Alagoas: INSS trabalha para antecipar agenda médica em Santana
(11/02/2011 11:51)
Somente neste fim de semana serão atendidas cerca de 380 pessoas
A Gerência Executiva do INSS Maceió reduz de 90 para 15 dias a agenda de perícia médica da Agência Santana do Ipanema. A ação ocorre nos finais de semana 12/13 e 26/27 e envolve, além de servidores administrativos da própria agência, 13 médicos peritos. A iniciativa é da Seção de Saúde do Trabalhador (SST) e objetiva ajustar o tempo de espera em todas as agências onde esse prazo exceder os 15 dias regulamentares. A previsão é de que, somente neste fim de semana, sejam atendidas 380 pessoas
Todas as pessoas que esperavam atendimento para os próximos meses foram convocadas por meio de cartas e chamadas em rádios locais. Esse trabalho contou com a ajuda de associações e sindicatos da região. Com isto o agendamento que estava para o início de maio, foi trazido para este mês. Hoje, se alguém entrar em contato com a Central 135 para marcar uma perícia, encontra vaga para o dia 24, representando uma redução de 90 para 15 dias.
Participam desta ação os médicos peritos: Gretchen de Lira, Marcelo Rodrigues, Edvânia Santos, Severina Tenório, Pedro Gaia, Ailson Lucena, Bruno Pontes, Rossana Costa, Altina Monteiro, Cleovan Florentino, Cândida Falcão, Ana Paula Oliveira e Germana Veloso, chefe da SST.
Semana passada, dia 9, seis médicos peritos fizeram 110 atendimentos em regime de mutirão na agência Viçosa, promovendo a redução do tempo de espera entre o agendamento e o atendimento da perícia médica, de 90 para oito dias.
Além dos mutirões, a Seção de Saúde do Trabalhador está adotando diversas medidas para baixar o Tempo Médio de Espera do Atendimento (TMEA), entre elas, aumento do número de médicos nas agências, credenciamento temporário de médicos e diminuição do número de remarcações dos segurados. Pelas normas do INSS, o segurado que não comparece à perícia, somente pode remarcar uma única vez.
A redução do TMEA da perícia médica faz parte do Plano de Ação 2011. Pelo plano, todas as esferas do INSS e do Ministério da Previdência Social se comprometem a atingir metas, de acordo com a especificidade de cada região. O objetivo é melhorar ainda mais o atendimento aos trabalhadores, aposentados, pensionistas e demais segurados nos procedimentos realizados pelo INSS.
http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=alagoas&cod=15089
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