanto ficamos no mesmo teto de carreiras de nível médio. A cada GT, a cada promessa, continuávamos perdendo salário em detrimento de outras categorias que tiveram ganhos reais. NÃO É VERDADE a tese de que o governo Dilma jogou pesado com todos. Mentira. Quem soube ser forte ganhou.
Relembrem aqui as promessas do INSS do ano de 2010, em uma postagem de 2012 do blog. 4 anos se passaram desde a carta do Presidente do INSS. História também é cultura:


Gráfico 4 - Projeção do poder de compra do Perito x Esvaziamento da Carreira

Na coluna da esquerda vemos os índices relativos ao poder de compra e na direita os relativos ao número de peritos ativos na carreira. A curva de peritos ativos segue linearmente a curva de poder de compra do dieese e do salário mínimo. O exonerômetro iniciado em 2010 cresce a velocidade cada vez maior já atingindo peritos CI, CII, na mesma medida em que cai o poder de compra do perito.

Gráfico 5 - Projeção de esvaziamento da carreira.


Projeção mostra que se continuar na curva atual, o número de peritos exonerados/aposentados ficará igual ao de ativos entre final de 2016 e início de 2017. E como já provamos em estudo anterior, quanto menos peritos, maior o gasto com auxílio-doença, fora do contexto de epidemia ou tragédia coletiva.


RESUMO DA PERDA SALARIAL:

A) Pico salarial - Abril de 2007 (37 cestas dieese / 19 S.M.)
B) Salário atual - Abril de 2014 (28 cestas dieese / 14 S.M.)

C) Inflação Oficial IGP-M no período: 58,2 %
D) IPCA acumulado: 48,2%
E) Aumento médio preço imóveis (RJ - SP): 170%

F) PERDA SALARIAL REAL*  de abril de 2007 a abril de 2014 = 30% 
*(Já descontados aumentos e vale-coxinhas do período)

G) COMPARATIVO COM IMÓVEIS: Não dá para fazer comparativo com imóveis dada a disparidade do aumento do último. Mas apenas para refletir: Em abril de 2007, para comprar um imóvel de dois quartos em bairro de classe média normal em Rio ou SP, o perito teria que dar em média 30 salários. Em abril de 2014, teria que dar pelo mesmo imóvel, 50 salários.

sábado, 17 de maio de 2014

FAKE NEWS VERSÃO INSSANA - IMA GDASS

Vejam em primeira mão uma suposta versão preliminar da mensagem do presidente do INSS aos servidores parabenizando pelo índice IMA-GDASS. Parece que por algum motivo essa versão foi vetada, mas aqui em FAKE NEWS, a notícia que poderia ter sido, vocês verão abaixo a versão rejeitada:

 
Abaixo, a versão aprovada:


Por que será que a versão FAKE não foi aprovada??

CARTA ENVIADA PELO SINDICATO DOS PERITOS PARA O JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO - SOBRE O ATESTADO CUBANO



Caros editores,

Ao contrário do que parece na reportagem da jornalista Maria Pagani (16/05), a conduta do perito médico foi correta. Parabéns ao perito que agiu na defesa da legalidade processual tão exigida pela população brasileira no âmbito do INSS.

A Lei do Ato Médico (12.842/13) define em seu artigo 4º que a atestação de saúde/doença é exclusividade médica. E no artigo 6º que "médico" no Brasil é quem tem CRM, emitido pelos Conselhos Regionais de Medicina.
Os supostos médicos cubanos não tem CRM pois o governo não quis submetê-los a testes de revalidação de diploma, atropelando a Lei constituída. Para permitir sua atuação dentro dos programas de saúde pública, criaram uma Lei própria e um registro próprio do Ministério da Saúde, "RMS", que os permite apenas atuar dentro dos PSF do SUS segundo a Lei do Mais Médicos (12.871/13). Apenas isso. Nem são chamados de "médicos" e sim "intercambistas" por causa disso. EM tese, inclusive, são médicos estudantes em intercâmbio, um atestado desses não poderia ser emitido sem o carimbo de um supervisor médico, que como sabemos, não existem. Só no papel.
Logo, sem CRM, não pode atestar. Quem tem RMS comete crime contra a Lei 12.842/13 ao atestar condição de saúde e doença. Em sendo estrangeiro, em tese, deveria ser passível até mesmo de extradição.

Reforço aqui que esses supostos médicos não estão em condição legal nem técnica de emitir atestados de saúde e doença, atribuição essa que inclusive vai além do escopo do PSF ao qual supostamente estão em treinamento em serviço no Brasil.

