quarta-feira, 27 de junho de 2012

NOTÍCIAS MPF 27.06.2012

MPF ajuíza ação contra INSS para agilizar perícias médicas (Criciúma)

Objetivo é que seja respeitado prazo de 15 dias contados desde o agendamento. Ultrapassado este limite, MPF requer na Justiça que INSS pague benefício provisoriamente.
O Ministério Público Federal propôs Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para garantir a todos os beneficiários da previdência e da assistência social que residam nos municípios que compõem a subseção judiciária de Criciúma e que dependam da perícia médica para fins de concessão de benefícios o direito coletivo à realização do respectivo procedimento no prazo de 15 dias, a contar do agendamento.

Caso ultrapassado o prazo, a ação requer, ainda, que seja concedido provisoriamente o benefício, amparado em atestado do médico assistente que instruiu o pedido administrativo, até a realização da perícia. Do mesmo modo, constatado o excesso de prazo já no agendamento, seja imediatamente concedido o benefício provisório, nos mesmos termos.

A ação foi ajuizada pelo procurador da República em Criciúma Darlan Airton Dias, contra o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Segundo o procurador da República, o atual período de espera é incompatível com a natureza alimentar do benefício pleiteado. Busca-se, portanto, "evitar os riscos e transtornos gerados aos beneficiários que dependam da prestação para sua subsistência e de seus familiares", esclarece Darlan.

ACP nº 5005923-69.2012.404.7204

5 comentários:

  1. Vejam o art 41-A inciso 5 da lei 8213...perderam ate o bom senso "mandando o INSS pagar em 15 dias"... Isso é um absurdo! Querem legislar, todo mundo quer legislar, por isso que este paîs ta desse jeito, ninguem respeita as leis, ate quem deveria dar o exemplo ou é busca por holofote?

    ResponderExcluir
  2. Já vi este filme...

    A propósito, onde anda a (ex) Superintendente amiga do Lula que alimentou o caos em SC? Deve ter sido promovida já que é mania deste governo premiar a ineficiência. Ate CG ganhou elogio da Presidenta.

    ResponderExcluir
  3. Acho que está estudando na Espanha, o que é bom para ampliar o conhecimento e a cultura.

    ResponderExcluir
  4. Quero que mande a Justiça dar uma sentença que espero há 20 anos...

    ResponderExcluir
  5. Sim na Espanha... O pais que está atolado em dividas pela política previdenciária.

    Esta ação "nova" é idêntica a varias outras inclusive a do RS. Ela foi usada como estopim do "Novo velho modelo"

    No fim Hauschild esqueceu a Pericia Medica e pôs todas as fichas num modelo cheio de vícios e fragilidades. A Mesa ganhou e perdeu. Nem novo modelo e nem perícia medica.

    As inconsistências do nexo técnico foram apontadas aqui por analises destes autores, inclusive por mim, e rapidamente encontraram outros adeptos da sua descrenca, alguns ilustres inclusives como a Dra. Maeno. O novo modelo levou um tiro fatal.

    O presidente do INSS foi mal assessorado por aqueles que querem hoje a sua cabeça. Não há como gerir o INSS sem a participação dos peritos. Engavetou o projeto da carreira nova que ele mesmo pediu há mais de um ano. Cavou a própria cova política interna.

    Pena eu?
    Tenho não. Vi colegas fantásticos pedirem exoneração, choraren por pressão e serem agredidos. Vi o dia do médico em outubro passado passar em branco. Vi autorizarem curso de designe de interiores para técnicos e negarem os pedidos para ajuda aos peritos a fim de fazerem especializações em Medicina do Trabalho. Foi um homem bom, mas não para a Pericia....

    Não há saída a curto prazo simples assim...
    Aa doenças crônicas possuem habitualmente cura apenas com tratamentos radicais

    ResponderExcluir

Os comentários, assim como os textos, são de responsabilidade de seus autores. Comentários ofensivos serão excluídos.