Segundo os últimos dados disponíveis através da revista "INSS em Números", as despesas com benefícios aumentaram 2,87 bilhões de Reais em Janeiro (na comparação com Janeiro/2011) equivalendo a 13,95%, e novamente, em Fevereiro: 2,87 bilhões (13,91% sobre Fev 2011).
A mesma fonte revela que o número de perícias está em declínio. Em Jan/2012 a queda foi de 6,77% e em Fev/2012 maior ainda, 16,81% na comparação com os mesmos meses do ano anterior. Foram 571.506 perícias médicas em Jan/2012 e 548.319 em Fev/2012 (contra 611.965 em Jan/2011 e 659.154 em Fev/2011).
Em outra página, o número de perícias de Fev/2012 é descrito como 508.689, número menor ainda.Não se sabe qual dos números é o correto.
Quanto ao resultado, 69,82% das perícias foram favoráveis ao requerente.
Este aumento de quase 3 bilhões de reais por mês certamente tem a contribuição das prorrogações administrativas (DCA), ou seja, os pagamentos feitos sem base técnica nem legal em razão da demora nos atendimentos dos pedidos de prorroga
ResponderExcluircão de auxílios-doença. Com certeza, ninguém saberá, pois a informação não aparece em nenhum relatório.
Já temos ai uma idéia de quanto está custando o DCA...
ResponderExcluirDuvido infelizmente que o MPF questione esse uso do dinheiro publico que permite pagamento de beneficio por incapacidade sem perícia medica. Receio infelizmente que seja por decisão judicial.
ResponderExcluirA tendência caros é piorar e piorar cada vez mais. Quando a conta não puder ser posta mais sob o tapete... Adivinha quem limpa a Sobra da festa?
Nenhum caminho existe nesta área sem a fortificação do trabalho do perito que consiste em formalidade, cobrança na qualidade e carreira de estado.
O MPF não deve questionar o pagamento, que é por força de Justiça, mas sim a improbidade administrativa dos gestores do INSS em permitirem que esse atraso permaneça tão longo por tanto tempo e em todos os lugares. Mas isso não será feito, pois Urso Polar só caça peixe pequeno... 3 bilhões de DCA é um baita peixão pra eles...
ResponderExcluirSao covardes Francisco! Sao covardes e deixam o dinheiro publico ir pro ralo com improbidade administrativa só pra pegar uma boquinha em Brasília!
ResponderExcluirAgora cá entre nós, será que daria pra pagar quantos peritos durante quantos meses esse valorzinho de quase 3 bilhões de reais?!
Agora no pé do ouvido cochichando: " sao burros pra ..."
Ah se considerarmos 5 mil peritos ativos recebendo 10 mil por mês, daria pra pagar 60 meses?! É isso?! Então esse prejuzinho em tão pouco tempo seguraria 5mil peritos por 60 meses?!
Esse país é uma piada!
São 3 bi em cada mês.
ResponderExcluirSe o número de perícias diminuiu significa que aumentaram o valor dos benefícios ou a grana saiu por benefícios que não demandam perícia.
Uma das formas de aumentar valor de benefícios é prorrogando-os sem perícia.
Com 1/60 deste valor vc pagaria 5 mil peritos por mês de trabalho!
ResponderExcluirÉ ou não é "improbidade"?!
;-)
Com 2,5% deste valor, você pagaria salário de AUDITOR pra esses 5 mil peritos !
ResponderExcluirPena que vivemos no Brasil, onde desperdício é a regra e miopia dos agentes públicos é seletiva.