É COM ESSA POSTURA O INSS ESTÁ REAGINDO AO ÚNICO MOVIMENTO MÉDICO NACIONAL DE RESGATE DA AUTONOMIA E DA ÉTICA PROFISSIONAL QUE VINGOU DESDE A CRIAÇÃO DO SUS EM 1988.
NÃO CONSEGUIRAM ACABAR COM A AUTONOMIA PERICIAL. NÃO PODEM MAIS NOS IMPOR QUANTIDADE EM DETRIMENTO DE QUALIDADE. NÃO PODEM MAIS USAR DE INFLUÊNCIAS POLÍTICAS DE TODA SORTE PARA INFLUIR EM ALGUM RESULTADO PERICIAL. NÃO PODEM MAIS ATERRORIZAR O MÉDICO COLOCANDO SINDICATO BATUCANDO NA PORTA DA SALA DE PERÍCIA. ABRIRAM A CAIXA DE PANDORA E AGORA NÃO CONSEGUEM MAIS CONTROLÁ-LA.
A DECISÃO ENTÃO FOI O EXTERMÍNIO DOS PERITOS. PRIMEIRO ACEITARAM DE BOM GRADO UMA "SURPREENDENTE" LIMINAR OBTIDA PELO MPF-SP E, SEM SEQUER AGRAVÁ-LA NA JUSTIÇA, O QUE É UMA OBRIGAÇÃO DE GOVERNO, DECIDIRAM CUMPRI-LA APESAR DOS QUESTITOS DA LIMINAR NÃO TEREM SIDO OBEDECIDOS E ESTÃO RIDICULARIZANDO A CARREIRA TENTANDO CREDENCIAR QUALQUER UM PARA FAZER PERÍCIA, COMO SE NÃO PRECISASSE DE MÉDICO DE CARREIRA PARA TAL TAREFA.
JÁ TEM ATÉ CARTAZ PRONTO EM VELOCIDADE RECORDE PARA ESSA PALHAÇADA. QUANTA RAPIDEZ PARA CUMPRIR UMA LIMINAR.
NÃO ESTÁ ABORDANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE PERICIAL. O QUE ELES ESTÃO DEFENDENDO É MERAMENTE O DIREITO AO ATENDIMENTO MAS O CONTEXTO EM QUE ESSE ATENDIMENTO É FEITO NÃO ESTÁ SENDO OBJETO DE ANÁLISE NEM PELO INSS E NEM PELO VALOROSO MINISTÉRIO PÚBLICO À DESPEITO DE DIVERSAS DENÚNCIAS SOBRE ESSE TEMA.
O PERITO NÃO ESTÁ EM UM LOCAL ADEQUADO DE ATENDIMENTO? O SEGURADO FICA EXPOSTO EM UM EXAME MÉDICO NUMA SALA COM POUCA PRIVACIDADE? O PROGRAMA USADO PELO INSS É UM LIXO CHEIO DE ERROS QUE SEMPRE PREJUDICA O PROCESSO? O LAUDO É LIMITADO A MEIA PÁGINA? O PERITO SEMPRE QUE DÁ UM BENEFÍCIO LONGO É BLOQUEADO POR SUPERIORES, QUE FAZEM COM QUE OUTROS MÉDICOS FIQUEM REVENDO AQUELE CASO E DEIXANDO O SEGURADO INCAPAZ ESPERANDO SEMANAS OU MESES? O PERITO TEM POUCOS MECANISMOS DE VERIFICAR POSSÍVEIS FRAUDES?
PARECE QUE NÃO LIGAM PARA ISSO. QUEREM APENAS APARECER NA MÍDIA DIZENDO QUE "CONSEGUIMOS O ATENDIMENTO EM 15 DIAS". QUE ADIANTA ATENDIMENTO EM 15 DIAS SE TODO O RESTO ESTÁ ERRADO?
O MPF PEDIRIA À JUSTIÇA PARA TERCEIRIZAR JUIZES OU PROFESSORES UINIVERSITÁRIOS EM GREVE? NÃO, NUNCA. E SE PEDISSEM, ISSO SERIA DADO? NUNCA. ENTÃO POR QUE PARA MÉDICOS PEDEM? PEDIRAM PARA NOS TERCEIRIZAR POIS EXISTE UM SENTIMENTO COLETIVO NOS PODERES DE ABSOLUTO DESPREZO PELO TRABALHO MÉDICO, COMO SE QUALQUER UM PUDESSE FAZER NOSSO TRABALHO.
