quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COM DCA, DÉFICIT AUMENTA

O caderno de Economia de O Globo divulga que o déficit da Previdência aumentou na gestão Hauschild. O resultado negativo totalizou R$ 32,32 bilhões nos primeiros 9 meses de 2012.
Não adiantou a arrecadação ter elevação de 7,4% frente ao mesmo período do ano passado por que as despesas com benefícios aumentaram na mesma proporção (7,3%). Foram R$ 235,63 bilhões nos nove primeiros meses deste ano.

O Auxílio-doença, aquele que representa 70% dos atendimentos presenciais no INSS, tem sofrido uma pressão que a contabilidade não demonstra com transparência. Refiro-me à chamada DCA, Data de Cessação Administrativa, que de cessação só tem o nome, já que é uma concessão adicional sem amparo legal determinada por despacho judicial na Ação Civil Pública 2005.33.00.020219-8. Através deste mecanismo, enquanto não for realizada a perícia médica daquele segurado em gozo de benefício, mas que alega não ter se recuperado, o INSS deve manter o pagamento. Assim tem sido feito e pessoas plenamente recuperadas se mantém recebendo auxílios-doença por até 9 meses, como temos constatado.

Se a perícia fosse realizada imediatamente ao requerimento de prorrogação, esta aberração (DCA) desapareceria e com ela o custo inaceitável para a sociedade, estimado em bilhões de reais, muitas vezes maior que a folha de pagamento dos peritos.
________________________________________


RESOLUÇÃO INSS/PRES Nº 97, DE 19 DE JULHO DE 2010

Art. 1º Estabelecer que no procedimento de concessão do benefício de auxílio-doença, inclusive aqueles decorrentes de acidente do trabalho, uma vez apresentado pelo segurado pedido de prorrogação, mantenha o pagamento do benefício até o julgamento do pedido após a realização de novo exame médico pericial.
(...)
BENEDITO ALDALBERTO BRUNCA
Em cumprimento a sentença da Justiça Federal na Bahia prolatada pelo Magistrado Eduardo Gomes Carqueja

Um comentário:

  1. Não é a toa, que chegado o final do ano, a Dívida Publica do Brasil chegará a 2,5 trilhões de Dólares e a Divida Interna beirara os 2,1 Trilhões de Reais! Com a Gestão Medíocre ao final do Ano quem sabe a Divida não será maior?
    Nao tem milagre! Se não agir, nós chegaremos ao "Fundo do Buraco Negro"...
    Ano passado foram destinados pelo Governo para o pagamento de Juros, e refinanciamento da divida mais de 600 bilhões de dólares...
    E no Brasil esse DCA consome mais de 1 bilhão de reais por ano! Quantos peritos isso não pagaria com vencimentos descentes? Mas não, a inveja e a Mediocridade para com os medicos não permite a tomada de atitude sensata! E esse pessoal do MP tem Hipermetropia...o que fazem por ai Brasil afora, meu Deus...

    ResponderExcluir

Os comentários, assim como os textos, são de responsabilidade de seus autores. Comentários ofensivos serão excluídos.