Secretário-executivo relata experiência de sucesso que reduziu as filas nas agências
12/03/2013 - 18:36:00
A Previdência Social participou, nesta terça-feira (12), da 1ª Jornada Internacional da Gestão Pública. O evento, organizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), tem como objetivo debater as conquistas e os desafios da gestão pública. Servidores e autoridades da Previdência estavam com um estande montado para mostrar a experiência de sucesso da Previdência Social, que reduziu as filas e otimizou o atendimento aos cidadãos.
O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, foi um dos convidados para o segundo painel do dia: A Melhoria da Prestação de Serviços Públicos. Gabas falou sobre a experiência de gestão que comandou nos últimos doze anos na Previdência, que levou ao fim as filas nas portas das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Aos ouvintes, o secretário-executivo enfatizou que o sucesso foi alcançado devido à mudança de cultura dentro da organização. “Passamos a dar mais atenção às pessoas”, declarou. Ainda de acordo com Gabas, a melhoria só foi possível porque houve investimento do Governo Federal e apoio dos servidores: “fizemos uma grande aliança entre os servidores e a Administração”.
Gabas narrou para a plateia como a instituição executou o plano de gestão que otimizou o trabalho da Previdência Social e mostrou, em tempo real, como estava o atendimento nas agências, acessando a sala de monitoramento do INSS. Segundo ele, até 2004, uma pessoa poderia esperar até 180 dias para ser atendido. “Hoje, isso leva 30 minutos”, comemorou.
O evento contou, ainda, com a presença de outros especialistas nacionais e internacionais, que dividiram suas experiências em seus países e debateram como melhorar o atendimento à sociedade. Demais autoridades da Previdência Social também participaram das discussões: a secretária-executiva adjunta, Elisete Berchiol, o presidente do INSS, Lindolfo Sales, o diretor de benefícios do INSS, Benedito Brunca e a diretora de atendimento do INSS, Cinara Fredo.
Serviço: Esta foi a primeira edição da Jornada Internacional da Gestão Pública, que passará a ocorrer anualmente. O evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e vai até dia 13 de março.
Informações para a Imprensa
Renata Brumano
(61) 2021-5102
Ascom/MPS
4 comentários:
Isso só pode ser piada...
Bem, a diretoria da ANMP também se considera digna de prêmio de associativismo. A proximidade com o governo parece de fato não poder mais disfarçar. Geilson alega que foi um bom diretor, embora o caos e guerra tenham sido a marca do seu reinado subjúdice. Gabas alega que é um excelente gestor embora haja problemas profundos e enraizados.
Acho que realmente combinam muito
Me deu um acesso de riso quando li este post... realmente, empurraram a sujeira para debaixo do tapete... Tiraram a fila da porta da APS e jogaram para o mundo virtual... essa é a típica conversa para boi dormir, o famoso "bull sheet"...
Qual a diferenca entre a anterior espera em filas na chuva, com a necessidade de voltar todo dia para em 30 a 60 dias conseguir marcar um atendimento, e o atual imediatismo telefonico ou informatizado para ficar esperando 60 a 90 dias para conseguir marcar o mesmo atendimento? Este povo e a midia apenas adoram a aplicacao pratica do "me engana que eu gosto"
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