Fernanda Martins
16/01/13 08:00
Posto do INSS em São Gonçalo deixa idosos esperando atendimento por, em média, quatro horas
Posto do INSS em São Gonçalo deixa idosos esperando atendimento por, em média, quatro horas
Segurados do INSS esperam até quatro horas na fila por atendimento na agência de São GonçaloFoto: Fernanda Martins
Às 10h desta terça-feira, cerca de 350 pessoas esperavam na fila — a maioria idosos —, enquanto apenas um atendente fazia a triagem e distribuía senhas. Apesar do sistema de agendamento por telefone — que prometia melhorar a sitação nas agências do INSS —, a cena ainda é comum no posto do instituto do Centro de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Segundo os segurados, o tempo médio de espera pelo atendimento é de quatro horas, quando o sistema não está fora do ar.
Dilce de Oliveira, de 77 anos, diz que se acostumou com a situação. Ela já esperou por até cinco horas para ser atendida. Ontem, foi ao posto saber por que alteraram a data do pagamento do benefício, sem autorização.
A pensionista Terezinha de Jesus, de 73 anos, chegou às 8h e, até o meio-dia, não tinha recebido sequer a senha. Apesar de ter passado por uma cirurgia no coração, ela não teve direito a atendimento prioritário.
Denise de Castro, de 71 anos, queria uma declaração de pensão e já esperava havia quatro horas, quando procurou saber o motivo de não ter prioridade de atendimento, já que tinha retirado um nódulo na mama. A resposta que ouviu de um funcionário a surpreendeu:
— Ele me disse: “Aqui não tem preferência, aqui todo mundo é velho e todo mundo é doente” — contou.
O casal de aposentados Maria do Rosário Campos, de 69 anos, e Emídio Pinheiro Campos, de 72, foi à agência para pegar um simples extrato de rendimento e esperava pela senha, de pé, havia duas horas. Um segurança informou que em todos os horários, a agência fica lotada.
Outra queixa recorrente é sobre o número insuficiente de funcionários, o que é possível comprovar nos diversos guichês vazios.
Em nota, a assessoria de imprensa do INSS, afirmou que, “em razão do aumento da demanda, associado à lentidão do sistema, a unidade teve um consequente aumento do tempo de espera”. Sobre o desrespeito do funcionário com a idosa que pedia atendimento prioritário, alegou que “a postura está em desacordo com as orientações da instituição”.
Às 10h desta terça-feira, cerca de 350 pessoas esperavam na fila — a maioria idosos —, enquanto apenas um atendente fazia a triagem e distribuía senhas. Apesar do sistema de agendamento por telefone — que prometia melhorar a sitação nas agências do INSS —, a cena ainda é comum no posto do instituto do Centro de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Segundo os segurados, o tempo médio de espera pelo atendimento é de quatro horas, quando o sistema não está fora do ar.
Dilce de Oliveira, de 77 anos, diz que se acostumou com a situação. Ela já esperou por até cinco horas para ser atendida. Ontem, foi ao posto saber por que alteraram a data do pagamento do benefício, sem autorização.
A pensionista Terezinha de Jesus, de 73 anos, chegou às 8h e, até o meio-dia, não tinha recebido sequer a senha. Apesar de ter passado por uma cirurgia no coração, ela não teve direito a atendimento prioritário.
Denise de Castro, de 71 anos, queria uma declaração de pensão e já esperava havia quatro horas, quando procurou saber o motivo de não ter prioridade de atendimento, já que tinha retirado um nódulo na mama. A resposta que ouviu de um funcionário a surpreendeu:
— Ele me disse: “Aqui não tem preferência, aqui todo mundo é velho e todo mundo é doente” — contou.
O casal de aposentados Maria do Rosário Campos, de 69 anos, e Emídio Pinheiro Campos, de 72, foi à agência para pegar um simples extrato de rendimento e esperava pela senha, de pé, havia duas horas. Um segurança informou que em todos os horários, a agência fica lotada.
Outra queixa recorrente é sobre o número insuficiente de funcionários, o que é possível comprovar nos diversos guichês vazios.
Em nota, a assessoria de imprensa do INSS, afirmou que, “em razão do aumento da demanda, associado à lentidão do sistema, a unidade teve um consequente aumento do tempo de espera”. Sobre o desrespeito do funcionário com a idosa que pedia atendimento prioritário, alegou que “a postura está em desacordo com as orientações da instituição”.
É isso ai Governo! Tem que botar pra lascar nesse Povão! O Serviço ofertado a população sendo ruim, pode ser que alguém desista e é revertido em Economia nos gastos Públicos!
ResponderExcluirGoverno mais uma vez de parabéns por nao investir em Infra-estrutura de atendimento!
Aqui é Brasil, país sem seriedade e sem respeito! Está insatisfeito vá morar em outro canto!
Já o Servidor está também de parabéns! Vendo a idade do pessoal na faixa dos 70, quem é qe nao tem doenca?! E sendo todo mundo idoso nao há nem em se falar em estatuto do Idoso!
E a desculpa do Governo está dentro dos conformes no Rol de " Desculpas esfarrapadas!", mais uma vez parabéns!
To com o Justo Veríssimo e nao abro: Quero que o povo se exploda!" Ou então com o macaco Simão: Brasil é país da piada pronta!
;-))
Brasil, país escroto da porra!