POR TRÁS DESSE SENTIMENTO ANTI-MÉDICO ESTÁ NA VERDADE UMA LUTA DE CLASSES E DE PODER. MORREM DE MEDO DO MÉDICO ORGANIZADO, POIS NOSSO TRABALHO É ESSENCIAL, POLITICAMENTE IMPORTANTE, SOCIALMENTE VITAL E ELES (OS PODERES PÚBLICOS) QUEREM TER O TOTAL COMANDO DISSO. NÃO QUEREM OUVIR FALAR DE AUTONOMIA, QUEREM QUE O MÉDICO TRABALHE COMO SE FOSSE CORREIA DE MOTOR A UM SALÁRIO VIL E PRONTO.
A PRÓXIMA ETAPA DO EXTERMÍNIO PERICIAL É TENTAR PASSAR NO CONGRESSO OS PROJETOS DE LEI DO BERZOINI (PL 7200/10 PARA CIMA), QUE AUTORIZAM PRATICAMENTE QUALQUER PESSOA A DAR BENEFÍCIO DE INCAPACIDADE, COMO SE CAPACITADOS FOSSEM. SERIA O MESMO QUE AUTORIZAR QUALQUER PROFISSIONAL A ASSINAR ATESTADO DE ÓBITO, POR EXEMPLO.
A IDEOLOGIA POR TRÁS DISSO É O DOMÍNIO DA MEDICINA PÚBLICA SEM MARGEM PARA CONTESTAÇÕES.
OBVIAMENTE ELES DEFENDEM ISSO APENAS PARA OS OUTROS, POIS OS AUTORES DESSES PROJETOS BEM COMO OS NOBRES COLEGAS DO MPF QUANDO TEM PROBLEMAS DE SAÚDE PROVAVELMENTE DEVEM DISPOR DO QUE HÁ DE MELHOR NA MEDICINA PRIVADA, SEM QUEIXAS.
OU OS SENHORES ACHAM QUE OS NOBRES DEPUTADOS E PROCURADORES LEVAM SEUS FILHOS ADOENTADOS A POSTOS DE SAÚDE ONDE VÃO SER ATENDIDOS POR EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DE ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS ANTES DE PASSAR NA MÃO DO MÉDICO (ISSO QUANDO TEM MÉDICO)OU OS SENHORES IMAGINAM QUE OS MESMOS CHEFES DE PODERES QUANDO VÃO LEVAR SUAS ESPOSAS GRÁVIDAS PARA A MATERNIDADE OPTAM POR LEVÁ-LAS A MATERNIDADES PÚBLICAS PARA "ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS" FAZEREM O PARTO "HUMANIZADO" DOS HERDEIROS?
NADA DISSO... ELES DEFENDEM PARA A POPULAÇÃO AQUILO QUE NÃO USAM PARA SI MESMOS. ESSE PAPO DE "MULTIPROFISSIONAL" E "HUMANIZAÇÃO" É PARA BOI DORMIR, SÃO INSTRUMENTOS DE BARATEAMENTO DO CUSTO DA SAÚDE PÚBLICA.
POR FIM A ETAPA FINAL DO EXTERMÍNIO DOS PERITOS SERÁ UM PROJETO PARA FAZER COM QUE O PRÓPRIO SUS LIBERE OS BENEFÍCIOS ATRAVÉS DA HOMOLOGAÇÃO DE ATESTADOS DE "REPOUSO" EMITIDOS PELO MÉDICO PARTICULAR, COMO ERA NO COMO O MODELO FALIDO ESPANHOL.
OU SEJA, DOMÍNIO COMPLETO DO ATO MÉDICO PERICIAL NA MÃO DE POLÍTICOS. ESSA ETAPA É MAIS DIFÍCIL POIS O SUS NÃO QUER ISSO E O CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA IMPEDEM ISSO. PARA SE TER UMA IDÉIA DE ONDE QUEREM CHEGAR, ATÉ CONSULTA À PROCURADORIA SOBRE A NECESSIDADE DO MÉDICO PÚBLICO SER FILIADO AO CRM JÁ FOI FEITA.
A LUTA DOS PERITOS É MUITO MAIOR QUE MERAMENTE UMA LUTA POR AUTONOMIA, É UMA LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA DA CARREIRA E DA PRÓPRIA MEDICINA PÚBLICA, NO INSS E NO SUS. LUTA DE GENTE GRANDE.