sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CASO-SÍMBOLO DA CARREIRA EM EXTINÇÃO: 15 DIAS COMO PERITA E MAIS UMA COLEGA DÁ ADEUS À INSSANIDADE.

Colega Sebastiana Dias Simões, do Paraná, como muitos colegas prestou concurso sonhando em uma carreira federal. Foi nomeada em 20/12/2012 pelo DOU para a Gerência Londrina. Como são até 30 dias para a posse, provavelmente ela deve ter sido empossada em torno de 20/01/2013, como de praxe. No DOU de 15/02/2013 é publicada  a sua exoneração do cargo ao qual tinha assumido 25 dias antes.

Considerando que existem alguns dias para publicação da exoneração e que tivemos o feriado de Carnaval, provavelmente a assinatura do pedido se deu antes da sexta-feira de Carnaval. Temos portanto que a colega ficou no máximo 15 dias como perita médica de fato.

Não tenho dúvidas que o modo "gentil" como deve ter sido tratada na APS associado ao email dizendo que ela iria ter que trabalhar fora do expediente na quarta-feira de cinzas foram decisivos em sua decisão.

O caso da colega não é isolado. Centenas e centenas estão fazendo isso. Basta ver o exonerômetro.

Enquanto isso, ainda se discute em Brasília a "viabilidade" das 20h. Provavelmente quando chegarem a um consenso já não haverá mais médicos para desfrutar dessas 20h. Sem conseguir fidelizar peritos e sem vontade de mudar a situação, o governo aposta irresponsavelmente em um credenciamento que já se mostrou no passado recente incapaz de resolver o problema.

Claro, se os credenciados acabarem com a fila, acabam com o seu emprego. Mas apesar dessa obviedade, tem gente que quer impor ao INSS o credenciamento. Fica claro, portanto, que a motivação dessas pessoas não é a resolução do problema, muito pelo contrário, e sim outras de naturezas muito, muito sombrias...


2 comentários:

  1. Melhor mudar a expressão "Claro, se os credenciados acabarem com a fila, acabam com o seu emprego", para "... acabam com seu trabalho, bico, etc

    ResponderExcluir
  2. Quer prova Maior que o modelo de carreira atual está falido? Que o ambiente de trabalho é pernicioso? Que os Gestores sao incompetentes? Que o Governo é inerte?
    O País está falido e as Instituições Publicas convulsionando! Ja pinta no horizonte outras opções para Brasília e no andar da Carruagem, ganhando musculatura pra rechaçar o PT do Governo Federal! Abra os olhos Gabas, Brunca meu filho fique esperto...raposas que so faz as coisas em beneficio próprio, esquecem do País, da Nação, so pensam em Jetons...

    ResponderExcluir

Os comentários, assim como os textos, são de responsabilidade de seus autores. Comentários ofensivos serão excluídos.