quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CUBANOS FALAM DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA NO BRASIL, QUEM NÃO TE CONHECE QUE TE COMPRE. O FEUDO DE FIDEL É UM LIXÃO

No Brasil, os Doutores Cubanos se dizem surpresos com a "ignorância sanitária" brasileira, palestram e têm uma grande preocupação com as tais questões. Falam, aos quatro cantos, de água filtrada (até dão filtros de presentes), lavar as mãos e alimentos e de rede de esgoto. Chama-se de "Consciência Sanitária Cubana", quem lê fica encantado e imaginando como deve ser limpa a ilha que tem mais médicos por metro quadrado do mundo. Vejam o exemplo:

CONSCIÊNCIA SANITÁRIA CUBANA

"Telma foi atendida pelo cubano Jorge Alberto Gil de Monte Santana e gostou do serviço. “Ele foi muito atencioso, me passou um remédio na hora e melhorei”, diz ela. Diariamente, de 300 a 400 pacientes procuram por um dos cinco médicos do posto, de acordo com a gerente da unidade, Fabrícia Víncola. Mas nem a alta procura impressionou Santana, que tem 32 anos de idade e sete de profissão.

Além do atendimento no posto, ele atua no Programa de Saúde da Família (PSF) e fez duas visitas a residências da comunidade. “Assustaram um pouco porque as pessoas não estão acostumadas com um médico ir à casa delas”, disse. Santana ficou surpreso com a falta de informação dos pacientes. “Tive de mostrar onde devem pôr o lixo, explicar que devem beber água fervida e que devem evitar contato com água de esgoto”, afirmou."
“Em Cuba, as mulheres procuram a unidade de saúde para fazer exames de gestação, prevenção. As médicas falam de consciência sanitária, da prevenção até a atuação na comunidade. No Brasil, fazemos campanhas, temos de buscar as mulheres para exames de rotina. Construir um SUS com responsabilidade passa pela consciência coletiva”, disse a secretária.


REALIDADE SANITÁRIA CUBANA

Na ilha cativeiro de maior densidade médica do mundo, no entanto, mesmo sem industrialização e sociedade de consumo, onde se vive uma EPIDEMIA DE CÓLERA muito grave neste momento, eis a realidade:








Um comentário:

  1. Deviam falar com o Governo pois cerca de 50% dos lares não possuem Saneamento Básico!
    Já se questionaram por que?
    Não aparece hehe! Uma praça ou uma quadra rende mais votos hehe

    ResponderExcluir

Os comentários, assim como os textos, são de responsabilidade de seus autores. Comentários ofensivos serão excluídos.