10/07/2013 - 11h40 Comissões - Assuntos Sociais - Atualizado em 10/07/2013 - 11h43
CAS debaterá situação das perícias médicas do INSS
Da Redação
Por sugestão da senadora Ana Amélia (PP-RS), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) debaterá a situação das perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Deverão participar representantes dos médicos, do INSS e do Ministério Público Federal. A pedido do senador Paulo Paim (PT-RS), foi acrescentado à lista de convidados um representante das centrais sindicais.
Ex-ministro da Previdência, o senador José Pimentel (PT-CE) disse que os benefíciosdo INSS são concedidos hoje em até meia hora, mas as perícias médicas ainda enfrentam problemas.
Pimentel afirmou que, em 2004, o número de peritos do INSS foi ampliado de 390 para 7 mil, para evitar um problema então detectado: pessoas em licença médica por até seis anos já tinham recuperado a saúde e alguns até moravam no exterior, mas recebiam o benefício indevidamente.
Segundo Pimentel, as agências do INSS foram reformuladas para atender demandados peritos por mais segurança no trabalho e passaram a contar também com o auxílio de assistentes sociais.
As próprias agências estão sendo descentralizadas para atender à dificuldade de mobilidade dos pacientes submetidos à perícia médica, de acordo com Pimentel.
O senador Jayme Campos (DEM-MT) reconheceu avanço no setor e disse que aperícia do INSS está sendo moralizada.
Agência Senado
Esse Pimentel é louco! Acho que tira números da cueca.
ResponderExcluirLoucura e má-fé são coisas bem diferentes !
ResponderExcluirO Paim é muito interessado na Perícia....
ResponderExcluir