Voar, Voar, Subir, Subir, Ir pra onde for... (Menos pra Brasília)
São vastos os relatos do gosto pessoal do diretor da DIRSAT, Dr. Sérgio Carneiro, em viajar e conhecer o mundo. Aeroportos, hotéis, bons vinhos e um bom papo sobre os destinos da humanidade, "pensar a saúde", tudo isso dá muito prazer ao nosso colega diretor. Viajar é com ele mesmo. Se for para pegar um avião para reuniões, vale até mesmo reunião no Oiapoque de manhã e em Chuí de tarde. Mas estranhamente existe um tipo de avião que o nosso diretor aparentemente não gosta: O plano-piloto. Talvez por ser um avião que nunca decola, o fato é toda vez que tem uma reunião em Brasília, segundo um informante da DIRSAT, o nosso diretor dá um jeito de escapar.
Os relatos dão conta de que praticamente o "dia a dia" da DIRSAT está nas costas da colega Dóris, nomeada no início de sua gestão para o cargo de coordenadora-geral de perícias, DAS 4, e do colega Josierton, ocupante do cargo de coordenador de perícias ocupacionais - DAS 3. Tendo que juntar suas funções habituais com as funções repassadas pelo diretor, a tarefa se torna hercúlea e não duvido que esteja impactando nos resultados de suas coordenadorias. Dóris inclusive foi flagrada reclamando a conhecidos, há pouco tempo, que estaria difícil trabalhar pois tudo cairia em suas costas e, para piorar, foi nomeada uma coordenadora de reabilitação profissional que não é nem médica nem assistente social, chamada Samara.(Isso fica pra um próximo tópico)
Nada se compara porém ao que ocorrerá hoje, segundo informante da DIRSAT. Está marcado para hoje, 24/10 a 199º reunião do CNPS, órgão máximo deliberativo da previdência social no Brasil, cuja atuação é fundamental para definir as políticas públicas previdenciárias brasileiras e é composto de forma paritária por entes sindicais, patronais e governamentais. As reuniões do CNPS são tão importantes que ninguém falta quando convocado. Nem o Presidente do INSS, que sempre compareceu quando convocado. Nem o Comissário Gabas, sempre presente.
A 199º reunião do CNPS será dedicada à discussão do tema, importantíssimo, da aposentadoria especial em deficientes físicos, baseado em legislação recentemente aprovada e cujos efeitos já começam a entrar em vigor nos próximos dias.
Dr. Sérgio Carneiro está convocado e foi avisado com a devida antecedência da reunião e da necessidade do seu comparecimento. Mas, de forma surpreendente, não só recusou por e-mail o convite como disse que estaria com viagem "agendada" no dia da reunião. Perguntamos: Que viagem pode ser mais importante para o Diretor Carneiro do que a importantíssima reunião do CNPS, com a presença das entidades sindicais e do Ministro de Estado?
Não satisfeito, Dr. Sérgio reiterou em mensagem que não iria e indicou seus eternos substitutos, Dra. Dóris e Dr. Josierton, para irem à plenária debater sobre o tema. Como que se mandam colegas com DAS 4 e DAS 3 para serem protagonistas de uma discussão de alto nível, de importância nacional na presença do Ministro, do Secretário-Executivo e de todas entidades patronais e sindicais? Como esses colegas responderão aos evidentes questionamentos que surgirão, se não possuem poder decisório?
Para piorar, o informante nos disse que, na DIRSAT, o papo de corredor era de que a reunião seria só blá blá blá, que não se devia "perder a manhã toda ouvindo bla bla blá", houve críticas ácidas ao companheiro Evandro, da CONTAG e que "um DAS 3" iria acompanhar a Dra. Dóris na reunião do CNPS pois a mesma teria manifestado desconforto em ir sozinha.
Essa situação é um grave desrespeito às entidades sindicais e ao CNPS. Este conselho é a instância máxima deliberativa do MPS, o tema é caro aos sindicatos, que lutaram por décadas pela legislação que irá entrar em vigor. Esse é o tipo de reunião que nem o Presidente do INSS falta. Nem o presidente paralelo do INSS, o chefe da DIRBEN, falta quando convocado. Pelo contrário, pegam o melhor terno para ir.
Que viagem pode ser mais importante que isso? Deu mais que tempo para ela ser remarcada. O nosso diretor não vai ao CNPS mas outro dia fez questão de comparecer a uma reunião sobre o SIASS em Sergipe. Será que se a reunião fosse no Plano Piloto ele teria o mesmo vigor? Os sindicalistas merecem melhor atenção, viajam de vários estados para participar, bem como os aposentados.
A perícia médica será agente fundamental dessa nova normativa que promete bombar o INSS com pedidos de verificação de incapacidade, causando o colapso definitivo do sistema. Deveria ser prioridade máxima da DIRSAT. Na atual situação da carreira, um diretor médico faltar a uma reunião desse naipe é praticamente um golpe fatal para todos nós.
Este blog informa aos nobres conselheiros do CNPS e demais entidades sindicais que o tema da aposentadoria especial para deficientes é muito caro a nós, peritos, e que estamos dando atenção máxima ao processo e que não concordamos com a postura do diretor Sérgio Carneiro, que trocou essa importante reunião por mais uma viagem para "pensar a saúde" em algum lugar do Brasil. Essa não é, de forma nenhuma, a postura da perícia médica brasileira.
Update: Ficamos na esperança dele comparecer hoje pois a aposentadoria especial já começa dia 09, mas ele não foi.
Update: Ficamos na esperança dele comparecer hoje pois a aposentadoria especial já começa dia 09, mas ele não foi.
É um filósofo do Power Point.
ResponderExcluirMe lembra muito o Caetano.
Ou não ...
Na boa? O quê Sérgio Carneiro fez pelo INSS além de prometer? Além de formular um diagnóstico que todos já sabem!? Uma solução que beneficio sem perícia herdada de Hauschild?
ResponderExcluirSerá o último diretor da DIRSAT.
ResponderExcluirNão vai mais haver DIRSAT.
Já tá tudo combinado.
É só jogo de cena.
Quebrar as BIs,enrolar com o Power Point viajante até passar as eleições de 2014 sem que o assunto "perícia" atrapalhe e bora para casa ou para OPAS ou ainda passear em Londres, Paris ou São Francisco.