Da coluna de Cláudio Humberto 23/08/2013
Anunciada pelo Ministério da Saúde na quarta (21), a “importação” de 4 mil médicos cubanos ao Brasil desperta, além de controvérsias sobre a legalidade da contratação, expectativa sombria sobre a continuidade do serviço, através da Organização Panamericana de Saúde e seu braço-direito cubano privado, a Servimed: a possibilidade de deserção. Mas Cuba contorna o “problema” com um passaporte válido apenas na ilha.
Presidente nos EUA da ONG Cuba Archive, a cubana Maria Werlau diz que o “passaporte vermelho” substitui papéis retidos por “supervisores”.
Muitos médicos se inscrevem em Cuba visando possível fuga, mas o controle depende do país: cerca de 2 mil fugiram entre 2006 e 2010.
Se aplicada aqui a “Lei de Tarso” (Genro), que deportou dois pugilistas cubanos que queriam asilo, o “passaporte vermelho” está descartado.
Lula e Dilma são a prova viva da eficiente medicina cubana: curaram o câncer em São Paulo, mas Hugo Chávez morreu da doença em Cuba.
Serão cidadãos de segunda classe os 4 mil médicos cubanos, que receberão da ditadura castrista apenas 7% dos R$ 10 mil pagos pelo Ministério da Saúde: o artigo 5º da Constituição diz que estrangeiros e brasileiros têm iguais direito à vida, liberdade, igualdade e segurança.
…se o paciente já não entende a letra do médico, agora também não vai entender o que ele fala.
Nota do BLOG: A OPAS se presta a papel lamentável de lavagem de dinheiro e de contratos ao se interpor, sem nenhuma necessidade, em um convênio com Cuba para legitimar a importação de médicos (são médicos mesmo?) para trabalharem no estrangeiro em condição análoga à escravidão sob a chantagem de terem que viver longe das famílias que serão presas se desertarem. Mesmo assim 2.000 médicos desertaram.
De minha parte farei e espero que todos os médicos brasileiros o façam também, todo o necessário para ajudar a esses médicos cubanos a desertarem da ditadura castrista e que possam se qualificar e revalidar seus diplomas em território nacional.
Penso que além de ajudarmos a libertar um escravo, fazendo isso em cada cidade onde vá um cubano estaremos ajudando a minar essa tentativa sórdida de aparelhamento do Estado brasileiro usando o SUS como pretexto para ocupação de cargos públicos por agentes cubanos que financiarão o regime de Fidel com o seu suor para aqui no Brasil servirem de vaca de presépio do PT.
A única função da OPAS nesse esquema é tentar limpar a barra do governo brasileiro prestando-se ao papel de intermediadora do contrato escravo, tal qual faziam os mercadores de escravos nos séculos passados.
Para completar só falta o Ministério da Saúde definir quem será o capitão-do-mato escalado para vigiar esses médicos cubanos e relatar suas atividades ao politburo instalado no Palácio do Planalto.
O povo Bradileiro é tido como malandro, esperto, ligeiro!
ResponderExcluirO Governo do PT é brasileiro?
Na verdade o Governo ta matando "varios coelhos"... Jogou pra Patoleia que o problema de Saude é falta de "apenas" medicos! A mídia e o povão ta do lado do Governo (=votos)! Vai ajudar Cuba enviando dinheiro! Quem vira será Cabos Eleitorais para espalhar a semente da Ditadura Socialista Cubana para que os Companheiros perpetuem no poder! Os Cubanos sao escravizados e o fruto do trabalho nao sao deles e sim do Governo Cubano, razão no qual o dinheiro vai pra Cuba e pro "profissional Cubano" cabo eleitoral, fica a bagatela de R$ 1,2 mil para viver no Brasil! Dilma ira aprovar o que quiser pois é so soltar o Mensalão, o Dinheiro pra mocada em Brasília! Noa últimos 20 dias liberou mais recursos que nos 7 primeiros meses! Por que?....
Vc ainda acredita no Brasil?
Ps.: nao ajudo ninguem pra conseguir Revalida e muito menos estrangeiro! Aceitar essa sacanagem do Governo é aceitar que o trabalhador Brasileiro nao será valorizado, que nao será desenvolvido a Educacao no Brasil! Medico o país tem! Nao tem é um plano de carreira descente com salários descentes! Vejam a tratativa do Governo com os Medicos Peritos Previdenciários, o descaso com o profissional medico, os valores que querem pagar em concursos publicos, a mídia fazendo politica anti-medico e a hipocrisia dos Políticos brasileiros que quando doentes correm pro Hospital Sirio Libanês! Quando foi que um Politico graúdo se tratou no SUS? Ou foi pra Cuba se tratar?
CLT:
ResponderExcluirArt. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Parágrafo único - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.
Art. 4º - Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.