terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vicentinho promoveu debate sobre Perícia do INSS

A qualidade do atendimento da perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é tema da audiência pública realizada hoje (20) às 14h30, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara, no Plenário 6.
De acordo com o deputado Vicentinho (PT-SP), que integra a Comissão de Trabalho, o debate foi proposto para esclarecer as denúncias sobre o mau atendimento dos médicos peritos aos trabalhadores.

" Os trabalhadores reclamam do atendimento dos peritos, que na maioria das vezes, trabalham simultaneamente no INSS e como médicos do trabalho de empresas, e não dão a devida atenção aos pacientes, contrariando o preceito ético de imparcialidade. A audiência pública vai acompanhar os relatos dos convidados e contribuir com propostas de políticas públicas ao Ministério da Previdência Social", explicou o parlamentar.

A perícia médica previdenciária, representada pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) promete acompanhar o evento. A entidade elaborou uma carta aberta à sociedade esclarecendo o papel da perícia e sua importância dentro da estrutura da Previdência Social.

"Consideramos ser necessário o fortalecimento da Humanização da Perícia Previdenciária, uma vez que também valorizamos um ambiente de trabalho menos hostil, onde a qualidade prevaleça em relação à quantidade e a individualidade de periciados e peritos seja preservada", cita a carta.

A categoria defende a Reestruturação da Carreira dos Peritos Médicos Previdenciários e pede o apoio dos trabalhadores, do Congresso, Governo e autoridades brasileiras para que o modelo pericial seja efetivado.

Foram convidados para o debate: o presidente do INSS, Mauro Hauschild; a coordenadora geral de serviços previdenciários e assistenciais do INSS, Ana Maria Aquino; a pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Maria Maeno; a secretária nacional de saúde do trabalhador da CUT, Junéia Martins Batista e o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d'Avila.

Ivana Figueiredo

Um comentário:

  1. Anônimo21/9/11

    O avatar de Fortaleza só se sentou na cadeira via CFM, hoje confirmei aquilo que a maioria já sabe: ANMP só existe no papel e nas formas, sem representatividade alguma junto ao Governo Federal.
    O Vicentinho, com a língua presa, é o porta-voz do lobby cutista,
    O Gabas quer ver o diabo à ANMP, é verdade. Detesta a Perícia!
    O Dr Hauschild, me parece, já está entrando no esquemão gerencial do INSS: o eterno enxugar gelo.
    E a Perícia sangra dia a dia: exonerações às dezenas com aposentadorias às centenas.
    Quem sair por último apague as luzes!

    BRASIL, UM BENEFÍCIO PARA TODOS!

    ResponderExcluir

Os comentários, assim como os textos, são de responsabilidade de seus autores. Comentários ofensivos serão excluídos.