Naquilo que já se configura uma verdadeira "tara" por jetons, quase que uma doença compulsiva por cargos e comissões, Carlos Eduardo Gabas, vice-ministro da Previdência, está empossado em mais um conselho deliberativo/administrativo ainda não revelado neste blog.
Desde fevereiro de 2013 ele responde como Conselheiro Titular do Conselho Deliberativo da FUNPRESP, a Funpresp-exe (clique aqui: http://www.funpresp.com.br/portal/?page_id=8)
Como já ocorre em outros Conselhos, como a Dataprev, seu suplente é a ex-superintendente de São Paulo e atual vice-comissária, Elisete Berchiol, que está em todas também. Aqui em São Paulo já é chamada de Vasco da Gama, por ser a eterna vice.
No site do MPOG tem inclusive a foto dele na posse do cargo e um discurso que soa ridículo ao falar de probidade e moralidade vindo de uma pessoa que está em diversas boquinhas ganhando muito acima do que a legislação permite (http://www.planejamento.gov.br/conteudo.asp?p=noticia&ler=9184).
Na foto, Gabas (terceiro da esquerda para a direita na mesa dos fundos, camisa azul clara e cabelo calvo) assume como Conselheiro de mais uma boquinha, dessa vez a Funpresp.
A remuneração/indenização por esse cargo não é menos de 3 mil reais segundo as fontes passaram a este blog. Apesar de ser público, estes valores não são descritos com clareza no site da Funpresp.
Segundo a Lei e ratificado pelo TCU, nenhum servidor federal pode ganhar mais que o teto de vencimentos, que tem como base o salário do STF, em torno de 29 mil reais por mês, incluindo todos os vencimentos e gratificações.
Com mais essa boquinha, Gabas, na mais conservadora das estimativas, fatura muito mais que isso por mês. Vejamos:
Remuneração (INSS + MPS): 15 mil reais
Boquinha da Novacap: 4 mil reais
Boquinha da Dataprev: 3.500 reais
Boquinha do SESC: 12 mil reais (algumas fontes apontam que pode chegar a 20 mil)
Boquinha da Funpresp: 3 mil reais
Auxílio-Moradia (sob suspeita já que existe imóvel em BSB): 3.500 reais
Total mensal na mais conservadora das estimativas: 41 mil reais.
Agora fica uma pergunta: Como Gabas consegue dar conta de tantos conselhos deliberativos E ao mesmo tempo lidar com a complexidade do INSS que por si só já deveria lhe tomar todo o tempo?
Será que Gabas realmente vai a estas reuniões? Será que se ele de fato for a todas, não pode atrapalhar seu desempenho no INSS?
Será que se Gabas dedicasse o tempo todo que gasta nessas boquinhas apenas para o INSS, não teríamos um Instituto melhor? Seria a possível ausência do Comissário o responsável por tanto desmando, descomando e descalabro no INSS?
Será que o nosso secretário-executivo não está assoberbado de tarefas? Seria por isso que o INSS anda pisando tanto na bola, atrasando pagamentos, jogando velhinhos na malha fina, errando nos valores dos benefícios causando prejuízo de 20 bilhões?
Será que a Dataprev está BEM ASSESSORADA com Gabas em seu Conselho Superior? Será que Gabas consegue DEDICAR todo o tempo necessário para resolver as graves falhas dessa empresa, que é conhecida como DATAPERDE dada sua ineficiência?
Quantas boquinhas a mais vamos descobrir? E cadê o Ministro da CGU Jorge Hage que finge que não vê nada disso? Onde está a probidade desse chefe dos corregedores, que não abre um PAD sequer para apurar fatos tão graves?
Onde está a Corregedoria, tão ágil em apurar faltas menores de servidores "bagrinhos" e que aparentemente morre de medo dos tubarões? Ou será que o medo é de ser visto junto na foto quando abrir a caixa preta?
É lícito acumular tantos cargos em Conselhos de Administração/Fiscal/Deliberativos? É lícito ganhar quase duas vezes mais que a Presidente da República sendo servidor federal em cargos públicos? Quantas horas tem o dia de Gabas?
Antes de tudo, achamos que o Comissário precisa se consultar com um especialista, pois essa obsessão por jetons e boquinhas não deve fazer bem à saúde.
Não ficam de verdadeira perseguição aos peritos por acúmulos de cargo?
ResponderExcluirDeve ser notificado oficialmente ao Ministro RAGE para as devidas providencias...
Para o desembargador Lorival, Carlos Eduardo Gabas é uma pessoa que tem se dedicado muito à Previdência Social, proporcionando uma melhora qualitativa ao Ministério. Segundo o magistrado, Gabas, que já chegou a ser ministro interino da Previdência Social, "é uma pessoa competente e foi homenageado sobretudo pelo serviço que presta ao povo brasileiro". Lorival concluiu afirmando que os dois laureados são pessoas muito merecedoras da Ordem do Mérito da 15ª.
ResponderExcluirttp://portal.trt15.jus.br/noticias/-/asset_publisher/Ny36/content/secretarios-executivos-da-casa-civil-e-do-ministerio-da-previdencia-social-sao-homenageados-pela-15%C2%AA?redirect=https%3A%2F%2Fportal.trt15.jus.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_Ny36%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D2