Filho de segurada do INSS reclama de erro na perícia médica
Ele reclama de confusão durante etapa final de avaliação. Órgão é campeão nacional de reclamações na Justiça.
14/2/2012 às 17:48
por Tribuna Hoje
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua a dar dor de cabeça para o contribuinte que possui problemas de saúde e espera obter o benefício do auxílio-doença em Alagoas. Não é difícil de encontrar alguém que não reclame do serviço na porta do prédio Ary Pitombo, no Centro.
Esse é o caso de Welterson de Araújo, de 30 anos, que foi ao INSS na manhã desta terça-feira (14), para garantir a conclusão de uma perícia médica de sua mãe, identificada como Luzinete Gama de Araújo, de 60 anos.
De acordo com Welterson, a mãe sofreu um acidente de trabalho há alguns meses atrás - quando ainda trabalhava como enfermeira - e ficou impossibilitada de trabalhar. Dona Luzinete contribuinte há pelo menos 15 anos buscou o atendimento de um médico perito da Previdência Social, para identificar o problema.
“Essa consulta foi no dia 13 de janeiro, e nesse dia a médica disse que ela não tinha condições de trabalhar mais. Foi aí que ela agendou um retorno e me deu um laudo médico para dar entrada no processo de aposentadoria”, conta.
O agendamento marcado pela médica, segundo Welterson, seria no dia 13 de fevereiro, mas ao chegar no local o rapaz disse ter se surpreendido com a informação de uma atendente. “Aí ela me disse que o prazo tinha espirado no dia 10 desse mês e que minha mãe teria de fazer tudo novamente, desde o agendamento até uma nova médica para avaliar minha mãe”, conta.
A mãe que toma remédios controlados chegou a desmaiar durante o exaustivo tempo de espera dentro do órgão, das 7h às 16h, em que o filho esperou para ser atendido. Welterson disse estar revoltado com o erro da médica e pretende entrar com um processo contra o órgão. “Estou indignado, vou buscar meus direitos”, finaliza.
Segundo dados da Justiça Federal o órgão é campeão nacional de ações na Justiça. Os processos contra a Previdência somam quase três milhões e acumulam anos nos tribunais.
O problema diário no setor já foi alvo de denúncia dos próprios servidores na última sexta-feira (10) - saiba mais aqui. Eles reclamam das condições de trabalho e pedem também mudanças estruturais no prédio.
Direitos
O segurado que se sentir desrespeitado e mal atendido dentro do INSS pode reclamar direto na agência. Por meio do telefone 135, o segurado também pode agendar uma consulta ou falar com atendente para maiores informações. Antes o usuário precisa informar o nome do empregado que contribui para o benefício. O exame é marcado após 15 dias sem trabalhar.
Pois deve acionar judicialmente o INSS para responder e à médica.
ResponderExcluirAgora que vi que estão "moderando' os comentários, logo onde está o lema'"A liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade".". Hein? Ou pode-se comentar ou não.
Nos parece que somente serão publicados comentários que favoreçam à sua "linha editorial".
Aproveitando o ensejo indico um site de utilidade pública, onde as respostas são dadas de forma imparcial, informando realmente os segurados a respeito de seus direitos:
www.beneficiosprevidenciariosinss.org