O impressionante email veio encaminhado pelo colega médico e ativista Ronaldo Alexandre, o mesmo que teria sido convocado para esclarecimentos na Câmara de Vereadores no Município de Crateús, que tem sofrido linchamento moral público pela população local a ponto de temer a própria vida.
No episódio observamos lentidão das respostas às cobranças justíssimas dos servidores, a previsível postura pusilânime, covarde e paralítica da instituição na defesa do funcionários da casa e a infeliz tentativa de inverter a responsabilidade num caso de suspeita de denúncias de maus-tratos em requerente menor. Chega-se num final onde a única alternativa foi denunciar o superior hierárquico em todos os órgãos competentes.
O Blog expõe as vísceras do conflito e se solidariza com os colegas do Ceará. Confiram com exclusividade:
"Crateús, 08 de dezembro de 2013
Prezado Heltron e demais membros da Equipe Editorial do Blog Perito.med.
Tenho enorme admiração pelo trabalho sério e ético, tal qual mecanismo de Imprensa Livre que o Blog sempre teve desde seus primeiros dias; essencial para a manutenção de um Estado Democrático de Direito.
Mais uma vez a Perícia-Médica Previdenciária da APS-Crateús volta a figurar em vossas colunas editoriais, porém, dessa vez; me recuso terminantemente a permitir, ainda que indiretamente, tal qual calar consentindo, que sejam atribuídas à Perícia-Médica Previdenciária mazelas de uma estrutura administrativa viciada, clientelista, eleitoreira, emperrada por corrupção e incompetência gerencial. Não! Dessa vez não me calarei!
Gandhi nos proclamou a SERMOS A MUDANÇA QUE DESEJAMOS VER NO MUNDO. Então que essa mudança se inicie com uma Perícia-Médica Previdenciária baseada em evidência científica (e não em empirismo, achismo, pseudo-humanitarismo...), com base técnico-legalista (e não pessoal-patrimonialista), pautada sobretudo no respeito ao cidadão, a quem devemos com o máximo de zelo e o melhor de nossas capacidades SERVIR. E aqui faço uma grande diferenciação: NÓS ATENDEMOS CIDADÃOS, ENTES CIVIS POSSUIDORES DE DIREITOS E DEVERES; E NÃO CONSUMIDORES, QUE SÓ POSSUEM DIREITOS!
Apresento aos senhores todos os documentos que possuo sobre os fatos inicialmente vinculados no Blog, pois acredito que o verdadeiro entendimento acerca de um evento depende essencialmente do conhecimento prévio sobre contexto no qual o mesmo está inserido.
Uma vez que estamos a exibir evidências documentais, abster-me-ei de fazer qualquer juízo de valor pessoal, pois; contra fatos não há argumentos.
Diante dessa exposição clara e detalhada, cada um pode perfeitamente fazer seu juízo de valor e expô-lo de forma dialética e democrática.
Meu respeito a todos dessa Equipe Editorial
Atenciosamente.
Dr Ronaldo Alves Alexandre
MÉDICO ESPECIALISTA EM MEDICINA LEGAL E PERÍCIAS-MÉDICAS"
Conflito de Peritos Médicos de Crateús
Documentos do Caso de suspeita de Maus-Tratos
1) EMAIL DE ALERTA - A detecção do caso suspeito e contato com Assistentes Sociais - 29/08/2012
2) Representação no MPF, Requisição de Informações do MPF para GEXSOB e GEXSOB encaminha situação para o SST - Denúncia no MPF em 20/12/2012, Resposta MPF em 22/05/2013 e Encaminhamento para SST local em 16.09.2013
3) SST encaminha para DIRSAT, DIRSAT responde e Perito denunciante se manifesta sobre a inutilidade da resposta e que não haveria ato normativo legalizado - SST encaminha em 18/09/2013, Miguel Abud responde em 24/09/2013 relata que existiria um Fluxo previsto, mas não funciona e Perito se manifesta em 25.09.2013
4) Resposta a GEXSOB (item 2), GEXSOB responte ao MPF e Perito denunciante vai ao MPF e CRESS - SST ratifica que não há no INSS tal protocolo, mas GEXSOB responde ao MPF com data de 33/09/2013 e se dirigindo formalmente ao MPF como "Senhor" (acreditem) e dados de um um Email do representante técnico da Superintendência que inclusive transfere a responsabilidade da obrigação da tomada de Providências para o Denunciante. Sendo assim, o Médico Perito continua e denuncia o caso ao CRESS e vai MPF onde se percebe que há 2 respostas diferentes vindas da GEXSOB.