Atenciosamente,
Francisco Cardoso.
Perito Médico Previdenciário
Diretor de Defesa Profissional
Sindicato Nacional dos Peritos Médicos do INSS

sexta-feira, 16 de maio de 2014

BA: médica perita faz análise da paralisação

A nova Sabinada da Bahia

Por Elizabete Rehem

A sabinada foi uma revolta feita por militares, integrantes da classe média (profissionais liberais, comerciantes, etc) e rica da Bahia. A revolta se estendeu entre os anos de 1837 e 1838.ganhou este nome, pois seu líder foi o jornalista e o médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira. O estopim da revolta ocorreu quando o governo regencial decretou recrutamento militar obrigatório para combater a guerra dos farrapos, que ocorria no sul do país. Os revoltosos queriam mais autonomia política e administrativa às províncias. Com o apoio de vários integrantes do exército, os revoltosos foram para as ruas e tomaram vários quartéis militares. No dia 7 de novembro de 1837, tomaram o poder em Salvador.decretaram a república bahiense, que, de acordo com os líderes da revolta, deveria durar até D.Pedro II atingir a maioridade.

O levante da Bahia:

Mais uma vez a Bahia sai na frente e prova que Salvador é e sempre será a capital nacional da resistência!

Dos fatos:

O clima e a estrutura organizacional desta autarquia há muito vem se deteriorando, chegando a níveis insuportáveis, agravando-se diuturnamente a ponto de faltar o mínimo necessário para a realização das atividades médicas periciais e também o ambiente de trabalho afetando a todos os servidores e demais brasileiros que necessitam dos serviços prestados por esta valorosa autarquia federal.

A Gex Salvador, creio a mais atingida, pois até mesmo as terceirizadas que cuidam da limpeza e serviços gerais decretaram falência, segundo nos informaram, desde 12/2013, deixando um rastro de insalubridade, falta de condições higiênicas ,material de limpeza ...e tudo o mais. Não é de hoje que os peritos médicos previdenciários vêm denunciando e solicitando providências.

Em vão!

A situação só piora e aprofunda.

A falta de equipamentos mínimos, como EPI para os trabalhadores, bem como e principalmente o não atendimento as recomendações do CFM, por tudo isso, a peritada decidiu pedir socorro!

Por que a data 13 de maio:

Não por acaso foi escolhido a data 13 de maio:

- Primeiro porque nos sentimos escravizados- uma vez que a GDAMP é atrelada a fila do INSS, com fatores que interferem que não são da nossa competência e nem da nossa responsabilidade.
-Segundo precisamos sim da proteção de Nossa Senhora de Fátima, pois é gritante a violência que nos atinge a todos dentro e fora das agências da autarquia.

Do Sindimed/Fenam:

Sem apoio dentro da agremiação que se “diz” representante dos peritos, buscamos outros aliados, e nada mais justo e certo que o médico batesse à porta do seu verdadeiro representante – o Sindicato dos Médicos. Fomos recepcionados não apenas com o apoio, mas especialmente o acolhimento humano de toda a sua diretoria e todos os departamentos, conforme amplamente divulgado e conhecido. A diretoria do Sindimed Bahia, representados pelos colegas, Dr. Francisco e Dra. Débora Angeli automaticamente desencadeou, preparou, arregimentou e fez acontecer a manifestação e paralisação dos médicos peritos da Bahia, convidando a sociedade civil organizada para nos ouvir e solicitar providências. Assim estavam os representantes do MPF, MP do Trabalho, Defensoria Pública, Procon, Delegacia das Mulheres, OAB, advogados, Cremeb, jurídico do Sindimed, e a imprensa livre do meu país.

O papel da imprensa:

Nunca antes visto na história, o apoio total da imprensa baiana que deu ampla cobertura ao nosso evento, mostrando o que se passa nas salas frias e descuidadas da Previdência Social, sem retoques. Muitos de nós, emocionados, falamos sem medo o que tem se passado e se passa ainda na nossa labuta diária com ampla repercussão dos fatos.
Que bom que a imprensa é livre!

Recado:

Os peritos de Salvador, já provaram que não reconhecem a ANMP como sua representante, fato. Segundo o mapa das eleições passadas, este grupo atual obteve apenas 2 votos desta gerência na eleição desta atual diretoria. Nada mais precisa ser dito. O blog perito.med nosso fiel apoiador, escancarando os fatos e as notícias da nova sabinada da Bahia! Um primor!

Os encaminhamentos:

A luta continua. Continuamos mobilizados, as reuniões no Sindimed já estão agendadas, para providenciarmos novos dossiês: sobre gdamp, condições de trabalho, e segurança, a fim de entregarmos ao MPF e MP do Trabalho e outros órgãos, conforme solicitado.
Trabalhador que cuida de trabalhador merece respeito!

Peritos brasileiros batam à porta dos vossos sindicatos estaduais, e vamos juntos vencer esta batalha, na defesa dos trabalhadores do meu país.
Assim, a perícia previdenciária agradece a todos os partícipes e adverte:
“Doutor, o remédio é lutar”, Sindimed da Bahia...

Eu acrescentaria:
Doutor, se o remédio é lutar, melhor ainda é não deixar de votar.

Avante Brasil!