domingo, 4 de novembro de 2012

Choque de "Realidade" após visita de Governo Alemão faz Governo Brasileiro armar Fogueira para o Perito do INSS. Quer acabar com uma "cultura" enraizada do Benevício. Muita gente aposentada por invalidez?? Mas a CUT não disse que a perícia do INSS cortava todo mundo?

Cadastro vai oferecer trabalhador reabilitado
Governo federal quer acabar com a cultura do brasileiro de ‘ficar encostado pelo INSS’. Programa prevê recuperar segurado acidentado para que ele possa voltar ao mercado

Rio - O governo federal vai criar um Cadastro Nacional de Trabalhadores Reabilitados para que empresas contratem esses segurados depois que eles passarem por atendimento e tenham condições de voltar ao mercado de trabalho. Para isso, está em fase de estudo a implementação do Programa Nacional de Reabilitação Profissional.

A meta é triplicar o número de trabalhadores reabilitados por ano. Segundo o INSS, atualmente, 18% de todos os brasileiros que se aposentam anualmente pedem o benefício por invalidez. A avaliação do instituto é de que metade desse contingente poderia voltar ao mercado caso a reabilitação profissional se torne mais eficaz. O assunto é tratado pelo governo como se fosse uma mini-reforma.
Responsável técnico pela reabilitação da Gerência de Caxias, Eduardo de Sousa diz que empresas podem procurar o INSS para contratar reabilitados | Foto: Divulgação

A ideia do INSS é acabar com a cultura do brasileiro de, ao sofrer acidente de trabalho, preferir ficar “encostado” pela Previdência do que voltar ao trabalho. Hoje, o instituto reabilita cerca de 22 mil trabalhadores por ano, uma despesa de R$ 15 milhões. Mas o contingente é considerado muito baixo. O governo quer ir além e elevar para 600 mil a quantidade de trabalhadores que poderiam ser reintegrados ao mercado de trabalho com a mudança no modelo de reabilitação profissional no país.

Com a iniciativa, o governo espera diminuir os gastos com aposentadorias e pensões por invalidez e com auxílio-doença, da ordem hoje de R$ 60 bilhões por ano. Técnicos de cinco ministérios (Previdência Social, Saúde, Planejamento, Educação e Trabalho) estão debruçados no projeto.

No Rio, iniciativas de reabilitação de trabalhadores com doenças incapacitantes têm dado certo. Na Agência da Previdência em Teresópolis, na Região Serrana, segurados que passaram pelo programa do instituto conseguiram emprego com salário mais alto do que tinham.

Com parceria com o Hospital São José, desde 2008, o INSS garante o retorno de profissionais após passarem por treinamento para atuar nas vagas oferecidas pela empresa.

Em Caxias, perícias avaliarão 2.100 segurados

Na Baixada Fluminense, até o fim do ano, dois mutirões de perícias da Gerência Executiva de Duque de Caxias vão avaliar 2.100 segurados do INSS que recebem auxílio-doença . As perícias vão definir se os trabalhadores receberão alta, passarão por reabilitação para voltar ao trabalho ou serão aposentados por invalidez.

O responsável técnico pela reabilitação da Gerência de Caxias, Eduardo de Sousa, lembra que as empresas podem procurar o INSS para contratar os reabilitados. Atualmente, é o instituto que vai até elas oferecer trabalhadores que passaram por cursos contratados pelo INSS no Senai/Senac. As companhias interessadas podem enviar vagas para o e-mail eduardo.desousa@inss.gov.br.

Projeto fará empresas cumprirem meta de deficientes

O Cadastro Nacional de Trabalhadores Reabilitados será positivo também para empresas. A iniciativa vai ajudar aquelas que precisam se adequar às exigências de contratar uma parcela de funcionários com deficiências físicas.

Empresários poderão atender a legislação de 1991, que determina cotas de trabalhadores com deficiência. O número varia de 2%, quando há de 100 a 200 empregados, e vai até 5% para as companhias que empregam mais de 1.001 pessoas. O cadastro terá informações às empresas sobre os atendidos pelo programa.

Em paralelo, o INSS assinou convênio com o Instituto DGUV, da Alemanha, para aperfeiçoar o trabalho dos médicos da instituição. O novo plano deve ser apresentado até 10 de janeiro
Fonte: O Dia on Line

2 comentários:

Snowden disse...

Certo! E quem vai fazer o "Trabalho Sujo" é o Perito?
Assumindo a culpa de desumanos? Bucha de canhão?
E acho que os Peritos não deveriam cortar nenhuma Aposentadoria por Invalidez! O Governo só vai se mexer quando "A bengala estiver na base do Cabo"...aí vão reconhecer o Trabalho do Perito e a importância do mesmo!

Perito ser otário, dar a cara a tapa pra depois levar tiro ou facadas como no caso de Santos e depois ficar por isso mesmo é que não dá! Ah, detalhe: o cabra que matou o Primeiro perito já ta solto hein?!...Não esqueçam que aqui a Impunidade Reina! Vão lá arriscar a vida, vão bando de besta!

Francisco Cardoso disse...

Repito: A Dilma está afim de perder votos... Vc acha que quem está encostado numa aposentadoria por invalidez vai querer voltar a trabalhar, ou melhor, perder a "bolsa" e ter que largar o "bico extra" pra ter que voltar a disputar no mercado formal, como ocorre em muitos casos?