Quem trabalha em UTI sabe o que é uma equipe multiprofissional: Cada um dentro da sua área, atuando em conjunto, mas o médico sempre é o líder, pois a ele cabe a principal responsabilidade: definir o tratamento e assumir as consequëncias dessa decisão, que em alguns casos pode ser assinar um atestado de óbito.
O que os sociólogos da saúde propõe como trabalho multidisciplinar é totalmente diferente: É retirar o poder do médico, nivelar todos os profissionais num mesmo patamar de conhecimento e fazer com que todos tenham o mesmo PODER de decidir sobre um tratamento, um afastamento ou uma atuação em saúde.
É isso que precisa ser denunciado: Embalado pela capa do politicamente correto, o discurso multiprofissional na verdade vem para combater o poder médico, embalado pelas teorias anti-médicas do biopoder de Foucault, que tinha pai médico e odiava o pai e a medicina.
Faremos um tópico específico denunciando o vazio do discurso do biopsicosocial. Essa introdução serve apenas para explicar porque que, quando aplicadas as medidas biopsicosociais, o resultado é a catástrofe, pois elas se baseiam em falsas premissas, realidades virtuais, nunca testadas.
Por exemplo: Ao abolir a perícia para atestados de 7 dias, Carneiro conseguiu paralisar as escolas municipais de São Paulo, o número de afastamentos subiu de 9.000 para 105.000, um aumento de 1.000%. O biopsicosocial de Carneiro esvaziou as escolas de professores entre 2003-2004 e prejudicou milhões de alunos.
Agora Carneiro quer implantar suas hipóteses não testadas de biopsicosocial para os trabalhadores e segurados do RGPS, uma população alvo de "apenas" mais de 150 milhões de pessoas.
Ao invés de 7 dias, agora são 90 dias sem perícia. Supondo que a população em geral irá se comportar como se comportaram os professores municipais de São Paulo (qual desempregado vai perder essa chance? Que empregado não vai querer umas férias remuneradas de 3 meses?), teremos a seguinte situação:
Atualmente são 2.4 milhões de benefícios por incapacidade em manutenção pelo INSS.
Ao aplicar seu modelo biospicosocial (teoria não testada), é presumível vermos um aumento de afastamentos nas mesmas proporções vistas em São Paulo.
Em 24 meses, portanto, veremos um aumento de 1.000% nas licenças por incapacidade pelo INSS.
O número de benefícios saltará de 2,4 milhões para 26,4 milhões de benefícios por incapacidade nos próximos 24 meses.
Atualmente o INSS gasta 1.3 bilhão de reais por mês com o B31 ou 16,9 bilhões em 1 ano.
Em 2 anos, irá gastar 16 bilhões por mês apenas com o B31, ou 205 bilhões em 1 ano.
Com o modelo Carneiro biopsicosocial, o INSS vai gastar em um mês o que atualmente gasta em um ano com B31. E em um ano, gastará todo o orçamento do MPS para apenas pagar os B31.
E isso porque nessa simplória conta não entrou as variáveis "PP", "LI" e "AxN".
É isso ai. Semana que vem vamos mostrar a farsa do discurso biopsicosocial e seu impacto na Europa, onde foi implantado.
NOTA: Este tópico não pretende atacar a Sociologia. Existem muitos teóricos e sociólogos sérios. O blog ataca o que chamamos de "sociólogos da saúde" e a forma como meros conceitos desprovidos de qualquer testagem são vendidos ao público como "verdade absoluta", como ao dizer que "o modelo biológico é ultrapassado" ou que "o modelo pericial está esgotado".
NOTA: Este tópico não pretende atacar a Sociologia. Existem muitos teóricos e sociólogos sérios. O blog ataca o que chamamos de "sociólogos da saúde" e a forma como meros conceitos desprovidos de qualquer testagem são vendidos ao público como "verdade absoluta", como ao dizer que "o modelo biológico é ultrapassado" ou que "o modelo pericial está esgotado".
