terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MPF vai intimidar peritos in loco

DIÁRIO DE CUIABÁ
Sobra indiferença em agência do INSS

ALECY ALVES
Da Reportagem

A procuradora do Ministério Público Federal em Cáceres, Samira Engel Domingues, disse ontem que foram abertos dois procedimentos com situações envolvendo médicos e um relativo a servidores da agência do INSS de Cáceres (230 km de Cuiabá). Ela disse que recentemente esteve em outra agência que também deve passar por apuração, acompanhando um usuário para avaliar a qualidade dos serviços.

Na avaliação dela, pelo menos no caso que acompanhava faltou profissionalismo e sobrou indiferença no atendimento ao beneficiário. Samira observa que não é intenção do MPF interferir no mérito da perícia e reconhece a necessidade de uma avaliação rígida. Entretanto, todos os cidadãos têm o direito à atenção, respeito e informações claras.

Conforme a procuradora, na sexta-feira, durante reunião com representantes da perícia-médica, o INSS informou que já está tomando as providencias no sentido de atender as recomendações.

Por causa do mau atendimento, os médicos-peritos e servidores terão de passar por curso de conscientização sobre os deveres e vedações funcionais dos servidores públicos federais, com enfoque no Código de Ética do Servidor Público Civil. Esta e outras exigências integram as recomendações da procuradora, definidas dentro do procedimento aberto para apurar queixas de maus-tratos, humilhações e outras situações vividas durante o atendimento.

Além disso, o MPF quer que os servidores envolvidos em ocorrências similares passem por acompanhamento e atendimento psicológico de assistência social - e que no interior da agência sejam afixados cartazes, em locais de fácil visibilidade, informando aos segurados quais os meios de contato com a Ouvidoria-Geral da Previdência.

A recomendação ainda se estende à divulgação dos nomes, dias e horários de atendimento dos médicos peritos na unidade, também em documentos ou cartazes dentro da agência. Caso não atenda o que definiu a procuradora, a direção da agência poderá ser acionada judicialmente, respondendo civil, penal e administrativamente.

8 comentários:

  1. Seria muito interessante que ela provasse na justiça tal necessidade. Isso é uma recomendação e não uma sentença judicial.

    Curioso é que alguns peritos achariam ótimo dispor de uma psicoterapia ao inves de passar o dia atendendo nas APS.

    ResponderExcluir
  2. O engraçado é a certeza com que a procuradora afirma certas coisas. Por que ela não vai perseguir traficante em Cáceres, porta de entrada de drogas no Brasil? É mais fácil ir atrás de peritos, quem sabe ela não sai rapidamente de lá e vai pra uma capital né?

    Pelo teor defensivo ora adotado, parece que ela anda lendo algum blog...

    ResponderExcluir
  3. Ela poderia ser mais específica sobre o que exatamente faltou de profissionalismo e sobrou de indiferença?

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, a Procuradora Samira Domingues esta articulada com o Diário de Cuiabá, buscando mídia pra si e o Jornal, vendas! Ninguém vai fazer visita em APS acompanhado de jornalistas de graça!
    Outra coisa que chama atenção é que é muito fácil falar em indiferença em atendimento sem dar nomes aos bois! Se ela é "cavalo do cão" por que já nao abriu um PAD com base no decreto 1172? O mais engraçado de tudo é que recentemente saiu a situação de saúde dos servidores que esta bastante precária além dos gastos com absenteísmo mas ate agora ninguém do MPF se manifestou em prol dos trabalhadores, pra nao desagradar o governo? Sim, pois pra pegar "uma boquinha" precisa de indicação além de vitrine e pode nAo parecer mas é o objetivo da nobre!
    Por que ela nAo vai combater trafico de drogas na região ? A cocaína que chega por estas regiões ? Quer bater em perito? Cursinho de psicologia? Fala serio!

    ResponderExcluir
  5. E eu já dei a sugestão, pena que ela nAo exige pra adotarem: chá de frutas vermelhas e torta floresta negra pra quem for a tarde por lá! As vezes a insatisfação é hipoglicemia

    ResponderExcluir
  6. Existe um projeto de Lei em tramite no Congresso que cria o Procurador Cidadão, a intenção é criar cargos de Procurador em todo Brasil para dar mais representatividade ao POVO!Segundo o Criador do Projeto - fico devendo o nome do Excelentíssimo- o brasileiro não sabe a quem recorrer quando não tem suas "aspirações atendidas". Meu nego, se a moda pega!!! Vai ter Samira por todo lado querendo mostrar serviço. Peritos UNIR-VOS!

    ResponderExcluir
  7. Fui no mpf dias desses e na vi o nome dos servidores fixados em cartazes, muito menos dos procuradores, nao pude levar acompanhante e passei por varias revistas antes do setor de protocolo....

    Vamos pedir ponto eletrônico pros procuradores. Vamos ver a reação.....

    ResponderExcluir
  8. Francisco vc sabia que eles acessam os sistemas da previdencia de suas casas via VPN?

    ResponderExcluir

Os comentários, assim como os textos, são de responsabilidade de seus autores. Comentários ofensivos serão excluídos.