terça-feira, 10 de dezembro de 2013

APOSENTADORIA ESPECIAL PARA DEFICIENTES - AINDA TÁ RENDENDO O ASSUNTO...

Fontes me passaram que foi o assunto do dia na sede do INSS. Todos impressionados com o amadorismo da DIRSAT, com a flagrante ilegalidade de colocar avaliação social, a falta de pedido de parecer à PFE para embasar o modelo, dentre outras pataquadas.
_________________

No final do evento, sexta passada, o Diretor Sérgio Carneiro apareceu do nada e deu uma palestra final, onde basicamente disse que não ia mudar nada do instrumento a não ser que alguma "alma iluminada" conseguisse fazer algo "melhor" que a UnB, como se a UnB fosse uma espécie de Harvard***. Todos  os presentes desejaram mentalmente um Feliz Natal para o insistente e viajante Diretor.
_________________

Após essa palestra, dezenas de almas iluminadas entregaram um documento formal à DIRSAT apontando todos os erros que os gênios da UnB equivocadamente cometeram e disseram que do jeito que está, não dá. Foi infrutífera a tentativa de esconder tal documento pois agora até o ascensorista do bloco "O" tá sabendo da existência dele.
_________________

Foi feito um piloto com 60 pessoas com diversos tipos de deficiências e posições sociais. Ninguém gostou da nota que teve. Um juiz cadeirante foi classificado como "deficiência leve" pelo serviço social (rebaixou a nota do médico) e reprovou o instrumento de forma enfática. Chama o antropólogo...

***O Times Higher Education ranking (THE Ranking), o mais prestigiado ranqueador de instituições do mundo, liberou semana passada o ranking das melhores universidades dos países emergentes (BRICS e demais emergentes). Apenas 04 universidades brasileiras foram listadas, a saber: USP, Unicamp, UFRJ e Unesp. Infelizmente a UnB não apareceu. Torcemos então para o dia em que a THE soltar o ranking das universidades pelegas pseudo-comunistas e progressistas festeiras, que pelo menos nesse a UnB apareça...

6 comentários:

  1. Há 03 coisas que predominam na Sociedade: Hipocrisia, Corrupção e Jeitinho!

    Por que não se manifestaram quando na elaboração da metodologia do negocio?
    Porque são hipócritas e farinha do mesmo saco! Agora vem com essa de "arrependido", de entregar papelzinho, de lero-lero! Por isso que esse País é assim, amadorismo pra onde quer que se olhe, pois na hora de planejar é uma coisa, é sorriso, é um tal de "tá tudo certo, tá extraordinário", na hora de por em pratica, se tiver uma porcaria, apontam o dedo pro "chefe"....gente vamos parar de hipocrisia, o Carneiro não fez isso sozinho, querer culpar uma só pessoa por toda essa mazela é absurdo! E o cara ter saído na hora da apresentação, quem que ficaria pra ser culpado sozinho? Eu também não ficaria, pois não sou trouxa! É melhor ser culpado de ausente do que ser execrado por todos!
    Se for pra fazer "uma limpa", tem que trocar todo mundo e não apenas o Carneiro! Se não trocarem, a hipocrisia continua do mesmo jeito!

    ResponderExcluir
  2. Avaliação funcional especializada de deficiências:

    Avaliação funcional da deficiência na visão é com o oftalmologista.

    Avaliação funcional de deficiência na audição é com o otorrinolaringologista, com o neurologista otorrino e com a fonoaudióloga (avaliação auxiliar à avaliação médica).

    Avaliação funcional de deficiência mental é com o psiquiatra, com o neurologista, com o geriatra, com o neuro/psico-pediatra e com o psicólogo (avaliação auxiliar à avaliação médica).

    Avaliação funcional em ortopedia é com o ortopedista, com o fisiatra, com o neurologista e com o fisioterapêuta (avaliação auxiliar à avaliação médica).

    ResponderExcluir
  3. Vai ser Mané assim lá longe...

    Avaliação funcional do abestalhado?
    Aí é com o esperto!

    ResponderExcluir
  4. Não há universidade no Brasil capaz de conhecer e ensinar perícia médica previdenciária como os peritos do INSS. Evidentemente que não todos, mas há aqueles que estudam, pesquisam e publicam artigos no tema. Muitos dão aulas em pós-graduações em perícias. O INSS não reconhece nem valoriza seus talentos; nem lhes facilita participações em Congressos. Buscar OCIP ligada a Direitos Humanos em detrimento da prata da casa não apenas é burrice como cheira mal.

    ResponderExcluir
  5. Tabelas Médicas de grau de deficiência física/morfo/fisiológica/funcional devem ser apresentadas e oficializadas para os peritos do INSS, em áreas como oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia/psiquiatria, ortopedia e demais especialidades médicas.

    Para definir detalhadamente e tecnicamente a classificação do grau de deficiência e não dar margem para variação de interpretação ou quantificação de perito para perito, homogeneizando a classificação técnica e especializada.

    Será necessário cursos nacionais de padronizados para homogeneizar a avaliação médica do grau das deficiências.

    ResponderExcluir
  6. Existe a tabela mundial de avaliação/quantificação médica de sequelas/perdas/deficiências baseada na CIF para definição exata e científica do grau e percentual de sequela/perda/deficiências que mundialmente é usada para definir e quantificar o grau de sequela/perda/deficiências com fins de indenização securitária, previdenciária, grau de restrição definitiva etc etc etc.

    ResponderExcluir

Os comentários, assim como os textos, são de responsabilidade de seus autores. Comentários ofensivos serão excluídos.