PÓS-OPERATÓRIO
12/5/2012 - Autônomo não consegue agendar perícia no INSS
MARCELO LANGUE
Autônomo tentou agendar perícia em Jundiaí, Várzea e Campo Limpo Paulista, sem sucesso
Fernando Cruz tem 39 anos e trabalha como autônomo recolhendo materiais para a reciclagem. Na quarta-feira, passou por uma cirurgia de retirada de hérnia na virilha, implantou uma rede para segurar a musculatura do local e está atualmente com 16 pontos na região. O médico responsável pela cirurgia, realizada no Hospital Universitário, já adiantou que ele terá de ficar de seis meses a um ano sem pegar peso e sem trabalhar na área que atuava.
O problema é que ele não está conseguindo agendar a perícia no INSS. "Já saí do hospital preocupado com isso porque sou autônomo e não posso ficar parado. As contas continuam vencendo. O problema é que quando liguei no 135 disseram que não há vagas de perícia na agência de Jundiaí, nem de Várzea ou Campo Limpo. Pediram para eu continuar ligando. Não posso nem ir até lá sozinho, vou precisar que a ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) venha me buscar.
Então não posso ir para uma agência muito longe. Estou com medo de ficar sem receber. Pago Previdência há 23 anos", conta. Acamado e movimentando-se com dificuldade, o autônomo diz que vai continuar insistindo diariamente para tentar agendamento, mas teme não ter condições de se manter até que os recursos sejam liberados.
Retroativo - Segundo a assessoria de imprensa da Previdência Social em São Paulo, o pagamento do benefício auxílio-doença, nos casos em que são deferidos, estará garantido desde a data em que o segurado ligou agendando a perícia médica. "Por isso, é importante que o senhor Fernando Cruz garanta essa data, marcando a perícia pela telefone 135 ou pelo sitewww.previdencia.gov.br", informa nota da assessoria.
A nota prossegue, informando que "quando o segurado liga para agendar o atendimento são oferecidas as vagas mais vantajosas dentro de um período de 20 dias. (...) Como a procura é grande, ocorre de, às vezes, a agência não ter uma vaga nesse período. Caso a pessoa queira ser atendida em determinada unidade, ela deverá se dirigir pessoalmente àquela agência, para agendar o serviço."
Segundo Fernando, por telefone, não foi permitido que ele fizesse o agendamento. "E pessoalmente, eu não tenho condições de ir até lá, a menos que seja mesmo para ser atendido. Só quero resolver a situação", diz.
ROBERTA DUTRA
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