8 comentários:
DEIXA !
DEIXA !
DEIXA !
AH, DEIXA, VAI !
Deixe disso rapaz!
Carneiro é um Messias! Esse homem é um enviado! Fico ate excitado de pensar nesse novo modelo, magico!
E esse caboclo que vcs gostam tanto de falar, Foucault, eu quero que ele vá pra PQP!
Vai ser bom demais! Vê a Pericia humanizada na marra! Vê o trabalhador "vagabundo" brasileiro indo lá, pegar seu fixo, sim, fixo pois o pessoal vai pro mercado informal, né nao?! Vender espetinhos, roupa, demillus e tapoer! Um bico de segurança ou de motorista tb cai bem nessas horas! Aqui é Brasil, é festa, é anarquia, é impunidade, é putaria, é sacanagem, é jeitinho!
Atenção Peritos da Ponta! Atenção!
Vc vê seus colegas sem fazer Pericia, com aspecto de saude, dando risada, alegre, e vc ai tocando piano hehehehee! A moda agora é a Pericia humanizada! Conceda! Se esforce o máximo que puder pra conceder o beneficio! Sugira aposentadoria, nao é v c que homologa mesmo! Faça a sua parte e evite o tapa na orelha! Outro dia o colega quase que foi agredido por uma clave! Eu olhei aquilo e pensei; o capitão Caverna tava na APS?! Cuidado com ele hehehe, se pega na cabeça se nao mata, aleja! ;-)))
Ei moçada, ja vamo se filiando ao PSB, vamo preparar o Dossiê do INSS pra apimentar a campanha com o Eduardao! Se com o Gabas nao vai, vamo mudar de ParTido! Gabas=promessometro! Na minha tenha o cabra que nao cumpre promessa leva outro nome! So nao coloco aqui pois o Editor do Blog censura heheh!
E um salve também pro Carneiro! Nosso AraqueM, nosso Showman!!!!
ALDO:
PERITO DE PONTA NÃO TOCA PIANO.
O QUE FAZ É CARREGÁ-LO PARA QUE OUTROS O TOQUEM
Carrega e toca! A provocação é essa! Hehehehe
É o faz tudo! ;-))... Perito da Ponta é Perito Bombril:1001 utilidades! É a parte pobre da Pericia, a ralé, a Patoleia, o Proletariado, o irmão mais "feio", o que sofre Bulling!
Os outros, nem tocar tocam, SÓ ASSISTE!
Vê que maravilha! De camarote, bebendo Drinks e comendo petiscos! ;-))... Ai Simmmm!...
Como quantificar a Produtividade dos Peritos não Ponta?
\o/ \o/ \o/...
Os Peritos de Ponta carregam e tocam o piano, são chibatados, perseguidos e não são maioria, vide o resultado da eleição da ANMP. Para os que assistem, assoviam e batem palma, basta deixar tudo como está; estes são os peritos "amigos do rei", tem "costa larga", inventam mil desculpas e fazem o possível e o impossível para não ir para o "front" cara a cara com o segurado.
O padrão mundial e humanizado de atendimento médico-pericial tem:
1 - Mínimo de 45 minutos reservados por perícia médica, totalizando 8 perícias em 6hs de atendimento
2 - Encaminhamento para perito médico/INSS especialista dos casos médico-periciais complexos e especializados
3 - Realização de perícia médica previdenciária somente com o PAP (Processo Administrativo Previdenciário) onde serão arquivados/paginados todos os documentos médicos apresentados de importância pericial e colhida a assinatura do trabalhador/segurado-inss periciado no momento da perícia, imprimido uma cópia da perícia médica/Sabi-Sibe e anexado ao PAP.
4 - Para uma perícia médica/INSS complexa, pela Legislação Administrativa do Brasil, temos até 30 dias para finalizarmos este ato administrativo especializado.
Cara, cada dia fico mais fã do colega Aldofranklin...
E eu do colega Fernando Antonio...
Postar um comentário