quinta-feira, 28 de junho de 2012

Quem fala o que não deve, ouve o que não quer.

28.06.2012
Fonte: http://www.simers.org.br/medicos-peritos-noticias-3491.html

Médicos Peritos do INSS estão reunidos com o presidente do Instituto

Médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão reunidos desde o começo da tarde desta quinta (28) na agência do órgão na avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre. Representantes do SIMERS acompanham a reunião, a portas fechadas, com o presidente do INSS, Mauro Hauschild. Jornalistas que fazem a cobertura não têm acesso à reunião, na qual a categoria cobra esclarecimentos sobre declarações noticiadas e atribuída a Hauschild a respeito do quadro de médicos em atuação.

Os médicos exigem retratação do presidente, que teria declarado ao jornal Zero Hora que número muito pequeno de peritos estaria atendendo o público na gerência de Porto Alegre, que compreende agências da Capital, Viamão e Alvorada. SIMERS e Associação Gaúcha dos Médicos Peritos publicaram nota oficial que contrapõe os dados, denuncia a grave falta de profissionais e aponta a crônica falta de condições de trabalho. Este cenário explica que hoje a Região Metropolitana - com três gerências (Capital, Novo Hamburgo e Canoas) ostente uma das maiores taxas de demora nos atendimentos, alcançando quatro meses de espera. Em 48 meses, o INSS perdeu no País um quarto do número de peritos.

"A recomposição do trabalho, agilização das marcações e das perícias só ocorrerão com mais contratações e valorização dos médicos, que enfrentam violência, interferência administrativa recorrente sobre o ato médico pericial, além de trabalhar em ambientes com condições precárias (sistema informatizado irregular e pouco atualizado, levando a processo demorados de atendimento), salários defasados e gratificação congelada desde 2008. Isto faz com que a categoria de médicos peritos seja a que mais exoneração entre as carreiras federais.", destaca a diretora do SIMERS e vice-presidente do SIMERS, Clarissa Bassin.

O QUADRO DO SETOR DE PERÍCIAS NO RS:

Fonte: Associação Gaúcha dos Médicos Peritos
- São 313 peritos no RS. Para dar conta da demanda, o número deveria ser de 600 médicos.
- Em 48 meses, 41% dos médicos da Região Sul se exoneraram ou se aposentaram. São 352 a menos, sendo 120 deles do RS.
- Em 2007: havia 80 peritos na gerência de Porto Alegre, hoje são 51; em Canoas, são 37, e em Novo Hamburgo, 38. As três respondem por 75% da demanda de perícias e outros atendimento no Estado. Essa média de exoneração e aposentadoria é acima da média nacional.
- 75 mil perícias estão represadas no RS, sendo 40 mil somente em Porto Alegre. Das 40 mil, dez são iniciais.
    1. Médicos peritos do INSS reunidos na tarde desta quinta-feira
    1. Reunião a portas fechadas
    1. Médicos exigem retratação do presidente

Um comentário:

  1. Parabéns SIMERS que tem um posicionamento mais consistente com as demandas da categoria e se expressa de forma extraordinária na busca doa pleitos da Categoria dos Peritos medicos previdenciários!!!

    ResponderExcluir

Os comentários, assim como os textos, são de responsabilidade de seus autores. Comentários ofensivos serão excluídos.