5) Denuncia ao CRESS - Perito Médico vai ao Conselho de Serviço Social para Formalizar denuncia
Isso é um escândalo, se o Presidente Lindolfo não demitir imediatamente o SR IV é melhor ele comprar um nariz de palhaço ou um colete escrito : "me chute por favor".
ResponderExcluirHeltron, essa APS foi aquela da invasão e sequestro de servidores por sindicato anti-médico em 2012 e que depois teve o escândalo da agenda SABI falsa do Geílson.
ResponderExcluirÉ de se perguntar o motivo do Perito Ronaldo continuar trabalhando nessas condições.
ResponderExcluirEle pede para sair da localidade
ExcluirREALIDADE DO INSS
ResponderExcluir07/12/2013
Falta de médico-perito na agência do INSS de Caicó obriga população a se deslocar para outras cidades
Está faltando médico-perito há vários dias na agência do INSS de Caicó, uma das mais importantes da região do Seridó. Os únicos dois que existiam se afastaram, um após ter se aposentado e outro ao pedir afastamento do cargo. A deficiência vem obrigando as pessoas que dependem da pericia a se deslocarem para outras cidades. Através das redes sociais, o gerente do INSS de Caicó, Gilbeto Costa confirmou a deficiência de médicos-peritos na cidade.
“Estamos sem Peritos Médicos lotados na Unidade em Caicó. Houve aposentadoria de um e pedido de demissão de outro. Até o dia 30 de outubro do corrente, havia a disponibilidade de peritos, patrocinada pela Gerência Executiva. Após essa data, não foi possível tê-los mais a nossa disposição. Lembrando que, afora a disponibilidade dos referidos profissionais, através de diárias, por se tratar de servidores concursados, a Agência da Previdência em Caicó, ou qualquer outra Unidade, só os terá mediante provimento de concurso e/ ou transferência.
A transferência não pode se dá por ato autoritário. Deverá haver anuência entre as partes. Tenho a informar que estamos lutando para contar com Peritos na própria Unidade, lotados e no nosso Quadro. Dia 18 de dezembro do ano em curso, chega um colega, proveniente de São Paulo! Estamos trazendo um do Estado do Amazonas”.
Marcos Dantas
http://blogdalilinha.com.br/2013/12/07/falta-de-medico-perito-na-agencia-do-inss-de-caico-obriga-populacao-a-se-deslocar-para-outras-cidades/#sthash.QPmBcRqj.dpuf
Saia dai colega. Entre em licenca por F antes que tu seja o novo martir desta carreira moribunda. Pense na sua familia. Nao vale a pena.
ResponderExcluirSugiro que comece a gravar em áudio todas as perícias, em conformidade com a permissão conferida para este fim pelo Código Civil.
ResponderExcluirSomente isto já teria evitado muitas destas denúncias e livrado o colega da vulnerabilidade a que está exposto pela engenharia social do mal que existe em algumas localidades.O trabalho e o desgaste que o colega teve e deve estar tendo parecem ser enormes.Me entristeço e me solidarizo demais com tudo isto.Já passei por coisas similares, embora em menor proporção do que aquela passada pelo colega.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGrande Aldo:
ResponderExcluirMostrando o " caminho das pedras ".
Infelizmente o colega tem humanismo.
Mas qual foi o resultado ?
Ferro na boneca.
Ninguém quer ser incomodado, daí ....