Carência de médicos atrasa perícias do INSS
Ivan Dembogurski
Publicada em 28/08/2012.
A carência de médicos profissionais é hoje uma das principais preocupações no INSS. Conforme o gerente regional da Gerência Executiva do INSS de Ijuí, Ivan Dembogurski, alguns se aposentaram, outros reduziram a jornada de trabalho e ainda há aqueles que estão afastados por problemas de saúde, o que é o caso de três médicos apenas na gerência de Ijuí. “Isso faz com que reduza a capacidade operacional/dia de atendimento. Temos a situação de nomeação de uma parte agora e outra em dezembro. Mas, com certeza, ainda não vai ser suficiente para suprir toda a carência e equalizar toda essa demanda represada que tem”, afirma o gerente.
Ivan destaca que o incremento de alguns servidores vai dar fôlego para manter padrão de atendimento buscado constantemente pelos profissionais da gerência. Segundo ele, há um plano emergencial em nível de INSS, para proporcionar maior agilidade na concessão de benefício. De acordo com o gerente, existem agências, em nível de Brasil, que estão demorando muito para proporcionar o reconhecimento dos direitos dos segurados, assim que estes encaminham e protocolam o seu benefício. Ele destaca que isso não é um problema grave na gerência de Ijuí, exceto em situações pontuais. “Não chega a ter período muito grande de espera, a não ser em casos de auxílio doença, os quais envolvem a perícia médica. Nesse caso, temos uma situação um pouco mais crítica na jurisdição. Por isso que há essa ação emergencial, onde estamos tentando equilibrar a agenda represada. Das 15 agências da jurisdição, o foco se concentra em seis agências, nas quais o tempo médio de espera para a perícia médica é de mais de 30 dias. Isso é preocupante, apesar de que não é o local mais crítico, pois tem gerências que estão agendando para novembro, dezembro e janeiro”, descreve.
Conforme o gerente, são realizadas cerca de 4.000 a 4.500 perícias mensais na jurisdição de Ijuí. De acordo com ele, os benefícios represados, com relação a auxílio doença, já chegam a 5.000. Ele ressalta, no entanto, que a gerência está buscando constantemente soluções para minimizar a demora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários, assim como os textos, são de responsabilidade de seus autores. Comentários ofensivos serão excluídos.